As flores são as plantas mais bonitas para se cultivar num belo jardim, é difícil encontrar alguém que não goste dessas lindas belezas da natureza. Dentre tantas flores maravilhosas podemos destacar a flor Áster. Com um visual bastante próprio e único, essa flor já faz parte de vários jardins pelo mundo.
Se você gosta de flores, não pode deixar de ler um pouco mais sobre a Áster, saiba de onde vem essa linda flor e também como fazer para cultivá-la no seu jardim.
As Sementes de Áster
A Áster é uma flor que tem periodicidade anual e sua floração é do tipo ornamental, uma das suas principais características são os seus tons de aquarela. Bastante indicada para arranjos e também jardins.
Trata-se de uma planta que precisa de sol pleno para poder crescer de forma saudável. O cultivo deve contar, além de sol pleno, com solo fértil. É importante também que o solo seja drenável e enriquecido com matéria orgânica. A irrigação deve ser constante, mas sem o encharcamento.
Se a região em que você mora é muito quente é interessante cultivar as flores Áster na meia sombra. O sol forte do meio dia, por exemplo, pode ser prejudicial a essa planta. Outra dica muito importante em relação as sementes de Áster é que você deve plantá-las já no local definitivo, pois elas são muito sensíveis ao transplante.
No caso de plantar em sementeiras, tenha muito cuidado na hora de fazer o transplante para que a planta não sinta. A planta floresce no verão e outono e as cores dessas belas flores são branco, azul, vermelha, roxa e rosa. A altura pode ficar entre 30 cm e 40 cm.
Como Plantar?
Se você se interessou por ter a bela floração da Áster no seu jardim, vamos ensinar como fazer o plantio. Seguindo essas dicas é mais fácil obter bons resultados após plantar as sementes.
Passo a Passo
Passo 1
Comece plantando numa sementeira de 4 a 5 sementes por célula. A profundidade deve ficar em torno de 0,5 cm da superfície.
Passo 2
É bastante importante irrigar as suas sementes, mas fique atento para o fato de que os melhores horários para fazer essa irrigação são no começo e no final do dia.
Passo 3
Espere em torno de 4 a 14 dias para que sementes germinem.
Passo 4
Na hora de fazer o transporte da planta da sementeira, a altura indicada é 6 cm a 8 cm de terra.
Passo 5
Fique atento também para a adubação do solo para onde as plantas serão transportadas. A proporção da adubação deve ser mais ou menos de 30 gramas de NPK para cada 150 gramas de esterco, isso por metro quadrado.
Passo 6
Observe também a distância entre as valas, pois se trata de um ponto muito importante também na hora de plantar as sementes de Áster. A distância entre as valas deve ser de mais ou menos 40 cm e entre uma planta e outra deve ser de 30 cm.
Mais Sobre a Áster
Além de ser conhecida como Áster, essa flor também é chamada de Áster-da-china e seu nome científico é Callistephus chinensis. Além desses, também pode ser conhecida por outros nomes como Rainha do Mercado, Rainha Margarida, Sécia e outros.
A família a que pertence essa flor é a Asteraceae e, como já dissemos, é uma planta anual. O clima que a Áster prefere para florescer é o mediterrâneo, oceânico, subtropical, temperado e tropical.
Os países de origem da Áster são Japão e China, basicamente a Ásia. A melhor luminosidade para essa flor é a meia sombra ou mesmo o sol pleno, porém, com uma exposição controlada.
O Colorido da Áster
Todo mundo que gosta da Áster identifica nessa planta uma característica que a torna especial, os seus tons de aquarela. O caule dessa planta é ereto e a sua textura é herbácea. Além de lindas flores, a Áster também conta com folhas bem interessantes, pois as mesmas são irregularmente dentadas, verdes e espatuladas. As inflorescências são do tipo capítulo, grandes e possuem um disco central amarelo. As pétalas são dispostas em fileira.
Porém, atualmente é possível observar algumas transformações nesse tipo de flor, pois as suas inflorescências são dobradas e bastante cheias. Sem contar que se tornaram esféricas também com o passar do tempo. Esse tipo de modificação é mais observada na Áster mais atual.
Contar com a Áster no jardim pode ser ótimo para quem deseja criar um visual mais repleto de cores e formas. Não é uma planta difícil de manter, o que também contribui para a sua popularidade. As flores com a forma de pompom podem ser um ótimo atrativo para o seu jardim.
Se preferir, o Áster também pode ser plantado em vasos e jardineiras, facilitando que as suas plantas sejam colhidas. Os arranjos florais feitos com as flores de Áster são bem interessantes e diferenciados.
Fique Atento ao Fertilizante
Um erro bastante comum cometido pelas pessoas que desejam cultivar Áster é a medida do fertilizante. Já explicamos acima qual é a proporção correta, porém, também é importante enfatizar que quanto há fertilizante demais a planta fica fraca e também exposta a doenças e pragas.
Além disso, é necessário que haja um cuidado bastante próximo para que as plantas Áster de maior comprimento não quebrem durante o seu crescimento. Trata-se de uma planta bastante sensível, mas que tem como resultado de sua floração belas flores.
Comprando Suas Sementes de Áster
O fato de a planta Áster ser bastante comum e popular facilita bastante na hora de encontrar as suas sementes para comprar. Atualmente, existem diversos portais na internet que se destinam apenas a venda de sementes. Porém, nem precisa comprar na internet, pois em várias lojas de artigos de jardinagem é possível encontrar as sementes de Áster.
O mais importante é comprar de um lugar de confiança para ter a certeza de estar comprando sementes de qualidade. Contar com boas sementes também é importante para se obter uma planta forte e que cresça e floresça. Se você escolheu o Áster para o seu jardim, fez uma ótima escolha. As belas flores em forma de pompom e tons de aquarela.
Aonde se compra sementes de Aster?