Chifre-de-Veado

Chamadas de chifre-de-veado ou de samambaias chifre-de-veado, a espécie é uma planta doméstica, que não são comuns, pelo contrário, são bem difíceis de encontrar.

Dentro dos diversos hábitos de crescimento que a chifre-de-veado possui, destaque para o modo com frondes foliares e basais. O que quer dizer que são folhas que crescem e ficam bem grandes e divididas.

As frondes que são da base são redondas e grandes. Elas são colocadas fixas sobre uma superfície e depois o crescimento é feito em camadas sobrepostas. Enquanto as frondes foliares se dividem e são eretas. As folhas apresentam as estruturas amarronzadas de esporos, deles podem crescer novas plantas da espécie.

A chifre-de-veado é uma excelente opção para decoração da casa. 

Características e o Crescimento do Chifre-de-Veado

As florestas que recebem a planta chifre-de-veado são aquelas tropicais úmidas e também as subtropicais úmidas. Porém, apesar do clima particular que cresce esse tipo de planta, elas podem ser cultivadas em casa. Porém, para que isso seja possível é necessário compreender os fatos básicos sobre a composição da planta.

Sobre as características do chifre-de-veado é uma planta que se classifica como epífitas, isto é, ela não capta nutriente do solo e nem a água. O significa que elas precisam do apoio das árvores. A fotossíntese para o crescimento é realizada pelas frondes verdes.

O papel das frondes de base do chifre-de-veado é de capturar os resíduos que caem e daí chega até a  planta os nutrientes.

Falando um pouco mais das características das samambaias chifre-de-veado ou somente chifre-de-veado, ela possui raízes, porém, a única “obrigação” delas é de fixar as estruturas da planta. 

Os produtores da chifre-de-veado aconselham a não retirar as escamas acinzentadas. É comum que as pessoas que a cultivam façam essa retirada porque ela acaba dando uma aparência de poeira a planta. Porém, as escamas não estão na espécie por acaso e sim para interromper a evaporação.

Durante todo o ano é necessário deixar sempre o apoio da samambaia úmido. A rega deve ser em maior quantidade durante os meses do verão. Na estação da primavera é necessário, além de regar, cobrir om adubo fresco. É muito importante que o chifre-de-veado  receba nutrientes durante a primavera.

O lugar correto para cultivar a samambaia é sob a luz solar. Porém, nunca deixe a sua planta direto no sol. Ela necessita para crescer bonita e forte receber a luz do sol, porém, de forma filtrada, como na floresta tropical.

Considere que a luz natural que tem chegar na planta chifre-de-veado é de 400 velas. E outro fator importante é deixar em um lugar com pouca umidade, caso o contrário você corre o risco de apodrecer a raiz. E ainda, num lugar com boa circulação do ar. 

Sobre a Propagação do Chifre-de-Veado

Para cultivar mais plantas é necessário retirar as mudas enraizadas de uma chifre-de-veado, fazendo isso começando pela base. Depois elas deverão ser plantadas em um vaso com adubo. Em seguida, lembre-se que é importante manter as plantas posicionadas da maneira correta com estacas de madeira ou um arame dobrado.

O solo deve estar úmido até que elas estejam grandes o suficiente até que possam ser transplantadas. Outro detalhe é que é possível, durante o crescimento da chifre-de-veado, colher os esporos que ficarem maduros das frondes foliares. Lembrando que um esporo maduro precisa ser da cor marrom brilhante. Outra dica é retirar um parte de fronde onde tenha esporos maduros e em seguida, colocá-lo num pacote (de papel) e observar, quando ele ficar disperso ou lanoso, seco e com a cor mais amarronzada poderá ser usado para a propagação.

Na hora de plantar é só colocar no fundo de um vaso pedaços de um vaso de barro, sobre ele coloque uma camada de esfagno ou turfa. Depois pegue aquele esporo que ficou no saco de papel e coloque bem no alto do substrato. O vaso deverá ser colocado sobre um pires com água. É uma forma de dar mais umidade para a planta.

Quando as plantas estiverem grandes que possam a ser manuseadas sem correr o risco de danificá-las, coloque em outros vasos observando um espaço de 5 centímetros entre cada uma delas. 

Ficha da Chifre-de-Veado

Para conhecer melhor essa planta veja as características do chifre-de-veado:

  • Nome científico é platycerium bifurcatum.
  • Nome popular é samambaia chifre-de-veado ou vale chamá-la somente de chifre-de-veado.
  • Faz parte da família polypodiaceae.
  • Sobre a divisão se classifica como pteridophyta.
  • A origem do chifre-de-veado: Nova Caledônia, Nova Guiné, Austrália e Ilha Sunda.
  • Sobre o ciclo de vida ela é perene.

Tipos de Folhas:

  • Folhas normais: essas folhas são firmes e espessas, se bifurcam e são muito grandes e daí o nome chifre-de-veado, decido a semelhança.
  • Folhas da base: elas são arredondadas e que vão ficando amarronzada com o tempo, mas nascem verde. Elas são finas e ficam aderentes ao substrato.

Ornamental e Sobre o Cultivo, não Esqueça:

  • Usar substrato apropriado para plantas epífitas.
  • Cultiva em lugar com muita umidade.
  • Cultivo a meia sombra.
  • Deve ser plantada na vertical de preferência.
  • A multiplicação é feita através das mudas e elas nascem próximas da planta mãe.
  • Também pode ser ser fixada na placa de fibra de coco ou de xaxim.

Sobre as Características e o Uso na Decoração:

  • Suporta o frio
  • É muito rústica
  • Muito usada na decoração ela é usada em composição ou isolada, em árvores ou em muros.

Dica Alternativa:

Experimente pegar um pedaço de fibra de coco, mesmo que você o encontre na rua já cortado e depois com arame galvanizado amarre suas mudas de chifre-de-veado nele. Dá um visual super bacana é será bem fácil para fazer com que a sua planta cresça. Claro, se preferir, compre um xaxim encontrado facilmente nas floriculturas.

Quando tiver qualquer dúvida consulte uma pessoa na floricultura e pegue mais dicas para cultivar a sua planta. E essa é uma dica que vale para qualquer espécie. As plantas precisam de cuidados especiais, algumas até bem mais do que as outras e isso fará toda a diferença para que ela cresça bonita e forte.

O chifre-de-veado é uma planta bastante antiga originária da Austrália, Nova Guiné e Caledônia, e acredita-se que ela já existia na época dos dinossauros. Seu nome faz referência às suas folhas que lembram muito os chifres de um veado. É uma planta que se apoia em galhos ou troncos de árvores, mas ela não retira nenhum nutriente para sua sobrevivência, e por isso é considerada uma planta epífita. O clima do Brasil se mostra bastante favorável para o cultivo dessa espécie, pois o clima do país é muito semelhante com o de seus países de origem.

É uma folhagem que possui dois tipos de folhas, na base as folhas são mais arredondadas e nascem verdes, mas depois adquirem uma tonalidade amarronzada e é essa folha que adere a árvore ou qualquer outro substrato, local onde a folhagem está plantada. As folhas restantes são verdes e firmes, e são essas as que possuem a aparência de chifres de veado. É uma folhagem muito usada pra ornamentar casas e jardins devido a sua beleza e visual exótico. 

Cuidados com a Planta Chifre-de-Veado

Em se tratando de água, o ideal é deixar o xaxim, árvore ou terra onde o chifre-de-veado estiver plantado, um pouco úmido, mas nunca encharcado para não provocar o apodrecimento da raiz. Algumas pessoas preferem esperar o substrato secar para assim regá-lo, mas como se trata de uma planta com muitas folhas, muitas vezes não é possível ver se a terra está seca ou não, uma boa saída é a rega por imersão, mergulhe a planta por 30 minutos na água, deixe escorrer o excesso e depois a pendure.

Com relação à temperatura, diz-se que o clima brasileiro é ideal para essa planta, porque ela sobrevive em temperaturas de 30 a 21º C, mas também aguenta as baixas temperaturas do inverno, até menos de 10º C.

Para escolher o local ideal da sua casa ou jardim para plantar o chifre-de-veado, procure um local iluminado, mas que não tenha sol direto, para não provocar a queimadura de suas folhas, uma brisa leve é bastante agradável para a planta.

O Adubo Ideal Para o Chifre-de-Veado

Na hora de plantar, você pode optar por placas de xaxim, tábuas de madeira, onde o substrato usado pode ser o musgo sphagnum e também pode ser usado um tronco de árvore já seco, além de ser um bom lugar para o plantio ainda servirá como uma peça de ornamentação. E como qualquer outra planta, devem ser usados adubos para auxiliar seu crescimento e mantê-la sempre bonita e saudável.

Como se trata de uma planta epífita, o chifre-de-veado não retira do substrato onde está plantado os nutrientes necessários para sua sobrevivência e por isso é necessário fazer uso de um adubo, os líquidos são os mais indicados. Basta misturar o adubo líquido a água em que for regar a planta, tomando sempre cuidado para não molhar as folhas com a mistura. As melhores épocas para a aplicação do adubo são a primavera e verão.

Encontre outras plantas e flores na floricultura Flores Online!

Por Heloisa Prado

Posts Relacionados

Conheça outros tipos de folhagens para decorar a sala e trazer a natureza para dentro da sua casa. Saiba como regar folhagens e também a frequência para que a planta não sofra nem com a falta e nem como o excesso de água, além de outros cuidados com as folhagens.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Olá,adorei conhecer um pouco mais dessa planta tão linda.Já plantei varias mudas,mas não sei pq não ficam bonitas,as folhas verdes do lado oposto estão sempre com um pó branco,será normal?

    Abraço

    Rosangela Bagato 18 de julho de 2010 18:03 Responder
  • Perfeita e facil de entender a descrição dessa lindissima planta. Preciso saber como retirar as folhas amarronzadas sem danificar. Ela esta plantada em um grande vaso. Muito obrigado Vicente

    VICENTE RUDNEY LUCA 30 de agosto de 2010 11:07 Responder
  • Olá, tenho em um coqueirono meu patio um chifre de veado que ou troxe de Niteroi/RJ para Porto Alegre/RS, mas apareceu formigas nela como faço pra não ferir minha planta ??
    Agradeço se puder me ajudar!

    Em tempo: Que tipo de adubo posso dar a ela ?

    Att
    Aida

    Aida Ferreira 10 de maio de 2011 20:28 Responder
  • tenho dois chifres de veado há muito tempo, entretanto há mais ou menos um mês, as folhas apresentam aspecto retorcido e murcharam. além de diminuirem muito de tamanho, não houve qualquer mudança de local, rega ou adubação, o que pode ter ocorrido e o que posso fazer para recuperar minha planta? Obrigada

    Maria Alice 29 de outubro de 2011 12:18 Responder
    • maria alice , minha querida vc mesmo ja respondeu sua pergunta …vc nao regou nem adubou sua planta..sendo que o alimento dela é agua e a comida é o adubo ok,bjs.espero ter te ajudado

      luiza castro 5 de fevereiro de 2014 13:55 Responder
  • onde comprar pimenta cifre de veado,poisnao estou encontrando. (sp).

    carlos 6 de abril de 2012 0:23 Responder
  • BUCETUDA do caraçho

    João 15 de abril de 2012 15:10 Responder
  • Olá gostaria de saber qual tipo de adubação para eu utilizar no meu chifre de veado.Mudei ele de lugar por pesquisando fiquei sabendo que eles não gostam
    muito de vento,ele estava bastante exposto ao vento.As folhas dele estão nascendo rececadas e sem brilho com as pontas todas queimadas.Por favor responda meu email para que eu possa tratá-lo.Ele agora se encontra na gareagem onde não está exposto ao sol e ao vento.
    Muita Paz.

    Analia 17 de outubro de 2012 18:54 Responder
  • Olá, desejo saber como cuidar do meu chifre de veado. Aparece um pó branco nas folhas, é normal? Eu tiro esse pó com uma escovinha macia ou deixo ficar na folha? Aparecem uns pontinhos, como ovinhos de algum inseto nas folhas e as vezes uns pontinhos brancos na base onde estao nascendo as folhas, como tratar disso? As folhas que começam a ficar com as pontas marrom no verso devem ser eliminadas? Posso borrifar água? Como fazer muda para um vaso de xaxim? O vaso deverá estar com terra? Vaso de plástico serve para plantar o chifre de veado? Grata. Cel.

    Cel 27 de outubro de 2013 13:46 Responder
  • ganhei sementes de chifre de veado como devo planta-las?abcs

    alzira barreiros 26 de fevereiro de 2014 15:54 Responder
  • Chifre de veado pode podar???/

    José Antonio 12 de março de 2014 21:54 Responder
  • oi,
    não consigo achar para comprar mudas de chifre de viado igual ao do inicio do vídeo, parece um repolho, da uma bola e as folhas largas e para cima. Do outro que cresce para baixo tenho muitos. Vcs sabem onde consigo deste?
    Obrigada.

    Flavia Cristina 1 de outubro de 2014 0:26 Responder
  • eu tenho muda de chifre de veado como plantar no xaxim

    ANA LUCIA NERIS RIÇA 11 de novembro de 2015 18:36 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *