Qualquer espécie de plantio precisa de planejamento e cuidado antes mesmo de se começar a pensar a sério nesta empreitada. Não basta apenas escolher a colheita correta para o que se deseja e ter a área disponível para o plantio. É preciso ter a certeza da qualidade das sementes que serão plantadas.
Isso se torna uma necessidade tão grande pelo simples fato de que há boas sementes para plantio, e outras que não irão ter bons resultados. É o caso de sementes que, uma vez plantadas, não irão germinar, ou então aquelas que germinam, mas crescem para ser plantas pequenas e sem força, que irão dar poucos resultados, ou resultado algum.
Para evitar este tipo de acontecimento, é preciso tomar muito cuidado na hora da escolha da semente – apesar de parecer um tanto estranho, afinal de contas, não são todas as sementes iguais? – as sementes podem vir de diversas marcas, com inúmeros processos que irão garantir a sua germinação e produção, bem como os resultados finais de sua colheita.
Antes de comprar as sementes, pesquise marcas, resultados e, se possível, converse com um especialista da área: ele poderá lhe ajudar a escolher as melhores sementes para o seu tipo de plantio.
As marcas diferem grandemente umas das outras – e os métodos de garantia de qualidade também. Algumas sementes têm como garantia a sua descendência: elas são extraídas de plantas que deram bons resultados e, por consequência, tendem a dar bons resultados também. Outra maneira de se garantir a boa produção em um plantio é com sementes que são tratadas e pesquisadas, para terem o maior valor possível no coeficiente de germinação e, depois de germinadas, também de sobrevivência e continuidade, garantindo que a planta nasça de maneira saudável e continue a se desenvolver assim.
Os tratamentos e pesquisas desta área são extremamente extensos, e existem em basicamente todos os campos – cada marca tem as suas próprias técnicas e garantias, e é por isso que a pesquisa, nestes casos, é essencial.
Seja para um jardim pequeno ou uma horta pessoal, seja para grandes plantios de grandes regiões para plantação, ou mesmo uma mudança de cultura, é preciso escolher muito bem as sementes que farão parte do plantio de sua nova plantação, para que ela renda exatamente o que você precisa, e não cause dores de cabeça mais tarde, quando a plantação já estiver nascendo, mas os resultados esperados não forem obtidos.