No Que Consiste Um Jardim Exótico E Quais as Suas Principais Características?
Um jardim exótico nada mais é do que o nome dado a um jardim que apresente, de uma maneira geral, a sua maioria de plantas sendo as flores do tipo rosa ou um jardim que seja composto por uma considerável quantidade de árvores frutíferas. Há ainda quem diga que essas duas componentes podem, sim, estar juntas em um mesmo jardim e ainda assim ele poderá ser apelidado como um jardim exótico.
Esses jardins, de uma maneira geral, tendem a requerer um investimento maior do que os jardins que contem com flores e plantas mais comuns e mais fáceis de lidar. Isso porque, no caso das plantas e árvores frutíferas, é necessário que lancemos mão de alguns componentes que afastem os insetos e até mesmo aves, dependendo da região onde esse jardim se localiza, para que a obtenção e as colheitas das frutas sejam efetivas, além do cuidado com as pragas e que, muito embora isso seja necessário em todo e qualquer jardim que se preze, no caso de plantas mais exóticas, o cuidado com as pragas pode ser que seja maior, além de diferenciado.
As Rosas De Um Jardim Exótico
As rosas são uma das flores mais conhecidas e mais queridas em todo o mundo, por sua delicadeza, por sua beleza e pelo aroma que ela exala. De uma maneira geral, a roseira, nome da planta da qual as rosas são originadas, apresentam uma grande capacidade arbustiva, isto é, de se sustentarem em formas de arbustos, muito embora a maior parte das rosas, ao nascerem, tendem a apresentar a necessidade de se escorar em algo para que cresça de maneira ascendente e para que ela não fique torta também.
Aqui no Brasil, as plantações de rosas são mais voltadas para o comércio de flores, o que faz com que nós não tenhamos muitos daqueles jardins fixos de rosas que dependendo do tipo, acabam sendo cultivadas durante todo o ano ou durante boa parte dele. Diferentemente disso é a existência de alguns jardins verdadeiramente exóticos e exclusivos de rosas, como ocorre com frequência em alguns países como a Inglaterra, por exemplo.
Nesses casos, as rosas acabam sendo utilizadas para diversas aplicações, como para a decoração de pergúlas e arcos de jardins, por exemplo, utilizando rosas trepadeiras ou usando as que se comportam de maneira mais maciça para a decoração de varandas e caminhos, por exemplo.
O mais importante a se lembrar no que diz respeito a um jardim exótico de rosas é a questão do vento, que não pode ser de alta intensidade, uma vez que elas são um pouco frágeis, podendo se quebrar facilmente com as rajadas de vento esporádicas. Com relação à exposição solar, elas não podem, em hipótese alguma, ficarem em locais com sombra, uma vez que elas têm a necessidade de receberem radiação solar direta todos os dias por, pelo menos de 6 a até 7 horas contínuas para que elas se desenvolvam bem e de maneira satisfatória.