A flor de cerejeira é uma planta de origem asiática e também é conhecida como Sakura no Japão. Nesse país ela é muito tradicional, e ela é o símbolo da beleza das mulheres e do amor. Na Índia, ela é considerada sagrada e eles acreditam que na casa que tem essa planta nunca faltará nada. Ela começa a florescer no início do outono e representa a vida.
Para os japoneses, a cereja simboliza a sensualidade e o erotismo, por causa de seu vermelho intenso, e o seu sabor é comparado ao gosto do amor.
A flor de cerejeira também é um dos símbolos dos samurais, e inclusive aparece como emblema desses guerreiros no próprio Código dos Samurais. Essa é uma florzinha que vive muito pouco, se espalhando com o vento. Esse é o motivo da associação feita com os samurais, que a flor tem a vida curta assim como os guerreiros.
Os chineses a consideram a flor do amor. No Brasil, a cerejeira chegou junto com os imigrantes japoneses, no ano de 1908. Para amenizar a saudade de sua terra natal, eles começaram a plantar as mudas em solo brasileiro.