Quem gosta de plantas e as cultiva sabe como é importante a rega no processo de crescimento delas. Existem formas mais e menos assertivas de fazer a rega dependendo do tipo de planta que você tem em seu jardim. Para te ajudar com essa questão elaboramos algumas dicas bem interessantes de como regar as plantas. Aproveite.
Regar é Simples?
Provavelmente, você acredita que regar as plantas seja algo bem simples, mas na verdade não é bem assim. Saiba que num jardim, mesmo de pequeno porte, ou mesmo num vaso é possível perder uma planta pelo excesso ou falta de água. É válido destacar também que cada tipo de planta tem uma forma ideal de ser regada. É necessário conhecer bem a planta que você está escolhendo para ter na sua casa para poder adequar a rega as necessidades dela. Podemos responder a pergunta sobre a facilidade de regar as plantas dizendo que não é tão simples como pegar um regador e jogar água sobre as plantas, mas também não é tão difícil quanto pode parecer.
O Que Saber?
Quando dizemos que você precisa conhecer bem a planta que está levando para a sua casa estamos falando sobre saber quais são as necessidades dela e de que forma a água se mostra importante em seu dia a dia.
Sol ou Sombra?
Para começar é importante saber se a planta em questão é do tipo de sol ou sombra. Isso ajuda a definir se ela precisará de muita ou pouca água devido à insolação. Além disso, existe também a questão do local em que as plantas estão.
O Local
As espécies que são cultivadas dentro de casa devem ser regadas em média duas vezes por semana, claro que isso depende da ventilação interna da casa. Um truque que muitas pessoas usam e dá resultado é colocar a mão na terra da planta. Verifique se está úmida, em caso positivo não será necessário colocar mais água, porém, nos casos em que a terra estiver seca é hora de regar novamente.
A Rega na Prática
A forma como a água é drenada da planta pode ser uma influência na saúde da mesma também. Uma coisa importante é nunca deixar que a água da planta escorra pelo dreno do vaso. Essa água que sobra no pratinho é a que leva os nutrientes da terra que são necessários para a planta. Se isso acontecer à planta precisará de adubação mais frequente o que pode gerar uma demanda de trabalho muito maior para você. Já para quem tem jardim a dica principal é regar as plantas pela manhã antes que o sol forte apareça. No caso de não poder regar pela manhã ainda é possível aproveitar os períodos após o pôr-do-sol, pois durante a noite as plantas ficarão úmidas por mais tempo. Se o seu jardim estiver num local com mais sombra precisará de menos regas.
A Rega no Inverno
Uma dúvida que é frequente entre as pessoas que cultivam jardim é em relação a rega do jardim e das plantas em geral durante o inverno. Durante os dias de inverno e mesmo naquelas épocas mais chuvosas a rega deve ser menos intensa, mas ainda assim ser feita. Não regue muito as plantas para evitar “afoga-las”, muita água também pode matar as suas plantas. Além disso, muita água pode causar o aparecimento de fungos nas suas plantas.
A Rega no Verão
Já quando as temperaturas sobem é necessário ficar mais atento à rega das plantas, pois com o calor intenso elas necessitarão ainda mais de água. A quantidade de água deve ser maior na rega, mas evite fazer isso embaixo do sol intenso, pois acabará sendo esforço inútil. Se estiver muito calor e o sol a pino a água irá evaporar muito rapidamente e não ajudará as suas plantas no que elas precisam. Quem utiliza a irrigação automática deve programar o timer da mesma para os momentos de sol menos intenso do dia.
Outras Dicas de Rega
Acima abordamos as questões mais gerais da rega de plantas, porém, existem outros detalhes que também merecem a nossa atenção. Confira abaixo algumas dicas importantes para que as suas plantas cresçam sempre saudáveis e cheias de vida.
Plantas e Doenças
Algumas plantas são mais suscetíveis a doenças que outras, se no seu jardim você tem esses exemplares deve ficar atento ao horário de rega. Evite molhar essas plantas mais frágeis à noite. Quando a água permanece muito tempo na folhagem da planta pode estimular o aparecimento de fungos que atacarão as folhas, botões, frutos e até mesmo podem causar ferrugem. O melhor momento do dia para regar esse tipo de planta é de manhã, pois o sol que está nascendo ajudará a evaporar a água mais rapidamente e assim evitar que a mesma permaneça na planta podendo causar fungos.
Mantenha o Solo Úmido
Manter o solo úmido é muito importante para que as suas plantas cresçam com saúde e bonitas. Para ajudar o solo você deve colocar cerca de 2,5 cm de água por semana nas plantas e também no gramado. O objetivo disso é que o solo esteja sempre um pouco úmido evitando que ele seque de forma completa. Porém, fique atento para as plantas que não gostam muito de água, pois, umidade em excesso nesses casos pode ser fatal para elas. Cada planta exige um tipo de cuidado diferente, cabe a você saber quais são esses cuidados.
Menos é Mais
Cuidar de um jardim e de plantas exige sempre uma boa observação, o que indicamos é que você fique de olho sempre na umidade do solo e também ao tempo. Se o solo estiver muito úmido evite colocar mais água causando um encharcamento.
Plantas Novas Precisam de Mais Umidade
As plantas novas sempre precisam se mais cuidados, por isso se você tem uma novata no seu jardim cuide para que a rega dela seja mais intensa que as demais. Isso acontece porque durante a fixação a planta precisa de mais água para conseguir se estabelecer de verdade no local.
Água, Essência da Vida
A água é a essência da vida e obviamente as plantas precisam dela para sobreviver, mas água demais também pode ser um problema.