Conheça Algumas Flores de Verão para Alegrar o seu Jardim

Mesmo perdendo para a primavera, o verão é a estação de sol e calor que propicia o florescimento de diversas espécies de plantas e flores. Como o Brasil é tropical e a maioria das regiões possui altas temperaturas e umidade do ar baixa, para ter um jardim bem florido nessa época, alguns cuidados básicos são indispensáveis para garantir uma boa escolha de espécies e plantas, que vão resistir a esse período de calor e problemas de umidade. Aprenda algumas dicas de como proporcionar todos os requisitos indicados e necessários para cultivar um jardim florido por mais tempo nessa estação mais difícil. Mesmo as flores pertencendo a época, necessitam de cuidados e atenção para que o resultado seja satisfatório e garanta a floração vistosa e abundante das flores. Algumas flores como a Alstroemeria ou madressilva-da-serra, o Alisso, o Amor-agarradinho, a Begônia sempre-florida, o Capim-dos-pampas, a Crista de galo, a Gloriosa, a Flor de Cera, o Cosmos ou Beijo de moça, a Orquídea, a Onze horas, a Chuva de Ouro, a Capuchinha, o Copo de leite e o Copo de leite amarelo, a Yuca ou Círio de Nossa Senhora, são todas plantas que podem ser escolhidas para formar um jardim bem colorido mesmo, para o auge do verão tórrido. Quando aos cuidados com as flores, o essencial é regá-las sempre que perceber que a superfície da terra estiver ressecada, ou pelo menos duas vezes no dia, pela manhã e ao anoitecer (para evitar que a água evapore rapidamente e também que as plantas cozinhem com o sol muito quente). Os inseticidas devem ser aplicados somente nas folhas e na terra do jardim, nada de aplicar diretamente nas flores, e mesmo assim procure sempre utilizar produtos de origem natural como a calda de fumo e de bordalesa.

Flores de Verão

Flores de Verão

Flores Bem Resistentes ao Verão

Capucinha – originaria do Peru, América Central e México, também é conhecida por Chagas. Essa planta deve ser plantada juntamente a algo em que lhe ofereça apoio para que ela possa se enrolar. Suas flores possuem forma de cálice e são amarelas, alaranjadas ou vermelhas. É uma espécie que precisa de bastante luz e se reproduz através de sementes, estacas ou divisão de touceiras. Ela pode ser plantada durante todo o ano que tem porcentagem alta de brotar, mas a primavera é sempre mais indicada para que a planta se desenvolva mais rápido.

Mussaenda – essa planta se adapta bem em solos bem adubados e canteiros de jardins, quando aflora têm um colorido fantástico bem forte de vermelho e branco.

Manduirana – é uma árvore de porte médio, e tem aparência exuberante e bela e suas flores são amarelas e florescem em cachos. Para propiciar um bom desenvolvimento para essa espécie é necessário um solo bem rico em nutrientes e bastante espaço entre outras árvores.

Bounganvile – conhecida também como Primavera, é uma árvore exuberante e necessita de uma adubação caprichada a cada três meses. Suas flores são muito bonitas chegando a cativar olhares bem exigentes de leigos e especialistas em botânica.

Quaresmeira – conhecida também como Manacá da serra, é uma árvore bem frondosa e com flores abundantes, possui um colorido de cor lilás que deixa qualquer jardim mais bonito e colorido.

Lágrimas de Cristo – essa espécie de trepadeira de desenvolve bem rápido no calor. Fica ainda mais bonita e se adapta bem em treliças de apoio e como cobertura de paredes ou vãos. Pode crescer até 10 centímetros por dia quando as condições estão propícias.

Lágrimas de Cristo

Lágrimas de Cristo

Flor do Cone – pertencente à família das equináceas, é uma flor perene duradoura que floresce todo ano e dá cor aos jardins durante o verão. É uma espécie que possui um tipo de flor específica que é mais adaptada e mais tolerante ao período de seca e tem baixa taxa de manutenção. Existe uma grande variedade de cores para essa flor, como o rosa, branco, laranja e amarelo, isso deixa o seu jardim ainda mais colorido.

Gerânio – é uma planta em flor que pertence à família Geraniacea. Essa planta tem florescimento constante desde a primavera até o outono, isso deixa o seu jardim sempre bem florido, inclusive no verão. É muito popular em regiões montanhosas e temperadas, pois no ano de 2008, ela foi escolhida como a perene do ano pela Associação de Plantas Perenes.

Dálias – pertencente à família das Asteracea, é um gênero de flor que denominado herbácea de porte médio e perene. Quando chega à fase adulta, pode atingir até 1,50 m. Existem várias espécies de Dálias, em várias formas e cores diferentes, portanto elas são uma ótima opção para um jardim bem decorado, diversificado e colorido.

Lírios de dia – são plantas herbáceas, com rizomas, perenes e são popularmente conhecidas por esse nome, por desabrocharem no período da manhã e se fecharem perante a noite. Apesar de ter esse nome, não são propriamente dito Lírios verdadeiros, mas são muito populares por apresentarem grande variedade de formas e flores.

Lírios de dia

Lírios de dia

Coleus – planta herbácea também que é muito utilizada na decoração de jardins, alpendre e pérgola. São muito conhecidos devido ao seu grande tamanho, e as cores amarelo, vermelho, rosa, roxo, verde e castanho que podem ser encontradas. São plantas totalmente tropicais q se adaptam muito bem com ambientes de temperatura elevada, por esse motivo é que são idéias para se plantar em um jardim e ver florescer durante o verão.

Zinias – é uma flor que se destaca pelo tamanho do seu caule, e ela também se desenvolve bem em ambientes quentes, mas tem preferência por terra abundante em húmus. Tem porte bem elegante e é muito usada para ornamentação de jardins. Sua altura pode chegar a até um metro de altura.

Vinca – é uma espécie de planta bem rústica, exige pouca manutenção e é de pouca necessidade também. Possui flores delicadas e simples que apresentam o centro com tonalidade mais forte. Embora existam diversas variedades de vinca, com flores de pétalas mais estreitas ou mais largas em cores como o vermelho, roxo e branco, a florzinha branca com o centro róseo ainda é a mais comum. É uma planta que pode ser cultivada em local com alta temperatura e sua plantação exige o mínimo de solo fértil, mas que seja corretamente fertilizado, além de regas regulares.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *