As flores, muito conhecidas como objeto de ornamente, possuem diversas propriedades naturais e atualmente acabam por ser elemento de composição de diversos medicamentos da medicina alternativa. Embora não seja tão difundidas quanto o uso das ervas medicinais, as flores medicinais guardam inúmeras propriedades, tão plurais e eficientes quanto as próprias ervas.
Além de seu poder medicinal, as flores também são usadas na alimentação (a exemplo das rosas), com propriedades igualmente benéficas para a saúde. Como uso medicinal, temos a flor de camomila, considerada calmante e muito popular entre os bebês, uma vez que tem propriedades que auxiliam a regular a função gastrointestinal e acabam com as cólicas dos recém-nascidos.
Outra flor que também participa da medicina é a lavanda, muito comumente encontrada sob a forma de óleos, e que tem propriedades relaxantes, aliviando o estresse, o cansaço e a depressão. Igualmente com função calmante, temos o chá da flor do maracujá que, assim como a própria fruta originária da flor, alivia as tensões cotidianas.