As bromélias são uma família de plantas que dão flores, que incluem aproximadamente três mil cento e setenta espécies nativas, principalmente das Américas, que ficam em partes tropicais com algumas espécies sendo encontradas nos sub trópicos americanos, e uma espécie encontrada na África tropical.Muitas bromélias têm a capacidade de armazenar água em sua estrutura formada por uma base de folhas que crescem de maneira muito unida, e que passam uma por cima das outras.
O maior tipo de bromélias já encontrado é a Puya raimondii, que chega a ter entre três e quatro metros de altura, com flores que chegam a uma altura de nove a dez metros. o menor tipo de bromélia são os tipos terrestres, que são rentes ao chão, como a bromélia espanhola.As plantas que nascem dentro da família das bromélias são capazes de viver em um grande número de ambientes e de condições ambientais, devido às suas muitas adaptações. Tricômias, no formato de escamas ou de fios muito finos, permitem que as bromélias possam capturar água em florestas com muita névoa, e ajudam a refletir a luz em ambientes no deserto.Algumas bromélias também desenvolveram a capacidade de adaptação conhecida como hábito de tanque, que faz a bromélia formar uma estrutura firme e sólida com suas folhas, que ajuda a capturar água e nutrientes, na ausência de um sistema de raízes bem desenvolvido.
As bromélias também usam o metabolismo ácido crassulaceano de fotossíntese para criar açúcares necessários para a sua sobrevivência. Esta adaptação permite que as bromélias vivam em climas quentes ou secos, abrindo seus estômatos à noite, ao invés de abri-los durante o dia, o que as previne de perder água.As plantas da família das bromélias são representadas amplamente em seus climas naturais através de todas as Américas. Elas podem ser encontradas em altitudes de até quatro mil e duzentos metros, e em locais que variam desde florestas tropicais até desertos. Aproximadamente metade da espécie mora no ar, outras na água, e algumas outras são terrestres.Elas podem ser encontradas nas partes mais altas dos Andes, no norte do Chile e da Colômbia, no deserto de Sechura na costa do Peru, em florestas na América do Sul e Central, no sul dos Estados Unidos, da Virgínia, passando pela Flórida, até o Texas, e no distante sul do Arizona.As bromélias são um dos grupos de plantas que surgiu mais recentemente na terra. As suas espécies mais primitivas são aquelas nascidas nos Andes, e nas partes mais altas da América do Sul. As espécies africanas e norte-americanas, no entanto, são as mais recentes desse grupo – mas mesmo as mais recentes ainda são antigas, chegando a, mais ou menos, doze milhões de anos atrás.