Jardim Botânico Fotos

Muitas cidades pelo país possuem um jardim botânico e dentre os mais famosos está o de Curitiba. No coração da cidade, o jardim serve de refúgio para os moradores, além de ser parada obrigatória para quem passar pela capital paranaense, pois o lugar, que já foi cenário de novela, se tornou o principal cartão postal de Curitiba. Os que não conhecem podem apreciar as várias fotos disponíveis pela internet. Nos finais de semana de sol pode ser uma tarefa árdua tentar entrar na estufa, situada no centro do jardim. Trata-se de uma construção de metal e vidro, que serve de berço para diferentes espécies de plantas.

Jardim Botânico Fotos

Jardim Botânico Fotos

O problema é que o jardim é muito visitado, mesmo pelos moradores que não se cansam de apreciá-lo, o que gera certa “disputa” de espaço para apreciar a estufa. Mesmo que não consiga conhecê-la calmamente, é possível caminhar por todo o jardim e apreciar a beleza do lugar, que conta com fontes e chafariz, além de árvores ornamentadas, espaço este que foi elaborado no estilo francês. Isso sem mencionar o vasto gramado, muito bem preservado. É difícil imaginar que no centro de uma capital haja um espaço verde tão bem preservado. Vale ressaltar que não se trata de uma floresta, mas exatamente um jardim, com flores e árvores ornamentais posicionados estrategicamente, além do belo gramado. Com tamanha beleza, é comum que famílias levem suas crianças apenas para tirar fotos, se divertir e curtir a natureza.

Jardim Botânico Fotos

Jardim Botânico Fotos

Os diversos espaços do jardim proporcionam que se tenha um minuto de descanso com bancos de cimento apenas para admirar a natureza. O local foi inaugurado em 1991, num espaço de mais 200 metros quadrados, justamente no centro de Curitiba. A arquitetura abobadada da estufa foi inspirada em um palácio que existiu em Londres, conhecido como palácio de cristal. Dentro do jardim encontra-se o Museu Botânico Municipal, fundado na década de 1960, mas só em 1992 foi transferido para o Jardim Botânico.

Jardim Botânico Fotos

Jardim Botânico Fotos

Atualmente, conta com mais de 300 mil espécies de plantas catalogadas e armazenadas, sendo considerado um dos maiores e mais importantes herbários do país. O lugar conta ainda com amplo espaço de esporte e lazer, com quadras esportivas e pista de atletismo. Também é possível apreciar uma exposição permanente das esculturas do artista e ambientalista Frans Krajcberg. São mais de cem obras esculpidas em madeira apreendida em queimadas e extrações ilegais. A exposição conta ainda com fotografias tiradas pelo artista, que, com seu trabalho, visa mostrar o impacto das ações humanas sobre a natureza. O horário de visita do Jardim Botânico é das 6h às 21h, sendo que durante o verão é até às 20h. Está aberto sempre de domingo a domingo, com exceção de alguns feriados, como os nacionais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Fotos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *