O cultivo e o manejo de plantas, em geral, requerem em sua maioria de cuidados, que vão desde o preparo correto da terra, com adubos e similares para receber a planta, a escolha correta de sementes para o seu plantio e semeadura a irrigação e cuidados com os predadores e pragas, a poda e seu aproveitamento final de espécie.
Origem do Girassol
A botânica dá como seu habitat natural a América do Norte, e seu nome “Girassol” vem exatamente pelo fato de que ela gira em direção ao sol, buscando sua energia vital, também muito boa e necessária ao ser humano, e resplandece com imponência. Planta que alcança dimensões grandiosas, muitas passando de 1,50 metros de altura, chegando ainda a níveis muito maiores. Largamente difundido e tolerado, o plantio do girassol oferece quando feito em grandes quantidades, uma beleza impar, capaz de mexer e impressionar os mais diferentes tipos de pessoas, idades e condições humanas. Um campo de girassol bem cuidado e florescendo, é uma imagem que com certeza não sairá de mente de quem tiver o privilégio e prazer de experimentar esta experiência singular ao vivo.
Finalidades e Aproveitamento do Girassol
Cultivo para a produção de grãos é uma das opções de quem tem interesse comercial para tal planta. A semente e os grãos de girassol têm um fator medicinal predominante, que ajudam inclusive no combate ao colesterol mau, como e como você pode conferir no site a seguir: http://vilamulher.terra.com.br/beneficios-da-semente-de-girassol-11-1-70-655.html. É importante salientar que são pesquisas confiáveis, e que seus poderes “curativos e fitoterápicos”, não devem substituir o tratamento médico já iniciado ou mesmo em andamento. A utilização destes grãos e sementes contribui e completa de forma salutar a luta no combate as doenças e não tem apenas uma função curativa e “miraculosa”.
Outras Funções do Girassol
Sementes de girassol são também tratadas e preparadas quimicamente com a finalidade de exterminar ratos por exemplo. Alguns raticidas são injetados nestas sementes, que os roedores adoram, e são comercializadas para o controle destas pragas. Muito eficiente, pois estes animais não detectam o veneno nem a armadilha por trás dela, e uma vez em contato, seja com as patinhas para “fuçar” seja mesmo tocando com a língua e a boca, o veneno imediatamente entra em ação, e a sua eficácia é muito alta neste quesito. Vale lembra que o rato ao tocar se contamina, e com isso ao tomar contato com outro tipo de alimento, ele se contaminará, e mesmo que não faça isso, eles acabam sempre usando a boca e apropria língua para se livrar do agente agressor, o que lhes causa a morte.
Óleo de Girassol
Produzido e desenvolvido através da planta, grãos e semente, num processo industrial que remetem a séculos passados, o óleo de girassol é uma realidade nas prateleiras de muitos supermercados e quitandas em todo o País. Além de seu aroma peculiar e agradável, sua leveza e sua constituição física diminuem os efeitos nocivos da fritura, o que proporciona ao ser humano uma melhor condição de vida. Os óleos vegetais são uma necessidade na culinária, e a utilização do óleo de girassol, pode atenuar em muito os males causados por este uso diário na confecção de alimentos e afins, podendo inclusive ajudar no combate a males já preexistentes.
Sementes Para o Alimento Animal
Os grãos e sementes de girassol não ajudam e servem apenas para o uso medicinal, para a administração de venenos, e nem tão pouco apenas para o uso industrial e finalidades dos seres humanos. Estes grãos são utilizados na alimentação de muitas espécies animais, tais como os pássaros, sejam ao ar livre, atacando as plantações, sejam em cativeiro servindo de base alimentar e saudável a espécies por nós “aprisionadas” e mantidas em cativeiro. Na natureza livre, o consumo por parte dos pássaros ajuda na disseminação e na proliferação das plantas, pois as sobras que caem de seus bicos acabam fertilizando outras áreas, mantendo com isso em sua região o equilíbrio natural das plantas.
Infinidade de Valores
Devido a seu teor nutricional, o girassol oferece muitos benefícios e vantagens ao homem, que se beneficia, tanto no campo estético, como alimentar, além de poder manter uma dieta saudável, rica em proteínas e vitaminas, largamente encontradas em seus grãos e sementes. Você pode conhecer alguns destes valores vendo o, link a seguir: http://www.cantinhovegetariano.com.br/2007/05/semente-de-girassol.html. Seu valor nutritivo não substitui, entretanto outras necessidades que o organismo necessita então uma alimentação rica em alimentos provindos do girassol, não significa uma alimentação apenas com esta planta. Necessário é saber fazer um balanceamento adequado e que lhe traga todas as necessidades de proteínas e vitaminas que o organismo necessita.
Outras Funcionalidades do Girassol
Uma planta grande e imponente não poderia ficar de fora dos arranjos florais, e esta é mais uma atividade comercial e lucrativa para quem deseja cultivar esta planta milenar. Belos arranjos, com plantas bem cuidadas e acondicionadas, pode ser um belo presente a alguém em um dia especial. Presentear alguém com um arranjo de girassóis significa desejar muitas felicidades, já que ela é considerada a “flor da felicidade”, mas não se para por aí já que existem outros significados também, muito importantes, e alguns vocês pode conferir a seguir:
http://www.significados.com.br/flor-de-girassol/
Girassol no Jardim
Os amantes da floricultura em geral não podem deixar de ter uma espécie desta em seu jardim para ornamentá-lo. O girassol, pela sua beleza, imponência, vivacidade de cores, é um ótimo arranjo floral para quem quer se destacar num jardim florido e receber com isto inúmeras e variadas palavras de puro elogio. O girassol precisa de cuidados especiais, que já vimos e indicamos, mas o resultado final vale a pena, o cuidado e o manejo são a porta de entrada que nos dará no futuro a aparição das pétalas, o resplendor das cores, e o significado de “felicidade” intrínseco em sua essência, fazem deste “gigante” da botânica uma espécie quase única na natureza, e isto por si só, já bastaria para decidir e plantar uma espécie desta em cada jardim do mundo.