A primavera é a época das flores! É quando os jardins estão mais coloridos e as ruas repletas de belezas naturais como a das margaridas, violetas, rosas e muitas outras espécies que se abrem nesta época do ano. Tal época do ano também é ótima para dar flores de presentes para quem se ama, já que os buquês estarão mais bonitos e atraentes, até mesmo para os animais que adoram o pólen das flores. A primavera tem um significado muito alegre para alguns e principalmente para aquelas que sabem admirar o perfume e a beleza de certas espécies. Neste artigo, você vai aprender tudo sobre a floração na primavera.
A Floração Como Ela é
O processo da floração depende de muitos fatores externos como temperatura, disponibilidade de nutrientes, água e é claro, a luz para que a fotossíntese possa ser realizada. A floração nada mais é do que a época em que as flores desabrocham e deixam de ser os botões fechados que eram nas épocas passadas do ano.
Os primeiros senais de que as flores estão desabrochando é a explosão de cores que ficam me meio ao seu jardim com a chegada na primavera. As espécies vão variando quanto a floração e de acordo com cada região de cultivo.
As Flores da Primavera
Hortênsias: Essas flores são ideais para quando chega a primavera pois suas espécies possuem diversas cores. Ela se desenvolve bem em climas amenos e estão adaptadas a regiões serranas e sul do Brasil. Suas cores variam de acordoo com a composição do solo. Segundo especialistas é um grande erro afirmar que ão as espécies de hortênsias que variam em cor, já que a coloração variada depende mesmo é da terra em que é cultivada. No Brasil, a cor mais predominante da espécie é a violeta.
- Flores Rosas: necessitam de solo alcalino para se desenvolverem.
- Flores Violetas: é recomendado que para esta cor florescer, é preciso um solo bem ácido
- Flores Brancas: O solo neutro é que faz as flores brancas aparecerem
Agapantos: Para estimular a sua floração na primavera, é preciso desentouceirar os canteiros com as plantas. Isso acontece porque os agapantos são espécies rizomatosas. Quanto aos tratos culturais, os agapantos são pouco exigentes. Mesmo assim, não deixe de limpar os canteiros para facilitar o seu desenvolvimento. Isso também irá produzir e fazer com que novas mudam apareçam com o passar do tempo.
Rosas de Escalada: “As rosas de escalada são flores perfumadas que são muito utilizadas na decoração de um alpendre, pérgola, arco ou coluna”. É o que dizem os especialistas a respeito desses rosas que florescem quase o ano inteiro. Elas são muito resistentes a qualquer tipos de pragas e doenças. São ótimas para cultivar na primavera por causa da beleza que ela irá trazer ao seu jardim. Os profissionais afirmam: “As rosas de escalada dão-se melhor quando são plantadas numa terra húmida e bem drenada e a fertilização do solo deve ser realizada nas estações da primavera, verão e outono.”. É muito importante destacar que as rosas podem atingir cerca de 6 a 10 metros de altura e 60 a 150 centímetros de largura.
Flor de Mel: Esta espécie, também conhecia pelo nome de Álisso, doce Álisso e açafates de prata, pertence a uma classe de plantas com perfume inigualável: Produz inflorescências com muitas flores pequenas, que podem ser de coloração branca, rosa, alaranjada ou roxa. A flor de mel necessita de estar estrategicamente colocada num jardim, dado que precisa de apanhar muito sol para crescer de uma forma saudável” dizem os especialistas da área. O solo para o seu cultivo deve estar bastante úmido e bem drenado. Durante a primavera, a terra também deve estar bem fertilizada.
Dedaleira: Ela tem um design muito excêntrico e é por isso que traz sua linda beleza para os jardins na primavera, quando a mesma floresce. ” É também conhecida como “campainhas” pelo formato das suas flores e distingue-se das demais por ser uma erva lenhosa ou semi lenhosa venenosa.” afirma os profissionais na área de jardinagem. A dedaleira pode ser considerada uma planta medicinal: ” Ela contém nas suas propriedades a digitalina, um elemento muito eficaz no tratamento da arritmia ou insuficiência cardíaca. Por outro lado, ela é muito utilizada como planta de decoração, graças às variedades hortícolas de flores róseas ou brancas que apresenta”. Mesmo assim, é preciso ficar atento ao plantio da espécie já que ela possui diversos elementos tóxicos. Por isso, seu manuseio requer bastante atenção.
Margarida de Shasta: É uma das flores mais belas conhecidas no mundo todo. ” A margarida de Shasta deve ser cultivada num solo fértil e deve ser constantemente regada para que a beleza das suas flores“. Durante a primavera, a sua simplicidade impera nos quintais e jardins do mundo todo.
Asessippi Lilás: É um tipo de arbusto, mas que dá flores bastante coloridas na primavera:” Trata-se de uma planta que proporciona uma fragrância a lavanda muito refrescante e o seu período de florescimento acontece durante a primavera.”. O solo para o cultivo desta planta deve ser devidamente fertilizado e bem drenado para que a espécie possa se reproduzir de forma natural: “Ela pode chegar a crescer entre os 10 e 12 metros de altura.”.
Cravina: “Trata-se de uma flor que pode ser cultivada num solo húmido e bem drenado ou em vasos de cultivo específicos. Ela apresenta uma folhagem prateada e rosa fluorescente com um perfume picante e é uma das plantas mais utilizadas na constituição de um jardim.”. Os especialistas adoram a cravina por ela ter uma cor diferenciada. A planta floresce somente durante a primavera, onde a mescla de cores super interessantes deixam o quintal super colorido para a chegada desta época.
Abelha Azul: A planta tem uma tonalidade de azul que alegra qualquer ambiente. Segundo os profissionais: “O seu cultivo é feito através de sementes que devem ser plantadas num local com exposição plena ao sol e em terreno fertilizado. É uma planta que exige um solo arenoso, permeável, bem drenado e é por isso que necessita de ser frequentemente irrigada.”