A Planta Ideal Para Cada Ambiente

As plantas em casa são sempre uma ótima opção de decoração, dão mais beleza e vida a casa.  E além das vantagens estéticas, elas também servem para renovar o ar dos ambientes e algumas delas, ainda deixam um perfume gostoso. É bem melhor perfumar a casa com uma planta do que usando uma essência ou qualquer outro tipo de produto. Outra vantagem das plantas é que para algumas pessoas, cuidar delas é livrar-se do estresse.

Porém, para que elas fiquem bonitas e saudáveis dentro de casa é necessário escolher a espécie adequada. E nem sempre uma mesma planta pode ser usada em mais de um ambiente. Não para escolher levando somente em consideração a beleza das folhas e das flores. Alguns fatores são essenciais na escolha: a iluminação do local, o tipo de plantio que ela exige, o quanto de ar fresco entra naquele ambiente e a circulação.

Veja Algumas Ideias de Plantas Ideais Para Determinados Ambientes!

1- Se você tem uma sala bem iluminada, e neste ambiente, as plantas não podem faltar, veja aquelas espécies que precisam de muita luz e por isso podem ficar nesse espaço: licuala, agaves, dracena e pau d’água.

2- Se a sua sala não tem uma boa iluminação, então, prefira as plantas que conseguem sobreviver com sombra, veja alguns exemplos: orquídea, bromélia, ráfia, costela-de-adão, maranta e samambaias.

Em ambos os casos, na sala, é importante também levar em consideração o tipo de vaso devido a grande circulação que tem nesse ambiente. Cor, tamanho e estilo devem estar em total harmonia com ambiente. Outro ponto importantíssimo é em relação ao lugar que a planta ficará, não deve jamais estar no meio do caminho. Pense no tamanho que ela ficará e leve isso em consideração antes da escolha.

3- Plantas na cozinha também são sempre bem-vindas e nada melhor do que temperos e ervas. Elas perfumam o ambiente, e tem tudo a ver o perfume delas na cozinha e além disso, ainda podem dar um toque especial na sua receita. É bom ter um tempero fresquinho nas mãos. Veja alguns exemplos que podem ser mantidos na cozinha: cebolinha, salsinha, alecrim, boldo, pimenta, agrião, capim-cidreira, manjericão e hortelã.

Se você preferir as flores, não tem problema, os lírios e as azaleias, por exemplo, ficam muito bem na cozinha.

4- No quarto você também pode e deve colocar flores e aquelas que dão a sensação de delicadeza e tranquilidade são as mais adequadas. Algumas indicações mais comuns dos paisagistas são: a jiboia, o aspargo, o bonsai, a camélia e a begônia. Você ainda pode criar um arranjo romântico e colocar uma das espécies citadas no mesmo vaso junto com algumas rosas, que deverão ser mudadas quando começarem a envelhecer.

5- Já no banheiro é necessário levar em consideração a umidade, por isso, só plantas que se adaptem bem a esse tipo de situação é que podem enfeitar o cômodo. Os paisagistas aconselham a escolher as seguintes plantas: bambu da sorte, bálsamo, lírio da paz, antúrio, orquídea, hortênsia ou violetas. No caso das violetas, use-as com vasos coloridos para deixar o seu banheiro ainda mais alegre e bonito.

6- O escritório seja ele o do trabalho ou o de casa, normalmente, é um lugar com pouca luz e fechado. Se forem essas as características desse ambiente, as melhores plantas são: espada de São Jorge, palmeira, begônia e zamioculca.

7- No varanda, o problema luminosidade não existe, normalmente, é boa demais chegando até a ser intensa. Os paisagistas aconselham as seguintes espécies para esse ambiente: pinheiro, dracena, palmeira, bambu mosso, suculentas, cactáceas, árvores frutíferas e asplênio. Além da gérbera, que não só deixa mais bonita a sua varanda como consegue absorver o cheiro de cigarro.

Uma outra opção para a varanda é criar uma hora vertical, que é um modo de aproveitar o espaço e além de ficar lindo, você garante temperos frescos.

Veja Outras Plantas e Como Usá-las nos Ambientes!

  • O gerânio pendente serve para ser usado na sacada de pequena dimensão ou em qualquer outro lugar fora da casa, uma vez que é se trata de uma planta que precisa de muito sol.
  • A alamanda também é adequada para lugares que recebem muito sol e são perfeitas para casas na orla marítima. Porém, elas estão muito sujeiras à problemas como o pulgão, por isso, não podem ficar nunca na sombra. São melhores quando usadas em grandes sacadas.
  • Mini ixora é outra planta perfeita para a parte externa, principalmente para lugares que ventam muito, ela adora e precisa do vento. Porém, não deve ser plantada em lugares com muita umidade.
  • A planta conhecida como palmeirinha porque tem as folhas parecidas com as da palma, deriva de uma parte quente e úmida da China e por isso, devem ficar no mesmo tipo de ambiente, o banheiro pode ser um deles.
  • Dracena Fragans: a planta de origem africana pode chegar a medir entre 3 a 6 metros de altura, por isso, é adequada a um grande jardim e que tenha uma ótima iluminação.
  • Árvore-da-felicidade: pode ser uma planta para usar n sala, porque ela não gosta de sol direto, mas atenção, porque ela precisa de um grande espaço para crescer e de claridade.
  • Violeta-africana: além de adorar lugares com muita luz, ela não pode sobreviver num local com umidade. Pode ficar na sala ou no quarto, com tanto que nesses lugares entre bastante luz do dia.

Agora Veja os Cuidados que Você Deve Dispensar Para Todas as Plantas!

  • Molhar as plantas é muito importante, porém, isso tem que ser feito do modo correto, do jeito em que a planta “diz” que precisa. No dia seguinte da rega, coloque os dedos na terra e perceba se ela ainda está úmida ou seca. Se ainda não estiver completamente seca não molhe de novo. Faça isso todos os dias e só regue quando a planta “pedir” água.
  • Lembre-se que a água deve ser jogada na raiz e algumas espécies gostam que se borrife um pouco de água nas folhas, é preciso saber qual e como fazer.
  • Se a planta tiver com poeira, retire com um pano limpo sem molhar ou passe um pano úmido.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *