Hoje vamos dar uma dica ótima para quem quer diversificar seu jardim com uma planta útil e muito aromática. Além de ser uma excelente opção para quem cultiva hortaliças, a hortelã fica muito bem cultivada em canteiros junto às plantas ornamentais.
Trata-se de uma planta rasteira, perene e invasiva no seu crescimento. Fica muito bom plantá-la nas bordas dos canteiros, pois se desenvolve melhor dessa maneira. Como seu crescimento tende a preencher o espaço horizontalmente, pode-se ir podando os ramos invasivos, de modo a conservar a planta sempre nas bordas do canteiro.
A hortelã é uma planta que repele naturalmente pulgões, insetos de hortaliças e besourinhos, por isso o seu cultivo junto a hortaliças é muito bom, além de intensificar o sabor e o perfume delas.
A hortelã também é usada na culinária doméstica como chá para dores abdominais, cólicas, como digestiva e calmante. É usada inclusive em pratos refinados, em cremes e saladas. Como se vê, é uma excelente opção para ter em um jardim.