Quando passamos por um jardim bastante completo, ficamos bastante admirados com a quantidade e qualidade das flores que encontramos, porém quando tentamos fazer o mesmo em nosso jardim acabamos não tendo esse êxito. Isso é bastante comum de se acontecer, porém o principal responsável é a técnica utilizada para cuidar dessas flores, sendo que cada flor exige um conhecimento diferente. Além disso, ter conhecimento técnico sobre as flores é primordial para que seja mantida a qualidade em sua plantação e que as flores nasçam saudáveis e se mantenham livre de qualquer praga, principalmente durante a primavera.
O Que São Flores?
Essa pergunta é bastante complexa, pois a maioria das pessoas acredita que flores são somente uma planta que serve para decorar um determinado local de sua residência ou a própria natureza. Porém as flores têm responsabilidades muito maiores, sendo uma grande reprodutora que gera um grande numero de sementes e essas sementes são a próxima geração das flores que deverá acontecer em um futuro próximo. Cada flor conta com sua característica natural, essas características envolvem os desenhos das flores e também o tamanho total no qual essa flor pode alcançar, tudo isso depende da qualidade e também do local em que essa flor é plantada. As flores podem ser encontradas de várias formas, desenhos e cores, além disso, uma de suas principais características é o perfume, sendo que cada espécie conta com um odor diferente, lembrando que esse odor também se modificar durante as etapas do ano, pois depende da qualidade em que essa flor se encontra. Além disso, cada espécie é natural de uma região e para que a mesma consiga se reproduzir em outra região, será necessário contar com um clima muito parecido ou simular o clima oferecido em sua região. Nesse caso sendo utilizando alguns equipamentos que oferecem um clima diferenciado.
Flores – Bonsai
Algumas flores contam com características diferenciadas e como ditas acima essas características podem estar vinculadas a tamanho, desenho de suas folhas e também o perfume oferecido em cada espécie. Porém, existem algumas modificações feitas pelo homem que também chamam muito a atenção e geram algumas duvidas entre as pessoas. Esse é o caso do bonsai, um modelo diferente de flores que chama muito a atenção das pessoas, devido ao tamanho, sendo ele bastante pequeno e pode ser colocado em qualquer local de sua residência. Para quem ainda não ouviu sobre o bonsai, trata-se de uma técnica que diminui o espaço de crescimento para raiz dessa flor, evitando com que a mesma cresça. A raiz é responsável pelo crescimento das flores e também de várias outras plantas, ou seja, o crescimento da superfície é também o crescimento da raiz que sempre desse a baixo da terra. Com essa técnica de bonsai a raiz é impedida de crescer, sendo plantada a flor em um vazo com fundo muito pequeno, dessa forma a flor se torna uma mini-flor, contando com um tamanho bastante pequeno mas que mantém a mesma característica natural, sendo tanto as cores quanto as flores que nascem, porém seu tamanho é bastante pequeno e os cuidados devem ser menores.
Dicas Para Cuidado Com Flores
Cada flor requer um tratamento e cuidado diferente, pois algumas gostam muito de água e luz, já outras não gostam tanto de água e não podem receber a luz do sol de forma direta, pois os raios são totalmente nocivos e podem fazer com que a flor perca sua beleza. As duvidas em relação a tratamento das flores são bastante comuns atualmente, mesmo porque as pessoas adquirem a flor, plantam a mesma e somente depois começam a se preocupar em como cuidar dessa espécie e manter a mesma viva. Na maioria dos casos são utilizadas técnicas ou a mesma não é plantada diretamente no solo, facilitando os cuidados com essa flor, porém no caso de jardim é necessário plantar diretamente no solo e antes disso, é necessário saber os cuidados que devem se ter com essas flores. Além disso, não são todas as flores que oferecem suporte para serem plantadas em jardim, por isso ao escolher uma flor tome bastante cuidado, pois em alguns casos é gasto dinheiro e tempo em uma plantação e a mesma acaba durando poucos dias.
Técnicas para Cuidar de Algumas Flores
Nessa etapa iremos apresentar algumas dicas e técnicas para cuidar de algumas espécies de flores bastante procuradas entre os brasileiros. A Azaléia é uma flor que pode ser ficar em ambientes internos e externos, gosta de muita luz. Porém, essa luz não pode ser aplicada diretamente. Também deve ser aplicada água mantendo a planta sempre úmida, porém de forma alguma pode encharcar. A Begônia é uma flor somente para ambiente internos. Gosta de luz porém durante poucas horas do dia. Deve estar sempre úmida porém de forma alguma pode ser encharcada.
As Bromélias são flores que podem viver tanto em ambientes internos e externos. Gostam de luz porém deve estar exposta em poucas horas do dia, lembrando que essa flor não pode ser umedecida durante todo o tempo. Os Crisântemos são flores que podem viver somente em ambiente internos. Gostam muito de luz e deve ser exposta durante todo o dia, porém a luz não pode ser aplicada de forma indireta. Essa flor também precisa estar sempre úmida, porém não pode ser encharcada. A Gérbera é uma flor que vive naturalmente em ambientes internos, porém gosta de pouca luz e deve estar ligeiramente úmida, não gostando de muita água durante todo o dia.
A Hortênsia é uma flor que pode viver tanto em ambiente interno quanto externo, gosta de luz direta e em muita quantidade, somente dessa forma consegue atingir o auge de sua beleza. Também gosta bastante de água, porém não poderá se encharcar. A Kalanchoe é uma flor que pode viver tanto em ambiente interno quanto em ambiente externo. A luz deve ser aplicada direta e em grande quantidade, porém não gosta tanto de água, tendo que estar ligeiramente úmida. Os Lírios são flores que preferem vivem em ambientes internos. Gostam muito de luz, porém somente de forma indireta. Também gosta bastante de água, porém não pode ser encharcada.