Botânica: Conheça a Orquídea Galeandra

As flores, na maioria das vezes, alegram a nossa vida por completo. Quando temos as cores dessas plantas para iluminar o lar e o jardim, com certeza é impossível ficar triste. As favoritas de muita gente são as orquídeas, que também não estão muito caras no mercado. As orquídeas são flores pequenas mas que possuem cores fortes. Por esse motivo, elas são as escolhidas para presentes, decorações ou apenas para enfeitar o seu quintal. O que muitas pessoas não sabem é que esta flor possui diversas espécies e não apenas as tradicionais que vemos nas floriculturas e nos mercados. Uma dessas espécies é a Galeandra.

Orquídea Natural

Orquídea Natural

A Galeandra está sendo bastante estudada porque pode ser encontrada na nossa imensa Floresta Amazônica, ainda que não hajam tantos impulsos na área botânica brasileira. Ela pertence a família das orquídeas (Orchidaceæ) e foi intitulada pelo pesquisador botânico John Lindley, publicando seus estudos em “Illustrations of Orchidaceous Plants sub pl. 8″, no ano de 1832. A planta foi tipificada com o nome de Galeandra Baueri pelo próprio pesquisador durantes os seus estudos  a identificação das principais características das orquídeas deste gênero.

Quando Lindley estava procurando a espécie para estudar, ele utilizou uma planta coletada em Caiena, na Guiana Francesa. Desde este momento, ela foi usada em toda a sua base de estudo, não só para as Galeandras e sim para todo o gênero das orquídeas.

Significado do Nome

O nome Galeandra vem em parte do latim e do grego: “galea” significa “capacete” e do grego, a palavra “andro”. Seu significado remete à palavra homem, no sentido “espécie masculina”. Todo esse significado faz referencia a antera das flores do gênero que parecem um capacete, literalmente.

Os Tipos de Espécies

As Galeandras possuem diversas espécies e que estão espalhadas em diferentes grupos botânicos. São mais de 15 espécies diferentes e com características diferentes entre elas. Abaixo, segue a lista de algumas das espécies de galeandras presentes apenas no Brasil, mais precisamente na Floresta Amazônica:

Presença da Galeandra no Brasil  

A maioria das  espécies de Galeandras encontram-se em território brasileiro. Só na Floresta Amazônica são milhares delas, gerando estudos aprofundados sobre a espécie. São espécies terrestres, epífitas, rupícolas, humícolas e outras nativas da América Tropical, tendo apenas uma espécie predominantes no continente asiático, presente no sudeste. Com todos esses números de espécies, o mais normal é que a planta tenha diversos habitats, com grande adaptabilidade entre eles. No Brasil, por exemplo, as Galeandras preferem os solos arenosos e campos secos. Elas também tem grande adaptação em brejos, locais úmidos e matas abertas.

As Flores e Folhas da Galeandra

Dependendo da espécie de Galeandras, elas têm características peculiares quando falamos das suas flores e folhas. Muitas delas não possuem muitas flores, ainda que as mesmas sejam muito vistosas e coloridas. Algumas espécies têm flores mais curtas e outras mais longas, mas em sua grande maioria, as flores apresentam tamanho grande. As pétalas costumam varias em cor e possuir mesclas de diferentes tons, caracterizando a particularidade de cada espécie.

As folhas só aparecem na parte superior da planta e possuem pouca quantidade. Quando a espécie é terreste, as folhas costumam ficar enterradas. Muitas espécies podem ser identificadas e diferenciadas apenas pelas folhas e flores. Algumas espécies de Galeandras também possuem frutos, o que também pode ajudar na diferenciação de uma espécie para outra. O fruto dessas plantas fica encapsulado e possuem sementes pequenas e numerosas.

A Galeandra Fora do Território Nacional  

As Galeandras, ainda que em pouco quantidade, podem ser encontradas em mais de 30 espécies espalhadas fora do Brasil. Elas podem ser encontradas desde o sul da Flórida e do México, atravessando toda a América Central, Índias Ocidentais e a América do Sul até o Paraguai.

Orquídeas Fora do Brasil

Orquídeas Fora do Brasil

Na Floresta Amazônica  

Ainda que a maioria das orquídeas Galeandras esteja localizada nesta grande floresta, a quantidade de estudos é bastante limitada. Não há recursos suficientes para aprofundar a identificação das espécies naquela região. Os estudos que ainda estão sendo impulsionados fazem parte do projeto “Flora Brasiliensis”, que inclui 11 espécies. Muitas das descrições já feitas na área são apresentadas de forma resumida justamente pela limitação dos estudos. Também existe a falta da chamada chave taxonômica, que restringe o reconhecimento das espécies.

Para que esse projeto possa tomar um rumo diferente e mais aprofundado, os pesquisadores pedem pelo fornecendo da chave de identificação, descrições completas e detalhadas, ilustrações das galeandras e suas diferentes espécies, dados sobre época de floração e distribuição geográfica para as orquídeas da região.

Métodos e Projetos já Existentes

Existe um projeto feito posteriormente chamado “Estudo e Conservação de Orquídeas da Amazônia Brasileira DBO-MPEG”. Muitos estudantes se espelham neste projeto, com coletas feitas na floresta amazônica, para construírem as suas teses sobre botânica e para aprofundar futuros estudos em suas respectivas universidades.

Galeandras em Casa

As Galeandras são espécies como qualquer outra orquídea. Elas podem ser tratadas como qualquer outra espécie dentro de casa. Também são uma boa opção para serem dadas de presente, devido as suas cores vistosas e suas flores largas. Em casa, as orquídeas não precisam de cuidados tão especiais assim e podem ser tratadas com água e terra úmida, assim como as tradicionais.

Para cultiva-las em jardim, também é uma ótima opção, visto que a sua sobrevivência a céu aberto também é longa.

Onde eu posso encontrá-las?

Em qualquer floricultura encontramos as espécies “Galeandras” para vendas. Não sabemos muito bem qual é a sua origem, já que ela se apresenta tão diversificada do modo que vimos anteriormente. Ela pode vir de outros continentes já mencionados acima, mas é mais provável que sejam cultivadas em solo brasileiro. Nos supermercados que possuem parte onde se venda flores, também há grande chance de você encontrá-las.

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • tenho algumas orquídeas e queria adquirir
    mais alguns exemplares más aqui onde moro é muito complicado, é raro aparecer alguma exposição e nas floriculturas quando encontra algumas são as mais conhecidas . o que faço pra adquirir mais algumas espécies?

    Jesus 11 de fevereiro de 2014 0:10 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *