Laranja – Citrus Sinensis

Quando decidimos cultivar alguma árvore em casa, uma das primeiras coisas que procuramos saber é sobre seus frutos e quão saborosos eles são. Ter uma planta que nos dá frutos é muito bom por diversos motivos e o principal é que podemos consumir tranquilamente esses frutos, pois sabemos exatamente tudo sobre a sua procedência, principalmente hoje em dia quando são utilizados tantos produtos para acelerar o amadurecimento e também para modificar geneticamente as características destes.

Laranja

Laranja

Vamos conhecer aqui um pouco mais sobre uma planta o qual os seus frutos são muito populares no nosso dia a dia. Vamos conhecer as principais características sobre a laranja ou laranjeira,como vocês preferirem.

Ficha Técnica

A famosa laranja cientificamente recebe o nome de Citrus sinensis e apesar de ser bem brasileira essa planta é originária do continente asiático. Você vai encontrar essa planta entre as espécies da família das Rutaceae e além de laranja, essa árvore também recebe o nome de laranjeira. é uma planta frutífera, onde os frutos recebem  o mesmo nome da árvore e são conhecidos e consumidos no mundo inteiro.

Uma árvore de porte médio, bastante cultivada no mundo inteiro, a laranjeira possui como principal característica os seus frutos, a laranja, que é bastante consumida em todas as partes do nosso planeta. O seu tronco apresenta-se numa cor castanha um pouco acinzentada e possui uma casca um pouco grossa e tem um formato levemente tortuoso. As folhas apresentam-se em um verde bem vivo e brilhante e tem um aroma muito característico dessa planta, cítrico assim como o sabor de sua fruta.

As flores da laranjeira são brancas, de tamanho pequeno e também são muito perfumadas. Simbolicamente elas representam a pureza. O perfume destas atraem muitas abelhas o que acaba gerando assim, um mel que é um dos mais valorizados do mercado.

A laranjeira pode crescer até 9 metros quando for bem cultivada e tem ciclo de vida perene, o que significa que você com uma árvore dessas no seu quintal, terá frutos durante todo o ano. Mais abaixo, vamos conhecer um pouco mais sobre como ela deve ser cultivada para crescer de forma sadia.

Como Cultivar

As laranjeiras devem ser cultivadas sob o sol pleno, pois é uma planta típica de climas continentais, mediterrâneos, oceânicos, subtropicais, temperados e tropicais. O solo deve está bem fertilizado e deve conter uma grande profundidade, pois as raízes dessa planta são bem grandes. A fertilização deve ser rica em matéria orgânica o solo deve ser irrigado com intervalos regulares para que sua laranjeira cresça bem saudável.

Para facilitar que a sua planta germine mais facilmente o plantio das mudas da sua laranjeira deve ser realizado no início da estação chuvosa, dessa forma elas fixam-se mais rapidamente na terra e consequentemente as suas raízes crescem mais rápido. Depois de germinadas, a planta é de fácil cultivo e possui características de plantas rústicas, ou seja, que você precisa apenas oferecer cuidados quanto a solo e umidade que a sua planta cresce bem.

Citrus

Citrus

A laranjeira é uma planta que possui uma sensibilidade muito grande para pragas e doenças então você deve atentar-se bastante para isso, principalmente enquanto a sua planta estiver nas primeiras fases de vida.

Conhecer um pouco mais sobre podas é muito importante porque a sua laranjeira vai precisar de algumas podas para crescer com a sua formação perfeita. Além da poda, a limpeza também é importante para que a árvore cresça bem.

Consumo

O consumo mais comum da laranjeira são de fato as suas frutas que além de saborosas para consumo natural, possuem propriedades medicinais tendo uma dosagem de vitamina C muito grande, o que faz com que esse fruto seja um dos primeiros recursos procurados por pessoas com gripe ou resfriado.

Das flores, extraem-se algumas essências muito usadas na culinária, principalmente na árabe e também na fabricação de perfumes. As folhas são usadas também na fabricação de essências aromáticas e como chá.

Frutos

Os frutos são bem característicos, de cor alaranjada, inclusive a referência dos frutos influenciou e muito na popularidade da cor. Eles são bem esféricos, com uma casca um pouco grossa e por dentro possui uma cor amarelada com “veias” esbranquiçadas. Algumas laranjas não chegam a ficar com a casca totalmente dessa cor, mantendo-se esverdeadas, mas bem maduras. Isso acontece porque hoje, existe mais de 100 variedades de laranja no mundo inteiro que são produzidas para comercialização.

Aqui no Brasil as laranjas são classificadas em três tipos e vamos conhecer um pouco sobre cada uma delas.

  • – Laranjas de umbigo: essas laranjas são as utilizadas para mesa. Digamos que são as mais indicadas para o consumo junto com a alimentação. Elas são chamadas assim porque possuem uma abertura no seu ápice que se assemelha a um umbigo.
  • – Laranjas comuns: são as laranjas mais ácidas e as mais indicadas para sucos
  • – Laranjas de baixa acidez: também conhecida como laranja do céu. Elas apresentam um sabor mais suave, muito doce e pouco ácida.

O uso das laranjas é praticamente incalculável. Você pode consumi-las naturalmente, pode fazer sucos, preparar receitas deliciosas com o suco, a fruta ou apenas parte dela como a casa e/ou as folhas. Existe um óleo de laranja no mercado que é extraído da casca e muito utilizado na produção de perfume ou até mesmo usado como óleo aromático no corpo ou em essências para perfumar o ambiente. Estes também utilizados no tratamento de aromaterapia possuem efeitos calmantes e antidepressivos.

Propriedades Medicinais

As folhas e os frutos apresentam propriedades medicinais muito importantes e bem conhecidas. Essas partes são indicadas no tratamento de infecções, problemas respiratórios, febres, carência de vitamina C ou escorbuto, afecções da pele, aterosclerose, ansiedade, reumatismo e ansiedade.

As propriedades são:

  • – Adstringente
  • – Antibiótica
  • – Antiescorbútica
  • – Antiespasmódica
  • – Anti-inflamatória
  • – Anti séptica
  • – Antitérmica
  • – Calmante
  • – Regulador Intestinal

Os tratamentos são feitos a partir do consumo de frutos naturais, sucos ou chás feitos a partir das folhas ou da casca da laranja que são colocadas ao sol e seca. O óleo que é feito a partir das flores também é usado em alguns casos, no tratamento de alguns problemas de saúde.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Fotos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *