Canteiros Para Jardim

Ter canteiros em casa é um jeito interessante de contar com o melhor da natureza para dar um colorido no seu dia a dia. Somente quem tem jardim sabe o quanto é prazeroso observar as flores e plantas crescendo em harmonia. O melhor é que você pode começar os seus canteiros de maneira bem simples, não dá tanto trabalho como as pessoas costumam achar.

Uma das principais dúvidas que os jardineiros de primeira viagem têm é sobre como fazer bordas de canteiros. Para solucionar essa questão vamos explicar o passo a passo de como fazer bordas de canteiros. Esteja a postos e pronto para ter um belo jardim em casa, vamos começar?

As Bordas de Canteiros

A criação de bordas de canteiros é uma tarefa que pode ser bem mais simples do que se imagina. Porém, é essencial compreender que os trabalhos principais devem ser divididos e reduzidos aos seus elementos básicos. A beleza dos caminhos e o destaque para as cores ajudam a deixar os seus canteiros muito mais vivos e interessantes.

A criação de bordas curvas para os seus canteiros contribui para a criação de um efeito visual com mais harmonia e que serve como um complemento da paisagem externa das bordas que são retas. Se você gostou da ideia de criar bordas para os canteiros do seu jardim deve saber que precisa dar atenção para alguns aspectos que citaremos abaixo.

Local Para os Canteiros

Para que se tire proveito do máximo possível que os seus canteiros podem fazer pela aparência do seu jardim é necessário pensar bem no local em que eles vão ficar. Observe ainda que o local em que o seu canteiro irá ficar determinará a escolha das plantas uma vez que ter maior ou menor exposição ao sol faz toda a diferença. Pensando nisso vamos falar um pouco a respeito dos locais mais utilizados para canteiros em jardins.

Local Estratégico ao Sol

Se o local escolhido para o seu canteiro é um local em que há incidência solar direta você pode optar por ter faixas de cor que deem destaque para as bordas dos seus canteiros. Dentre as plantas que são mais usadas para essa finalidade estão as Echéverias, mas tem ainda a possibilidade de escolher as rosas de pedra (plantas que tem tom de verde, cinza ou rosa) e que ficam com uma forma de roseta.

Uma planta muito interessante para os jardins de pedra e que pode ser usada em conjunto com as cactáceas e com as bromélias. Outra excelente opção é o bambu aurea (Phyllostachys) que pode servir como uma ótima imagem de fundo. A escolha depende de qual é o objetivo visual que se tem com a planta.

Local com Descanso na Sombra

Quando estamos selecionando as plantas que irão compor o jardim devemos pensar a respeito de que tipo de lugar temos a disposição. Um lugar que tem sombra é indicado para plantas que gostam de ficar na sombra. Porém, observe que determinadas plantas precisam ter algum tempo no sol e outro tempo na sombra.

Sendo assim fique atento se o local que você escolheu tem sombra o dia todo ou somente num período do dia. Um exemplo de planta que pode ser uma boa opção é a Spiraea japonesa que é uma planta do tipo perene com folhas decíduas que em geral tem o seu crescimento nas margens de rios e também em bordas de matas. Aliás, há que se dizer que usar essa planta nas bordas de canteiros pode representar uma mais-valia para o seu canteiro.

Isso porque garante um visual mais rústico e com aspecto de naturalidade para o seu jardim. Também podemos indicar o Bôrdo japonês (Acer Palmatum) para as bordas dos canteiros, o seu sucesso para essa função se deve ao seu tamanho uma vez que fica com 6 a 10 metros de altura. Atenção especial para as folhas delicadas que apresentam mudança de cor no decorrer das estações.

Escolhendo as Melhores Plantas

Geralmente os jardineiros procuram por flores que exijam pouca manutenção e que tenham crescimento em mais de uma temporada para compor o seu canteiro. Sendo assim você deve ter atenção para escolher plantas que sejam adequadas para as bordas dos seus canteiros. Com isso será composto um visual bem radiante e com um estilo bem florido que começará na primavera e culminará no outono.

Vale dizer ainda que as bordas dos seus canteiros não precisam ter grande largura ou complexidade para gerar um belo impacto visual. A dica é escolher três ou quatro tipos de plantas que sejam específicas e que ofereçam a diferença esperada como as margaridas africanas, lavanda e lobélias. São plantas que garantem uma bela transformação para os seus canteiros.

Realce do Relvado

Uma boa dica para que as bordas dos seus canteiros fiquem ainda mais bonitas é destacar o relvado. Isso pode ser feito da maneira certa com flores que ofereçam contraste com o brilho do tapete verde. Para conseguir esse resultado você pode optar pelas patas vermelhas de canguru além das amarelas astromélias.

Parede – Visual Suavizado

Tem alguns casos em que é importante criar mecanismos visuais que suavizem o visual frio de uma parede próxima ao canteiro. As parede podem ficar muito mais bonitas e naturais com a escolha das plantas certas. Tem muitas plantas que podem cumprir essa tarefa como o Capim do Texas (Pennisetum setaceum), um tipo de gramínea com folhagem densa com inflorescências bem decorativas. Uma planta que ajudará a suavizar o visual das suas paredes frias porque oferece um estilo paisagístico bem chamativo.

Beleza e Caminhos Limpos no Jardim

As bordas de canteiros ainda podem ganhar um belo destaque no seu jardim com um trabalho de limpeza e embelezamento dos caminhos que os circundam. Faça de uma maneira que sobre espaço para caminhar além de dar ênfase para a beleza das flores.

Ponto Focal

O conceito do ponto focal no momento de construção das bordas de canteiros é essencial para conseguir bons resultados. Basicamente o objetivo é enquadrar um ponto focal de maneira que se crie uma imagem que seja bem definida e clara. Use a sua criatividade e bom gosto.

Os jardins merecem também uma decoração legal, já que estão presentes muitas vezes nos quintais das casas e estão em evidência quando recebemos visita na parte exterior, sendo a primeira coisa que as pessoas olham quando entram na sua casa. E que tal deixar o seu jardim mais decorativo e mais legal com suas próprias mãos? Uma dica é fazer o uso de canteiros para jardim na decoração.

Os canteiros para jardins podem ser feitos de muitos materiais e de diversas formas, sempre com bom gosto é claro, para deixá-lo harmonioso com o resto da decoração e fazer um ambiente muito lindo. Aqui você ficará sabendo um pouco mai sobre canteiros para jardins com nossas dicas para observar e tentar reproduzir na sua casa alguns conceitos que vão fazer este espaço ficar muito mais estilosos na sua residência.

Os canteiros para jardim podem ser feitos de materiais recicláveis e com suas próprias mãos como pneus, por exemplo, mas fica muito mais sofisticado que se invista em produtos mais elaborados para delimitar o espaço do jardim. Madeira e até outras plantas podem servir de material para fazer essa cerca, que deve ser projetada de acordo com a utilização do espaço para evitar problemas. Fazer um jardim bonito muitas vezes pode parecer difícil, mas com paciência e alguns cuidados conseguimos reunir uma quantidade boa de plantas e flores que tem categorias e subcategorias que diferem e nos ajudam a entender porque os jardins ficam mais ou menos floridos durante algum tempo.

As plantas que constituem os canteiros podem ser floríferas perenes ou anuais. As perenes são muito utilizadas em jardins e quase não dão trabalho, incluindo algumas que estão florindo o ano inteiro. Mas para fazer isso devemos ter cuidado para que em todo o ano se mantenha uma disposição legal de flores e que apresentem vida. As plantas perenes nos canteiros de jardim geralmente fazem muito sucesso e não há necessidade de replantio dos canteiros a cada tempo.

As plantas floríferas anuais tem a particularidade de florecerem em apenas uma época do ano, tornando então o espaço morto no resto desse período muitas vezes. O período de vida destas plantasé curto e algumas são bulbosas tendo necessidade de seus bulbos serem desenterrados depois do florescimento para depois replantá-los.

Cuidados Com Canteiros Para Jardins

O cuidado com o canteiro é muito maior com este tipo de planta, e a pessoa deve realmente gostar deste tipo de decoração para fazer bem feito este tipo de trabalho. Profissionais paisagistas adoram colocar um canteiro em jardins, e recomendam uma grande variedade de dicas para manutenção destes canteiros, como o tempo certo para regar cada tipo de planta, controlar a exposição do sol em determinadas áreas de cultivo, entre outros.


Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *