Não podemos nos esquecer do fato de que a natureza sempre fez parte da vida do ser humano em geral, desde quando ele resolveu pisar no nosso planeta, há uns 200 mil anos atrás. Durante esses anos, nós começamos a nos moldar por aqui, a entender o nosso papel e, claro, passar a ter um maior domínio sobre tudo e, principalmente, sobre a própria natureza em todos os seus quesitos. Apesar de existirem animais na natureza que podem ser facilmente maiores do que nós, nenhum deles chegou ao nível de raciocínio e inteligência que nós chegamos e que usamos até hoje para que os nossos interesses sejam atingidos.
O Meio Ambiente
Atualmente, no século XXI, a atenção dispensada ao meio ambiente por meio dos governos e de outros órgãos nunca foi tão grande quanto nos séculos anteriores. É que, a partir de 1950, o mundo todo começou a se industrializar de uma maneira nunca antes vista, o que, em partes, explicava as previsões que eram feitas na segunda parte deste século, que era a plena extinção da raça humana com as suas ações muito mais do que destrutivas em relação à natureza.
Dados recentes mostram que o ser humano já conseguiu acabar com pelo menos 83% das espécies de mamíferos em todo o planeta. Ou seja, algo de muito sério está acontecendo e se não for freado agora, talvez já nos despediremos da face da terra ainda em 2050.
Porém, apesar dos efeitos negativos que a humanidade vem causando ao planeta durante anos, isso não significa que grande parte dela não queria tê-la para perto de si. Muitas vezes, queremos ter perto de nós nem que seja um animal ou uma planta de estimação. Esse contato íntimo com a natureza faz muito bem para a nossa saúde, isso não há como negar. E, no nosso artigo de hoje, iremos falar um pouco sobre uma das plantas que tem cada vez mais conquistado as pessoas: as orquídeas, além de falar um pouco sobre uma espécie que também chama a atenção dos aficionados por plantas: a orquídea borboleta. Vamos lá?
As Orquídeas
As orquídeas nada mais são do que plantas que estão presentes no planeta quase que todo. Originária da Ásia, a orquídea se caracteriza como uma planta com um caule que pode ter cor verde ou meio amarronzada, além de possuir folhas e, claro, exuberantes flores que podem ser de diversas cores, desde um branco suave até um púrpura bastante forte. Apesar de ter se originado na Ásia, em uma porção do continente que está localizada em clima subtropical, a orquídea é conhecida por, basicamente, ser uma planta muito forte e, por conta disso, ter uma resistência bastante significativa contra os vários tipos de temperaturas. Ou seja, é uma planta para ser cultivada em vários locais do planeta.
Claro que o único lugar que é impossível criar a orquídea são nos polos da Terra, onde é impossível a criação de, praticamente, qualquer espécie de planta.
As orquídeas podem ser encontradas de várias formas na natureza, desde no próprio solo, como no caso das savanas, ou, que é o mais natural de acontecer, em cima de árvores, fixas em seus galhos ou no próprio tronco. Por conta dessa característica, muitas pessoas acreditam que a orquídea é, na verdade, uma parasita, o que não se conclui como verdade, pois uma planta parasita causaria danos à arvore, de alguma maneira, o que não se aplica Às orquídeas, pois elas apenas utilizam o substrato da planta para poderem se sustentar e, assim, permanecer vivas, já que além de manter sua sustentação, as orquídeas utilizam a luz do sol e a água da chuva para poderem viver.
A sua alimentação, basicamente, se trata da decomposição das folhas e outros materiais orgânicos que caem da árvore e que caem próximos de suas raízes. Além de não acometer nenhum problema para as árvores, elas ainda ajudam a manter a reciclagem entre elas.
Uma orquídea, se bem cuidada, pode durar muitos e muitos anos. E você sabia, ainda, que as orquídeas são utilizadas na indústria alimentícia? Apesar de o foco do seu uso estar relegado majoritariamente para a indústria da decoração, a vanilla é muito utilizada como um aromatizante. Isso mesmo: aquela bolacha que você compra no supermercado e tem sabor de baunilha foi feita utilizando o flavorizante da vanilla. Ela foi descoberta na América do Sul pelos nativos, que a utilizava para dar sabor aos seus alimentos. Os exploradores europeus que, além de levar para a Europa o nosso ouro, prata e provocar a morte de dezenas de indígenas também se aproveitaram do uso da planta para fins alimentícios, levando para a Europa várias mudas da planeta, o que foi convertida no uso industrial que existe hoje.
Como Cuidar Da Orquídea
Apesar da orquídea ser uma planta bastante resistente, é necessário que alguns poucos cuidados sejam tomados a fim de fazer com que a planta mantenha a sua vitalidade e força perante os anos. É preciso salientar que a orquídea não gosta de muita água, mas não dispensa uma rega regular, algo em torno de duas vezes pro semana. É importante lembrar que ela necessita de uma boa dose de banho solar. Isso quer dizer que ela precisa estar próxima de uma fonte de luz solar, como próximo da janela. Não é obrigatório, mas manter a orquídea podada pode ser fundamental para que ela cresça ainda mais forte.
Elas costumam florescer uma vez por ano. Então, quando ela começar a apresentar os seus primeiros botões e, por consequência, o florescimento começar, não se acanha e prepare a câmera fotográfica do seu smartphone para tirar lindas fotos da planta.
Orquídea Borboleta
Uma das espécies mais conhecidas pelas pessoas é a da orquídea borboleta, que é encontrada originalmente na Ásia. Ela é um grande exemplo de orquídea que tem por costume o crescimento em galhos altos das árvores, como forma de ficar mais próxima da luz solar, da alimentação e também da água da chuva, mas ela também costuma crescer sob pedras que estão cobertas por musgo.
Para saber mais sobre a orquídea, acesse o link a seguir: