Pertencente ao gênero Antirrhinum, a flor conhecida popularmente como crânio de dragão, está na lista das mais esquisitas do planeta por sua aparência. Porém, é interessante mencionar que a forma que é reconhecida como flor dessa planta na verdade é uma vagem que depois da sua morte adquire o aspecto de caveira de uma cabeça de dragão. Em inglês essa flor é conhecida como Snapdragon. Continue lendo para saber mais sobre essa planta bem diferenciada!
Flor Crânio de Dragão: Onde é Encontrada?
Também chamada somente de flor-dragão é nativa de regiões rochosas dos Estados Unidos e Europa. O cultivo dessa planta demanda um local frio, sua aparência, no mínimo estranha, a tornou um sucesso em muitos lugares do mundo. Antes da flor dessa planta morrer tem uma aparência normal, o gênero Antirrhinum é bastante comum em jardins de regiões com média de temperatura baixa.
Características da Flor Crânio de Dragão
Como mencionamos no começo do artigo o elemento que parece um crânio de dragão na verdade não é a flor dessa planta, trata-se de uma vagem que resta após a morte da flor. Na idade vitoriana essa aparência dupla deu origem a uma série de mitos quanto a poderes sobrenaturais dessa flor-dragão, vamos explicar um pouco mais sobre isso adiante.
Quando a flor está viva possui uma aparência exuberante e de grande beleza com pétalas que podem ter uma cor de rosa intensa. No entanto, basta que a flor comece a se despedaçar para deixar aparente o crânio de dragão. É fácil entender porque num período de menos informações as pessoas se assustavam ao se deparar com caveiras em seus jardins.
Metáfora Visual
A aparência de crânio de dragão da vagem da planta após sua morte pode ser entendida como uma metáfora visual. Quando a flor perde a sua vida deixa para trás somente o aspecto de caveira, tal qual um esqueleto. Para quem gosta de plantas com uma história essa é uma excelente opção de planta para ter no jardim.
Curiosamente culturas antigas atribuíam a essa flor poderes sobrenaturais de proteção. Quem deseja ficar imune a feitiçarias, fraudes e maldições deveria cultivar a flor-dragão em seu jardim. Há ainda uma lenda que diz que mulheres que comerem essa flor terão a sua juventude e beleza restauradas. Algo que parece saído de um conto de fadas, não é mesmo?
Flor do Engano e Presunção
Acreditava-se que a flor crânio de dragão, se escondida no corpo, poderia fazer com que qualquer pessoa parecesse mais graciosa e fascinante. Talvez seja por isso que essa flor é reconhecida como um símbolo do engano e da presunção. Obviamente que hoje em dia essa flor perdeu essa aura sobrenatural, mas ainda surpreende os olhos desavisados com sua forma de crânio.
Conheça Outras Flores Exóticas
Agora que você já conheceu um pouco mais sobre a flor crânio de dragão vais gostar de conferir nossa lista com outras plantas bem esquisitas. Preparado?
Flor Polvo do Deserto
Conhecida popularmente como polvo do deserto, a Welwitschia mirabilis, possui folhas bastante peculiares semelhantes a tentáculos de polvo. Essa é uma planta gnetófifa, ou seja, sem flores verdadeiras, mas que apresenta sistema vascular parecido com o das angiospermas (plantas floríferas).
Algo ainda mais surpreendente a respeito dessa planta é que se trata de uma verdadeira relíquia datada do período dos dinossauros. São encontradas somente no Deserto do Namibe, em Angola. Podem viver entre 400 e 1.500 anos.
Planta da Ressurreição
Também conhecida como rosa de Jericó, a Selaginella lepidophylla, tem como principal característica a capacidade de sobreviver nas mais extremas condições. Uma planta nativa de regiões desérticas, pode crescer e se desenvolver com o mínimo de recursos.
Porém, quando essa planta sente que as condições estão muito inóspitas para a sua sobrevivência se encolhe e as suas raízes se soltam criando uma bola. Com essa forma a planta pode ser levada pelo vento para lugares mais aprazíveis. Chegando a um ambiente úmido a planta recupera sua vitalidade, por esse motivo é chamada de planta da ressurreição.
Planta Jarro
Trata-se de uma das maiores plantas carnívoras do mundo, os jarros que lhe atribuem o seu nome popular podem chegar a ter 4 litros de volume. A Nepenthes rajah alimenta-se de insetos e também de pequenos vertebrados ou mamíferos. São nativas das flores úmidas da ilha de Bornéu, na Ásia. Flores procuradas por colecionadores.
Cara de Macaco
Encontrada nas florestas úmidas do Equador, a Dracula símia, é uma espécie de orquídea bastante rara. Diferencia-se pela imagem criada pela junção das suas pétalas que parece um macaquinho.
Flor Monstro
Com até um metro de diâmetro e 11 kg, a Rafflesia arnoldii, é a planta com a maior flor individual do planeta. Exala um intenso odor cadavérico, não tem folhas e nem caule, não precisa fazer fotossíntese por ser uma espécie parasita tendo como ‘vítima’ a árvore Tetrastigma. É encontrada geralmente em florestas asiáticas.
Flor Pedra
A Lithops karasmontana é uma flor de aparência de pedra, sua aparência quando não está florescida permite que passe despercebida em especial para os seus potenciais predadores, os animais de pastos.
Hydnora Africana
Uma planta parasita cujo desenvolvimento acontece embaixo da terra, depois de períodos chuvosos a flor de aparência carnuda emerge. O odor podre advindo dessa flor tem como objetivo atrair insetos polinizadores. Essa planta ainda dá frutos subterrâneos que são procurados por animais como rinocerontes, ouriços, tatus e pássaros.
Flor Cadáver
O nome popular da Amorphophallus-titanum se deve ao seu odor putrefato usado para atrair os insetos polinizadores. É nativa da Indonésia e está relacionada entre as flores raras, existem cerca de 170 exemplares no mundo todo. Vive em média 40 anos florescendo 3 ou 4 vezes nesse período. Essa é a maior inflorescência do mundo podendo chegar a 3 metros de altura.
Planta Beisebol
O nome popular da Euphorbia obesa se deve ao seu formato arredondado. Uma planta originária de lugares de climas quentes e áridos na África. Por ser muito procurada para uso ornamental está em risco de extinção.
Gostou de conhecer a flor crânio de dragão e outras flores diferentes? Curta e compartilhe!