Orquídeas de Fácil Cultivo

Para os amantes de flores e plantas impossível não se admirar e ficar de boca aberta perante uma orquídea. Muitas vezes o problema da orquídea são os cuidados contínuos que a planta exige, pois qualquer descuido pode ser a brecha para a planta vir a não render belas folhas e flores. As orquídeas são da família Orchidaceae e ordem Asparagales e há diversas espécies, tendo cada uma das espécies os seus cuidados especiais. Alguns mais exigentes outros menos.

É contabilizado hoje que possa haver no mundo mais de trinta mil espécies de orquídeas, que diferem em cores, perfume exalado, forma das flores e folhas e também em cuidados. A busca por uma orquídea que dará menor trabalho irá depender da região em que você se encontra, pois cada uma se adequa melhor a uma estação e região, portanto isso irá variar com a localidade. Algo em comum entre as orquídeas é que essas são plantas que dão flores cerca de uma estação do ano ou, muita das vezes, até duas estações. Portanto é interessante ter espécies diferentes no jardim, pois assim sempre terá uma orquídea florescendo!

Espécies Mais Fáceis de Realizar Manejo

Apesar dos pontos em comum e pontos de divergência as espécies de orquídeas que são mais fáceis de cultivar e de manusear são as da espécie Phalaenopsis, Cattleya e Paphiopedilum. Apesar de serem um pouco  mais simples, também exigem cuidados como manter iluminação adequada, vasos adequados e irrigação correta.

Orquídea Phalaenopsis

Orquídea Phalaenopsis

Sabemos que a maioria das orquídeas são plantas que se instalam em árvores, pois o local é favorável para seu crescimento, mas apesar desse ser o local ideal também é possível cultivar essas espécies em vasos, mas para isso deve se atentar para o tipo de vaso, pois as raízes das orquídeas devem estar arejadas, evitando vasos que deixam a terra compacta, sendo necessário vasos com vários furos.

Em relação a iluminação adequada para a orquídea, mesmo as espécies mais fáceis de realizar cuidados devem receber atenção em relação ao melhor local da casa para serem cultivadas. A maioria das espécies não deve receber luz direta em suas folhas e flores, e também não é ideal ficarem em local de total sombra e frio, que não recebe luz indireta. Por isso, o melhor local é próximo a janelas ou a locais que recebem luz, mas são mais frescos e recebem luz solar durante pequeno período do dia.

Orquídea Cattleya

Orquídea Cattleya

Outro ponto muito importante e que não pode deixar de ser comentado é em relação a quantidade de água que deve ser colocado na planta. Sabemos que algumas plantas adoram receber bastante água, mas as orquídeas são plantas mais sensíveis e todas as suas espécies não devem receber excesso de água, pois correm o risco de apodrecer sua raiz ou de pegarem fungos, dificultando seu crescimento saudável.

Uma dica interessante para quem deseja cultivar uma linda orquídea é ser sempre equilibrado em todos os quesitos que qualquer planta necessita, ou seja, ser equilibrado na oferta de luz e água e estar sempre atento para o estado das folhas e de sua raiz.

Orquídea Paphiopedilum

Orquídea Paphiopedilum

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *