Briófitas e Pteridófitas

As briófitas e pteridófitas são duas divisões próximas do reino Plantae. Ambas se diferenciam das gimnospermas e das angiospermas pela ausência de flores, e das algas por sobreviverem fora da água.

Briófitas e Pteridófitas

Briófitas e Pteridófitas

As briófitas foram as primeiras espécies a conquistar o solo terrestre e dependem da água da superfície para sobreviver, pois não têm um sistema vascular, ou seja, a água é passada de célula para célula através do contato direto. Sua reprodução pode ser sexuada ou assexuada, e as plantas produzem gametas durante a maior parte do tempo, sendo a fase do esporófito muito passageira.

Briófitas e Pteridófitas

Briófitas e Pteridófitas

O exemplo mais comum de briófitas é o musgo.Já as pteridófitas foram as primeiras a apresentar um sistema vascular. Possuem raízes e o caule é geralmente subterrâneo, sendo apenas as folhas visíveis.

Briófitas e Pteridófitas

Briófitas e Pteridófitas

A maior parte das pteridófitas apresenta a produção constante de esporos, os quais, ao caírem na terra, germinam e formam prótalos, que por sua vez produzem gametas que irão gerar uma nova planta. Apesar de terem um sistema vascular, ainda necessitam de ambientes bastante úmidos para sobreviverem. As samambaias são exemplos de pteridófitas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *