As orquídeas fazem parte da maior família de plantas que existem catalogadas pelo homem. São todas as plantas da família Orchidaceae, e já foram encontradas em praticamente todos os continentes do planeta, com exceção da Antártida. Pelas suas vastíssimas espécies, que variam em cores, tamanhos e formas, é praticamente impossível descrever os cuidados básicos com todas elas, devendo-se procurar para cada tipo específico cultivado.
Por isso, na hora de escolher orquídeas para criar seu jardim, procure os tipos mais populares, como as orquídeas-sapatinho, orquídeas-bambú, orquídeas-amor-perfeito, orquídeas-da-terra, orquídeas-estrelas, para citar algumas. A orquídea-catléia, por exemplo, de pétalas de um rosa intenso, são do tipo mais popular e requer cuidados bastante especiais para que seu cultivo garanta que seu desenvolvimento seja florido e duradouro.
Além disso, orquídeas devem ser cultivadas sem o contato com outras flores que podem tornar-se veículo de pragas e outros insetos indesejáveis. Fica melhor se cultivada em um jardim interno, coberto ou de inverno, já que a variação climática as prejudicam bastante. Apesar de demandar muita cautela e cuidados quase que diários, quem cultiva orquídeas tem como recompensa as mais belas flores de jardim.