A cozinha é uma das partes da casa em que mais se fica, pois, nela preparam-se os alimentos e ainda muitas vezes o aprecia-se. Ter um ambiente aconchegante e que ao mesmo tempo seja prático é o que requer quando se pensa em planejamento para a mesma.
Praticidade
Praticidade é palavra de ordem, mas um tom muito alegre ou sereno demais não combina com o tempo e o modo que às vezes devemos dedicamos neste cômodo do lar.
Requinte no Ambiente
Dar um toque de requinte com o pós-moderno e o contemporâneo é uma boa maneira de fazer valer e compor um ambiente agradável, mas outras coisas ainda podem ser feitas para deixar este ambiente um tanto quanto mais aconchegante.
As Plantas
Uma das maneiras de fazer valer seu bom gosto e colocá-lo em prática é fazer uso de plantas em seu interior. As plantas nos remetem a um ambiente agradável e singelo e ainda deixa os móveis e tudo que o envolvem mais glamoroso e bonito.
E ainda para os supersticiosos, retiram as cargas prejudiciais negativistas que às vezes insistem em nos intercorrer. E muitos utilizam para tal, plantas como pimenteiras, que além de fazerem este bem, ainda podem ser “saqueadas” durante o preparo dos pratos, para os amantes desta iguaria e tempero.
Cuidados Importantes
Cuidados no manejo e na escolha das plantas, e muito salutar, já que algumas espécies necessitam de sol, e se no ambiente não tiver a luz deste astro rei, e ainda você não coloca-las regularmente em exposição a este durante certos períodos do dia, você poderá perde-la com o passar dos dias.
A Não Adaptação das Plantas
Sua beleza vai atrofiando e secando e logo dá espaço a uma planta murcha e sem significado algum e, com isso, como o que se pretendia, ela fazer uma alusão ao belo e a vida, logo deverá ter de desprezá-la e descarta-la.
Plantas que não suportam espaços e tempo mais quentes e às vezes excessivamente úmidos, também podem não se adaptar a este espaço da casa, então saber escolher bem, e para isso você pode pesquisar na internet em sites especiais, ou mesmo recorrer a um profissional para saber qual a melhor para se usar onde deseja.
Plantas que Temperam
O cultivo de plantas que são usadas como tempero é uma boa alternativa, pois elas costumam florir o tempo todo e com isso manter o ambiente agradável e com um aroma espetacular, que as vezes se confunde com o exalado pelo preparo dos alimentos.
Os Lugares Mais Indicados para o Cultivo
O lugar mais indicado para o cultivo e manejo das plantas é próximo às janelas, já que por esta normalmente a luz do sol atravessa e pode dar a energia e ajudare na manutenção e na vida da planta. Caso não queira cultivar apenas temperos poderá fazer uso de flores de crisântemo, por exemplo, que é aconchegante bela e mais resistente.
A Mudança do Ambiente
Deixar de lado o semblante de que aqui só serve para se fazer e dar trabalho, a cozinha pode ser com uma planta te ornamentando um motivo ideal e fantástico para se cultivar não só a mesma mais a vida como um todo.
Valorização da Cozinha
Ver aquele verde fantástico exalando vida e ornamentando um ambiente que passamos boa parte da vida dentro dele, é uma boa forma de valorização da cozinha e ainda valorizar a própria vida. Escolha bem o floral ou a planta a ser cultivada, dedique-lhe tempo e carinho e receberá de volta aquele “sorriso” que não lhe cobra nada apenas lhe oferece sutileza, vida e amor.
Fazer uso de plantas na cozinha não é uma atividade e uma escolha nova, mas é uma forma de reconciliação com o valor que se deve dar a esta parte da casa, que na maioria das vezes é vista como necessária e uma parte da casa em que se dedica e fica para fazer alusão ao trabalho, as vezes estressante e angustiante.
Mudando a Visão da Cozinha
Ninguém assiste novela na cozinha, a menos que precise exatamente cozinhar na mesma hora do capitulo especial a ser seguido. Mas imagine ir até a mesma não para mostrar os nomes, mas para arrancar elogios devido ao verde que ornamenta esta.
Temos que tirar o estigma de que na cozinha, se come, se cozinha e se dá muita ao trabalho. É necessário trazer a vida e o glamour a ela, e não apenas com o uso de móveis planejados ou ornamentos que lembrem o motivo cozinhar. Vale colocara a vida através das plantas para com isso suportar melhor as atividades rotineiras, necessárias, mas na maioria das vezes cansativas.
Opções de Plantas Resistentes
Plantas para a cozinha devem ser resistentes, principalmente por causa das repentinas mudanças de temperatura do ambiente e para isso já vimos anteriormente o crisântemo, mas existem outras capazes de oferecer tal situação e poder fazer uma escolha bem mais significativa e variável.
Conviver a vida com o ambiente às vezes hostil da temperatura produzida na cozinha é saber fazer a escolha certa e muitas empresas e mesmo na internet você pode descobrir quais se adaptam e se adequam melhor a este ambiente.
Escolhendo Bem a Planta
Escolher bem a planta fazendo-se valer das informações pertinentes de profissionais, ou mesmo pesquisando em sites, pode ser uma divertida atividade e para tal. Você pode, inclusive, fazer toda família participar, seja no palpite e nas pesquisas, seja na escolha, ou mesmo colocando a mão na massa, preparando o local e carregando e ainda ajudando na manutenção das plantas.
Muitas plantas se candidatam devido a sua estrutura para fazer parte do cenário da cozinha, e sempre é possível inovar e renovar neste quesito, já que as plantas assim como nós não são eternas, mas se reproduzem e ainda se multiplicam, garantindo assim uma renovação constante e muito salutar ao ambiente.
Lembre-se
Cozinhar pode já não ser mais o único motivo para se ir a cozinha, lá vendo a vida se regenerar através de uma planta, vendo brotar a renovação e a esperança, pode nos incentivar e nos inspirar a valorizar e regozijar na vida, e saber aproveitar cada momento e segundo deste mais precioso bem que detemos.
Plantas para a cozinha, você encontra muitas opções e pode ser uma atividade de união já que a vida se passa e evolui através delas.