Petúnia

Utilizadas como plantas ornamentais em vasos ou jardineiras, as petúnias são flores que florescem durante todo o ano. Petúnia significa “Flor Vermelha” em tupi, mas aparecem em outras cores como o azul, branco e laranja, por exemplo.

A Petúnia é amplamente cultivada, pertence ao gênero de plantas com flores, e sua origem é sul-americana. Está intimamente relacionada com o tabaco, cassis, tomate, batata e pimentão através da família Solanaceae.

A flor popular deriva do nome francês petun, que significa tabaco. A maioria das variedades dessa planta vistas em jardins são híbridos. A origem da Petúnia é a hibridação entre a P. axillaris (uma espécie de petúnia grande) e P. integrifolia (a petúnia violeta).

Foi descoberta na América do Sul pelo explorador James Tweedie, que enviou amostras para o Jardim Botânico de Glasgow em 1831. Muitas espécies de polinização aberta também estão ganhando popularidade nos jardins das casas.

Uma grande variedade de flores, com cores, tamanhos e arquiteturas estão disponíveis em polinização aberta e híbridos da espécie.

Petúnias são geralmente polinizadas por insetos, com a exceção de P. exserta, que é uma espécie rara. A maioria das petúnias são diplóides com 14 cromossomos e são inférteis com outras espécies da mesma flor.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • conheço elas aqui em Goiânia como bela manhã mas ano obtive muito sucesso com minhas primeiras sementes estou aguardando me mudar para espalhar mais algumas em vasos suspensos quem sabe dessa vez vejo suas lindas flores.

    Silvia regina de Oliveira 10 de dezembro de 2009 11:46 Responder
  • as flores são lindas pois as cores são demais as petúnias são tipos de planta de encantar de facinar qualquer um que entrar nesse site mais por isso eu vou ganhar uma bela petunia lilás .

    Eduarda torres 17 de janeiro de 2011 14:36 Responder
  • muito lindas essas flores plantei uma tem pouco tempo vamos ver se vai brotar

    maria helena 9 de maio de 2012 18:32 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *