Como Fazer Horta De Temperos Em Casa Ou Apartamento

Para quem gosta de cozinhar, não há melhor coisa que uma mini horta de temperos caseira, já que alem de oferecer praticidade os temperos frescos são um grande diferencial no sabor da comida. A dica também serve para quem é adepto da comida saudável, os temperos frescos possuem todas as propriedades nutritivas diferentemente dos secos, que já perderam a maioria.

A horta de temperos é super fácil de fazer somente temos de seguir alguns conselhos básicos para a sua manutenção e plantio, o resto é saborear o que a natureza nos oferece.

Como Fazer Horta De Temperos Em Casa Ou Apartamento

Como Fazer Horta De Temperos Em Casa Ou Apartamento

Por Onde Começar?

O principal é a escolha do local onde vai ser colocada a horta, no caso de apartamentos as sacadas das janelas são sempre uma ótima alternativa para quem não possui uma sacada ou varanda, agora se tiver uma delas dá para alem de ter uma horta de temperos, um cantinho verde decorativo que sempre dá um charme diferente.

O que deve ser observado em qualquer uma destas alternativas é a incidência do sol durante o dia, o melhor sol para qualquer tipo de planta é o sol matinal, já que ele é menos forte e oferece menos riscos à saúde das plantas pois a incidência direta durante o dia pode ocasionar o ressecamento da planta e da terra tendo como consequencia doenças indesejáveis ou a morte das mesmas.

Todas as plantas precisam de pelo menos 4hs (quatro horas) de sol por dia.

Por Onde Começar?

Por Onde Começar?

Como Realizar o Plantio:

Existem varias opções, se você mora em casa e tem um quintal pequeno ou um canto onde possa ser feita uma mini horta de temperos é bem fácil, realize a limpeza do local retirando ervas daninhas manualmente e posteriormente arando a terra com um pequeno rastilho facilmente comprável em qualquer casa de jardinagem.

Após este pequeno início, coloque um pouco de adubo na terra e espere mais para o final da tarde para colocar as sementes na terra. No início, as sementes precisam de mais água para germinarem, mas não é para inundar a terra, a forma correta de regar a horta é percebendo com os dedos se a terra esta suficientemente úmida. Se sentir que ela esta levemente ressecada está na hora de botar água.

Agora se você mora em apartamento, ou não possui quintal em casa, mas quer ter uma hortinha, também tem jeito, você pode comprar os vasos para plantio longos que são facilmente colocáveis nas sacadas das janelas ocupando pouco espaço ou então plantar os temperos em vasos pequenos a médios, individuais, para cada tempero que for plantar.

De resto, basta seguir as mesmas instruções que citei acima e fazer o plantio, com o diferencial que para vasos temos de colocar 1 parte de areia, 2 partes de adubo e terra comum. Isso quer dizer, divida o vaso em 3 partes iguais e pronto, a areia fica no fundo,  e a terra misturada com o adubo por cima, coloque a semente na terra e pronto. Periodicamente (de 6 em 6 meses) adube a terra e sempre que necessário, principalmente na parte da manha regue a planta.

Uma Dica De Decoração Com Horta De Temperos:

Você pode também ter uma horta que fica acima do nível do chão, fazendo uma mini prateleira para colocar os temperos de forma que eles fiquem bem acomodados na parede tanto da cozinha como na área de serviço, ou então fazer um varal de vasos.

Para fazer o varal, existem algumas opções super interessantes, desde latas de alumínio de leite em pó até garrafas pet que podem ser usadas tanto na vertical como na horizontal. Basta você colocar uma barra de ferro na janela da cozinha e dependurar os vasos de temperos que podem ser pintados de cores diferentes. Você também pode usar caixotes de fera para fazer uma prateleira ou então dependurando na parede os vasos de forma individual, criando uma harmonia entre na sua distribuição.

Também há a opção de colocar uma tela de ferro, que você pode comprar em lojas de material para expositores, e dependurar os vasos de forma aleatória com um arame na tela.

Enfim, existem inúmeras opções de fazer a horta ficar bonita e charmosa, somente basta usar a sua criatividade e dar assas ao seu estilo para fazer algo que tenha a ver com a sua casa e a decoração da mini horta vertical ou horizontal!

É Hora De Plantar o Que Eu Planto?

As plantas mais comuns usadas nas mini hortas de temperos são o manjericão, manjerona, salsinha, cebolinha e alecrim. Mas há uma grande variedade, por exemplo, hortelã, Salvia, coentro, erva-doce, camomila, tomilho, orégano, etc. tudo depende do que você gosta de por na comida e se há espaço para plantar.

Todas As Plantas Tem Um Momento Certo Para o Plantio

É necessário observar a época certa para o plantio de cada tipo de tempero, já que sem querer podemos fazer a escolha do momento errado e prejudicar o crecimento saudável da planta. Na hora de comprar as sementes, leia nas instruções contidas no envelope a melhor época para o plantio daquela espécie, já que isso interfere diretamente no sucesso da horta e alem de não perder as sementes obedecemos o tempo natural de cada uma.

Onde Comprar As Sementes e o Material Necessário?

É muito simples, hoje podemos efetuar a compra destes materiais até pela internet, mas é muito melhor ir à loja e ver todas as opções disponíveis e comparar os preços. Lembrando que é muito mais saudável para a planta se o vaso for de barro e se usarmos matérias 100% orgânicos, sem adição de produtos químicos, já que como tudo que vem direto da natureza é mais confiável e não nos oferece riscos à saúde.

Cuidados Com a Nossa Saúde Na Hora De Fazer o Plantio:

É importante que não esqueçamos algumas recomendações feitas pelo Ministério da Saúde. Em primeiro lugar, não coloque pratinhos coletores de água nos vasos por causa do mosquito da dengue, já que o pernilongo adora estes pratinhos e sempre acabamos esquecendo de jogar a água fora ou de virá-lo de cabeça para baixo, o que acaba fazendo desnecessário o seu uso.

Somente use terra de fontes confiáveis ou 100% natural, não pegue terra em qualquer lugar para fazer o plantio de plantas de qualquer espécie, principalmente as comestíveis, já que não sabemos a origem delas, ela pode conter produtos tóxicos ou resíduos de lixo como vidro, agulhas, pregos, etc. O que pode vir a prejudicar a sua saúde.

Por último, o que é muito importante de lembrar, as plantas absorvem tudo o que há na terra, isso vai de nutrientes até elementos tóxicos, por isso da importância de não usarmos produtos de origem química na horta. Tudo que ela absorve nós absorvemos também, durante a nossa alimentação, e pode vir a nos dar transtornos posteriores.

Fernanda Ocanto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *