Quem tem jardim ou algum tipo de plantação sabe que um dos grandes problemas que podem surgir é a infestação de pragas. O período do ano em que as pragas se mostram mais afeitas a proliferação é a primavera. Nessa estação do ano é possível que as pragas apareçam em grande quantidade já que é o momento em que estão em maior atividade e tem mais fertilidade.
Além disso, esse período tem uma grande umidade que pode acarretar no surgimento de doenças fúngicas. As pragas podem se manifestar ainda devido a desequilíbrios como muita ou pouca água. Como o próprio nome sugere uma praga é algo que pode causar uma grande dor de cabeça para o jardineiro ou cultivador.
Tipos de Pragas e Tipos de Plantas
Alguns tipos de pragas atacam somente alguns determinados tipos de plantas. Um exemplo curioso que podemos citar é o dos crótons e pulgões. Mesmo os pulgões sendo uma praga à planta consegue em muitos casos manter as suas folhas com um visual bonito e brilhante que faz com que pareça que os dois vivem numa espécie de simbiose. A seguir vamos explicar mais sobre os tipos de pragas e de que maneira fazer o controle das mesmas.
Controle dos Principais Tipos de Pragas
Praga – Pulgão
Como Age – A ação dos pulgões é bastante extrema nas plantas, pois esse tipo de praga atua sugando as folhas, caules e em especial os brotos das plantas. Os pulgões podem ser brancos, pretos, marrons ou verdes. Observe que esse tipo de praga se multiplica com muita rapidez e dessa forma precisam ser combatidos assim que são percebidos. Uma dica para saber que as plantas estão sendo atacadas por pulgões é observar as folhas da planta ficarem enrugadas e amareladas.
Como Combater – Quem pensa na simpática joaninha talvez não saiba que além de bonitinha ela pode ser uma grande aliada no combate aos pulgões. Outra opção mais fácil pode ser fazer a limpeza das folhas usando água e álcool. Basta dissolver em, partes iguais e em seguida fazer a pulverização com fumo de rolo.
Praga – Cochonilhas
Como Age – Trata-se de um inseto pequenino que pode ser amarelo ou marrom, existe ainda uma variedade de carapaça dura. Esses insetos normalmente se alojam na parte inferior das folhas bem como nos buracos que se formam entre os galhos. O grande prejuízo que as cochonilhas trazem para a planta é sugar a seiva das mesmas.
Outro problema em relação a esses insetos é que eles liberam uma substância grudenta que torna mais fácil para formigas e fungos atacarem a planta. É possível observar que a planta está sendo atacada por cochonilhas quando as folhas passam a apresentar uma fuligem preta que impede que a planta respire.
Como Combater – O combate desse inseto pode ser feito através de pulverização de fumo de rolo. No caso da infestação ser dos insetos de carapaça dura a dica é usar produtos que sejam feitos a base de óleo. Os produtos que são feitos com base no óleo de neem causam a morte desses insetos por meio de asfixia. Quando a infestação sai do controle a dica é usar óleo mineral ou inseticida organofosforado.
Praga – Ácaro
Como Age – Os ácaros são microscópicos, em geral eles têm uma aparência que lembra uma miniatura de aranha. Podemos observar o ataque de ácaros nas plantas observando as folhas e as flores das plantas. Quando elas têm aparência de ferrugem é uma indicação de que os ácaros estão agindo.
A ação dos ácaros ainda provoca uma redução no crescimento das plantas e podem ainda causar a má formação do broto. Se a população de ácaros aumenta demasiadamente pode causar até a morte da planta. Saiba que os ácaros podem atacar as plantas em vasos e também nos jardins.
Como Combater – Nos casos em que o ataque foi percebido no começo pode ser simples combater essas pragas microscópicas. Pulverize água em grande quantidade nas plantas, ácaros não gostam de água em excesso. Se a infestação já está avançada pode ser necessário podar as partes das plantas que foram atingidas. Para completar o serviço faça a pulverização com fumo de rolo para que os ácaros não retornem.
Praga – Formigas
Como Age – Dentre os tipos de formigas as que causam mais preocupação e prejuízos para as plantas são as do tipo cortadeiras. Essas formigas fazem o corte das folhas das plantas e depois levam para o formigueiro. Engana-se quem pensa que as formigas comem as folhas, na verdade as folhas são usadas de alimento para os fungos que por sua vez são os verdadeiros alimentos das formigas.
Como Combater – Uma forma de combater essa praga é espalhar pelo cravo da índia ou mesmo semente de gergelin no entorno dos canteiros. Esses elementos tem forte odor e causam intoxicação nas formigas de maneira que elas tratam de fugir.
Ainda é possível usar produtos como iscas formicidas que podem ser comprados em lojas de produtos agrícolas ou de jardinagem. As iscas atraem as formigas que acabam levando as mesmas para o formigueiro e assim é feito o ataque na fonte da praga. Nunca use esse tipo de produto se tem crianças ou animais na sua casa.
Praga – Nematoide
Como Age – Os nematoides são um tipo de lombriga pequenina que age nas raízes das plantas. Quando afetadas as raízes podem se tornar grossas e com inúmeras fendas. Quando o ataque feito pelas nematoides é muito intenso pode acontecer a morte do sistema radicular e assim da planta. Uma indicação desse ataque pode ser observado através de partes mortas das plantas. Áreas da planta de coloração marrom ou mesmo com folhas que parecem velhas podem ser um sinal também.
Como Combater – Existe um repelente natural dos nematoides, o chamado “cravo de defunto” ou flor do tagete. Para fazer o combate é necessário plantar essa flor na área que está infestada. O odor dessas flores fará com que os nematoides fujam. Quando o ataque está muito intenso a dica é retirar a planta infestada do jardim.
Se você tem um jardim em casa então sabe que é difícil manter tudo bonito e arrumado com a presença das temidas e desagradáveis pragas. Para te ajudar a resolver essa questão vamos te dar dicas de combate a pragas para que o seu jardim possa ficar sempre mais bonito.
Para começar você pode obter bons resultados em plantações menores sem o uso de inseticidas. Poder manter a sua horta a salvo desse incômodo e também do veneno é muito positivo. A primeira dica é cuidar de forma mais zelosa das suas plantas, ou seja, dar uma atenção especial para as adubações para que elas cresçam mais saudáveis.
As plantas mais saudáveis são mais resistentes aos ataques das pragas como insetos, por exemplo. Outra dica é retirar do meio das saudáveis aquelas que estejam murchas ou então com as folhas amarelas.
Receita caseira: Macere umas 100 gramas de folhas secas de samambaia em um litro de água e deixe de molho por um dia. Depois pulverize as suas plantas.