Plantas que Gostam de Xaxim

A decoração de uma casa é sempre um assunto predileto de quem é entusiasta desse assunto, não é verdade? Poder arrumar a casa com diversos itens, sendo eles naturais ou artificiais animal a vida de qualquer pessoa. Nesse sentido, o que se oferece no mercado para essas pessoas é uma infinidade de móveis, tons de cores para poder decorar a casa, plantas adaptadas exclusivamente para viverem em áreas internas, enfim. Uma série de coisas a se fazer.

Em se tratando de seres vivos em nossas casas, isso não é nada mais nada menos do que uma necessidade que possuímos, justamente por termos ancestrais que viviam diretamente com esses seres em suas vidas. Ou seja, nada mais natural que, depois de muito tempo, nós nos familiarizarmos com esses seres vivos, sendo eles vegetais ou animais.

Só que, em alguns casos, é bastante necessário que se haja uma cautela quando decidirmos que iremos nos rodear de seres vivos: será que darei conta de mantê-los vivos e saudáveis? Se for um animal, eu tenho consciência de que ele durará muitos e muitos anos e eu terei condições de banca-lo? E se for uma planta, eu terei espaço adequado para que ela possa tomar sol e ser regada com frequência? Essas responsabilidades são muito importantes para aquelas pessoas que realmente se preocupam com o meio ambiente.

Samambaia no Xaxim

Samambaia no Xaxim

E, já que estamos falando de flores, no nosso artigo de hoje iremos falar sobre as plantas que podemos colocar em nossa casa, e que suportam estarem plantadas em um xaxim. Você não sabe o que é um xaxim? Hoje você vai descobrir, além de outras curiosidades bem bacanas. Vamos lá?

O Xaxim: O  Que É?

Quantas vezes você já foi na casa de alguém que goste muito de plantas e, ao chegar lá, viu alguma planta sob um substrato marrom bastante diferente? Pois é, as chances de aquilo lá ser um xaxim são enormes. Mas, afinal, o que é um xaxim?

O xaxim nada mais é do que certas pteridófitas, podendo chegar a ser as avencas ou samambaias. Geralmente, o xaxim se designa como o tronco dessas plantas, que podem ser recortadas e, assim, essas partes serem utilizadas com substrato para outras plantas, como a própria avenca ou também samambaia.

Por conta de seu uso bastante flexível, podendo servir como vaso para diversas plantas, o xaxim passou a ser utilizado em detrimento de vasos de barro, por seu preço ser bem menor do que os vasos feitos de argila. A grande possibilidade de as plantas conseguirem se adequar a esse tipo de substrato é bastante grande, relegado a plantas como as orquídeas e as bromélias.

O Xaxim

O Xaxim

Alerta ao Uso do Xaxim

Só que, por conta dos preços diminutos do xaxim em relação ao vaso, a sua exploração foi feita sem muito cuidado, o que acabou por fazer com que o xaxim entrasse na lista das espécies que estariam ameaçadas de extinção. Isso se dá porque, quando a espécie é retirada de seu habitat natural e é replantada em outro local, ela rapidamente morre, não conseguindo se recuperar e não dando espaço para o meio ambiente conseguir fazer com que ela se reproduza de maneira adequada. Para evitar que a planta fosse extinta, o governo decretou, em 2014, o fim da comercialização do Xaxim no território brasileiro.

De lá para cá, a aparição desse tipo de material está diminuindo dia após dia nas casas e demais locais com decoração de plantas.

Mas, se o xaxim foi proibido de ser extraído/vendido, como fazer para substituí-lo?

O Substituto do Xaxim

Para evitar que o Xaxim voltasse ao comércio por conta da falta de substitutos a altura, a tecnologia e a pesquisa começaram a trabalhar a favor do meio ambiente. E, com isso, foram criados os xaxins feitos a partir de um material que é bastante comum no Brasil: a fibra de coco. É preciso lembrar que quem já tem um vaso de xaxim em sua casa, não é necessário se desfazer dele, afinal não é ilegal manter um xaxim sob sua responsabilidade. Mas, como nós estamos cada vez mais alinhados com a sustentabilidade e a preservação na natureza, vamos optar pela fibra de coco.

Os vasos feitos de fibra de coco são, atualmente, os melhores substitutos do xaxim. Tendo um formato, uma cor e uma textura bastante parecida com a do xaxim, a única desvantagem da fibra de coco é, realmente, que a sua deterioração acontece depois de cinco anos, sendo necessário que ela seja trocada depois desse período.

Vasos de Fibra de Côco Substituem o Xaxim

Vasos de Fibra de Côco Substituem o Xaxim

Mas você sabia também que é bastante possível fazer vasos utilizando troncos de Madeira envelhecidos pelo tempo? Pois é! É bastante possível. Se você encontrar esses tipos de tronco na natureza, você pode recolhê-los, moldá-los e colocar as plantas que você tem desejo de colocar dentro ou fora de casa.

E Quais Plantas Gostam Desse Tipo de Vaso?

E as plantas que gostam desse tipo de vaso (Seja o da fibra de coco ou de troncos envelhecidos) são as samambaias, as avencas, as orquídeas, as bromélias, enfim.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Vasos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *