Quais Plantas Duram Mais?

Plantas

O reino das plantas é um reino muito grande, uma vez que a flora terrestre é um dos grupos de mais sucesso no nosso planeta, ele está presente de diversas formas, colorações, características, modos de funcionamento, variam também em relação a produção de flores ou em relação a produção de frutos, entre outros. É importante definir também que as plantas podem ser divididas em dois grandes grupos, são eles o grupo das Angiospermas (plantas onde há a ocorrência de flores) e o grupo das Gimnospermas, plantas onde não há a ocorrência de flores. De maneira bem básica podemos definir o grande conjunto das plantas, contendo esses dois diferentes segmentos, mas é claro que há muito mais complexidade do que foi mencionado aqui até o momento.

Cactos

Cactos

As plantas são seres muito complexos, mas que funcionam de maneira muito perfeita e eficaz, uma prova disso é que são seres que obtiveram sucesso total na colonização do planeta e que até os dias de hoje se mostram muito eficientemente adaptadas e resistentes a muitas adversidades e intempéries, as quais elas podem ser acometidas. Além disso, por mais que uma espécie de planta também não seja tão resistente a um tipo de situação especifica, alguma outra em algum lugar com certeza vai ser sim resistente aquela mesma condição que poderia parecer inóspita. Esse conjunto de qualidades impressionantes não chegou da noite para o dia, mas foi sendo desenvolvido geração após geração, através do mecanismo da seleção natural, que há muitos milhões de ano vem aperfeiçoando as mais diversas formas da vida na Terra e com certeza podemos dizer que o grupo das plantas foi um dos mais beneficiados de toda essa evolução e melhoramentos constantes.

Situações Extremas Causadas por Interferência Humana

É curioso como muitos seres humanos ainda olham as plantas como seres talvez “inferiores”, como serem não desenvolvidos, isso vem a partir de um ponto de ignorância, pois os ensinamentos sobre os reinos naturais não foi passado como deveria, ou apenas por uma questão de ego, do homem de querer sempre se ver como o ser mais desenvolvido do universo, como o ser mais perfeito do universo, o que chega a ser engraçado quando pensamos que os que nos define como indivíduos humanos são as nossas diferenças e imperfeições, dessa maneira como seriamos nós mais perfeitos ou melhores do que qualquer outro ser vivo, incluindo o grupo da flora terrestre. Diante desse pensamento, por muitas vezes na história da humanidade o homem chegou a minimizar e até mesmo a ignorar completamente o mundo natural das plantas, muitas florestas foram derrubadas, muitos habitats acabaram sendo destruídos, tudo em busca de mais proveito, de mais benefícios para a humanidade, em nome de mais dinheiro, apenas por algum tipo de diversão ou algum luxo momentâneo que poderia ser gerado em decorrência daquilo.

Talvez os nossos antepassados não tivessem as ferramentas cientificas que nós temos nos dias de hoje, para que soubessem a real dimensão da destruição e da interferência na natureza, talvez eles precisassem ver para crer e não houvesse métodos lógicos ainda de ser provar o que sabemos hoje, agora no mundo atual com a informação sendo altamente difundida para o mundo todo em questão de segundos, com todos os métodos científicos já realizados e disponíveis, com todos os equipamentos de alta tecnologia que existem, com todos os dados de longas e extensas pesquisas, as pessoas ainda duvidarem desse imenso impacto que a nossa interferência pode causar ao meio ambiente, nesse caso poderíamos dizer que isso é uma questão de negação, ignorância ou apenas uma demonstração de um caráter duvidoso (de alguém que não se importa com as próximas gerações, apenas pensa no dinheiro ou qualquer outra recompensa momentânea).

Nós com todo o conhecimento que possuímos atualmente, sabemos qual é a real intensidade e extensão do impacto que já foi causado ao mundo vegetal e ao meio como um todo, a negação de certas pessoas talvez venha a partir do fato que elas não tem conhecimento suficiente sobre o planeta, talvez por algum déficit de estudos ou entendimento, pois uma vez que você estuda os processos naturais, a ecologia (mesmo que minimamente) você passa a perceber como tudo em nosso planeta está interligado, nenhuma espécie animal ou vegetal vive sem interagir com outras, sem depender ou sustentar alguma outra forma de vida e quando alguém quebra esse ciclo, o efeito acontece em cadeia e muitas outras formas vivas serão afetadas, diretamente ou indiretamente.

Um exemplo que podemos dar é, a extinção de uma área de floresta onde havia um tipo especifico de planta pode causar uma escassez alimentar para uma espécie animal que se alimentava dela ou pode causar uma escassez de nutrientes no solo onde se encontrava antes (as plantas consomem nutriente do solo, mas elas repõem muito mais do que consomem em um sistema florestal saudável e equilibrado como a mata nativa, o que não é o caso das plantações agrícolas de monocultura). Diante disso, o animal que perdeu alimento ou poderá ver uma boa parte de seus indivíduos morrerem ou poderá ir procurar alimentos em outra área, dessa forma causando competição com outras espécies que consequentemente também serão desequilibradas e que vão desequilibrar outras e esse ciclo é continuo. Em relação ao solo após uma floresta ser removida pelo uso do seu solo, o efeito pode ser justamente o contrário e ele se tornar improdutivo, consequentemente até afetando outras áreas da região, afetando a estabilidade do mesmo, etc.

Plantas Altamente Resistentes

A partir de tudo isso que vem acontecendo no nosso planeta, infelizmente, podemos dizer que pode ser que chegue um ponto em que somente as plantas extremamente resistentes irão resistir e continuar vivendo, por esse motivo é muito natural que o interesse das pessoas por saber quais seriam essas plantas resistentes. É claro que o planeta tem muitas diferentes regiões, muitos climas e micro climas, mas a verdade é que podemos partir do princípio que as temperaturas vem aumentando e grande parte do planeta estará bem quente nos próximos anos, com isso vamos considerar plantas que são capazes de resistir a essas condições. Antes de falar especificamente sobre algumas espécies, já vou salientar que as plantas tipo cactos mostram boas vantagens, uma vez que elas conseguem viver muito bem quando submetidas a altíssimas temperaturas, como em regiões de deserto e sobrevivem por um considerável período sem água, devido aos seus mecanismos internos e suas adaptações naturais.

Como espécies resistentes podemos citar as Syagarus romanzofianus e as Phoenix roebelini, que são reconhecidas popularmente como licuris e Areca, respectivamente, ambas são espécies de palmeiras altamente resistentes. A babosa também é um tipo de planta que resiste à muitas situações adversas, é válido lembrar que elas possuem os mesmos mecanismos dos cactos de resistir ao calor e precisar de pouca reposição de água. Existem também a espécie das nolinas, que podem ser também reconhecidas pelo nome de pata de elefante, elas são muito resistentes toleram muito sol e até mesmo diferentes condições climáticas. As plantas chamadas moreias são reconhecidas pela sua alta resistência, tanto do clima frio quanto do clima mais quente, apesar de precisar de água mais regularmente do que as outras espécies citadas.

Podemos destacar também a planta chamada de Iúca, que pode viver tanto em sistema de sol pleno (constante) como também em locais internos e fechados. Não podemos nos esquecer da planta que é popularmente conhecida como Espada de São Jorge, pois ela resiste a muitas situações diferentes, por mais que ela não cresça tão rápido quanto outras dessa lista, ela tem destaque em força e resistência. Existem outras plantas que podem se sair bem em casos extremos, mas essas são as mais reconhecidas e as que mais combinam características favoráveis para essa finalidade de resistência, além disso, é preciso consultar entre essas indicadas qual é a que tem o conjunto de especificidades que é mais propicio para a sua região.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *