Casamentos
Os casamentos são celebrações da vida e do amor, independente de religião, independente de classe social, os casamentos transcendem todas essas barreiras e são capazes de criar um mundo todo novo, cheios de boas notícias, felicidade e belezas. Na atualidade é possível dizer que os casamentos podem ser muito diferentes um dos outros, coisa que não podíamos dizer antigamente quando todas as cerimonias de matrimonio costumavam seguir um mesmo padrão principal, tanto da sua realização no civil, quanto da sua realização na esfera religiosa e até mesmo seguia um mesmo padrão de festas e recepções, portanto, tudo saia muito parecido e padronizado, o que por sua vez diminuía muito o caráter de personalidade da celebração, que antes de qualquer coisa deveria refletir os seus noivos, que são as estrelas principais da festa, no entanto, os tempos mudaram e com eles as festas de casamentos também tiveram as suas mudanças, que não foram poucas não.
É possível afirmar que na última década, principalmente nos últimos anos, muitas coisas foram se tornando cada vez mais diferentes dentro do universo dos casamentos. Entre essas coisas um dos pontos principais que podemos citar são as decorações de casamentos, afinal hoje essas festas acontecem em uma grande diversidade de lugares e ambientes, que nada tem a ver com os lugares de antigamente. O mais legal é que essas mudanças de ares, também trouxe uma personalidade muito maior para esse tipo de evento, que hoje é pensado muito mais de acordo com as preferencias do casal, do que com qualquer tipo de livro ou de manual de etiqueta dos casamentos. Com isso, um novo mundo surgiu e o trabalho dos organizadores de evento se tornou muito maior e desafiador, afinal não tem padrão, cada evento é um novo desafio, é um novo aprendizado que começa do zero e vai a mil (afinal visamos sempre a perfeição).
Decoração
Dentre todos os itens de decoração possíveis, uma das coisas que mais sofreram mudanças nos últimos anos foram os padrões de flores da ocasião, primeiro que não há muito padrão a seguido mais, afinal a escolha das flores vai depender da locação onde o evento vai ocorrer, vai depender do estilo de festa, vai depender do estilo dos noivos, vai depender do estilo das suas roupas, entre tantos outros fatores. Por isso a escolha das flores para casamentos nos dias de hoje é um livro totalmente em aberto, onde inúmeras possibilidades são possíveis. Apesar dessa grande individualidade (do casal) que existe em cada casamento especificamente, podemos sim tentar definir alguns padrões de flores que no geral se encaixariam mais em cada tipo escolhido de festa, lembrando novamente que aqui estamos falando apenas de indicações genéricas, uma vez que são muitos detalhes e muitos pormenores que estão envolvidos nessa escolha.
Quais São os Tipos de Flores que Mais se Usa em Cerimonias de Casamento?
Mais uma vez vamos reforçar que não existe mais uma resposta “certa ou absoluta” para essa pergunta, isso depende de muitas coisas, mas principalmente depende muito de quem são os principais interessados da ocasião, os próprios noivos. De uma maneira geral, consultando algumas informações da internet poderíamos indicar que as flores mais comuns a serem usadas em cerimonias de casamentos, são os lírios (talvez essas flores sejam as mais comuns dentro das cerimonias do tipo clássicas), tem também nessa lista as rosas, as tulipas (flores que são mais raras no Brasil devido as condições climáticas do nosso país), as flores popularmente conhecidas como Copo de leite, as flores de cravo, as belas orquídeas e as gérberas. De maneira individual eu acrescentaria a essa lista também os girassóis e as margaridas, que vem ganhando muito espaço nos últimos anos no mercado dos casamentos, principalmente em relação as cerimonias que são realizadas em ambiente de campo, em fazendas ou chácaras, cujo o tema campestre é predominante.
Orquídeas
As orquídeas são flores excelentes para serem usadas em festas de casamento, isso porque elas são bonitas naturalmente, elas estão disponíveis em muitas diferentes colorações, rosa, azul, roxa, mesclada entre tons, amarela, entre outros e por isso ela pode ser considerada uma flor altamente versátil que combina com diversos estilos de decoração, um exemplo disso, é que as orquídeas brancas ficam perfeitas em decorações, em enfeites e até buques de casamentos clássicos, enquanto que as orquídeas amarelas por sua vez podem ser o ponto alto de um casamento no campo ou na praia, que normalmente casa com cores mais vivas como o amarelo, ou até nas colorações de rosa forte e arroxeados, podendo inclusive render arranjos coloridos, descolados e versáteis. Outro ponto para as orquídeas é que é fácil de se achar exemplares florindo durante todo o período do ano, não sendo a sua floração restrita a apenas uma ou outra estação.
Rosas
A rosa também é uma flor clássica para casamentos, principalmente em suas versões menores (e até em formato miniatura), elas também possuem muitas cores diferentes, como o amarelo, o branco, a cor rosa e principalmente o vermelho, afinal a flor do tipo rosa vermelha é internacionalmente conhecida como o símbolo do amor e do romance, da paixão e dos casais intensamente apaixonados, logo nada mais justo que ela estar entre as flores mais usadas em casamentos. Além disso, assim como as orquídeas, as rosas também dão flores durante todo o ano, sendo muito mais fácil e mais em conta de se encontrar, do que flores mais raras que podem aumentar muito o custo de um casamento. A flor conhecida na linguagem popular como Copo de leite, é uma flor branca que tem tudo a ver com elegância, ela pode ser usada nas mais diversas funções de um casamento, até mesmo no buque da noiva, vale lembrar que elas infelizmente são plantas que florescem principalmente no mês de setembro, sendo assim elas são mais difíceis de serem encontradas em outras épocas do ano, mas não impossíveis, afinal nos dias de ajuda já temos uma ajudinha de tecnologias mais avançadas em relação as plantas.
Lírio
O lírio talvez seja a flor que muita gente indicaria como a mais usada para casamentos, afinal ela é chique, mas se usada da maneira correta pode se tornar muito moderna e versátil, ela rende incríveis arranjos, mas também rende incríveis buquê de noivas, basta escolher onde você vai querer as usar, se quiser usar em tudo, está tudo bem também. Quando falamos que o lírio é versátil, estamos querendo dizer que ele pode ser uma excelente escolha para um casamento de gala principalmente quando arranjado com uma folhagem verde, mas pode ser também uma excelente escolha em casamentos menos conservadores, em ambientes mais campestres e até praianos, nesses casos o lírio pode ficar lindo em conjunto com outros tipos de flores mais coloridas e que irão dar um ar bem mais descontraído e despojado para a decoração e para o ambiente, mais um ponto positivo para o lírio é que essa planta nos dá belíssimas flores em todas as épocas do ano, além de ser muito bem adaptada ao nosso clima tropical.
Gérberas
Por último vamos citar as gérberas que podem lembrar muito os girassóis e que inclusive podem fazer um belíssimo par com essas flores, as gérberas combinam muito com casamentos na praia, no campo e em casamentos que são realizados no período diurno, isso porque elas nos remetem um clima muito alegre e descolado, já que são encontradas em uma variedade de colorações vibrantes, como o laranja forte e o rosa pink forte, outra vantagem dessas flores é que florescem durante todo o ano, não aumentando o peso dos custos totais da festa de casamento apenas no quesito flores. Se você ainda não conhece as gérberas (elas não são flores tão populares entre a população em geral), vale a pena conhecer, pois são lindas, versáteis e despojadas.