Os Minerais Vermiculita e Perlita

A Vermiculita, ou Vermiculite, nada mais é do que um mineral que é composto pela hidratação de alguns minerais vindos do basalto, com uma formulação química equivalente a (MgFe,Al)3(Al,Si)4O10(OH)2.4H2O.

Este tipo de material costuma sofrer expansão quando lhe é aplicado o calor. Além de ter uma alta capacidade de troca de cátions o composto consegue ser utilizado de forma comercial principalmente na sua forma expandida nas construções civis, agricultura e também poderá ser eventualmente associado a asbestos ou seja um tipo de amianto, material flexível com grande resistência química que é utilizado em obras ou mesmo em tecidos.

O Mineral Vermiculita

A vermiculita nada mais é do que um mineral bastante semelhante a mica, que é formado de forma essencial por silicatos que foram hidratados de alumínio e também magnésio. Quando esta for submetida a um aquecimento adequado a água que fica contida no mineral entre as suas várias lâminas costuma se transformar em vapor o que faz com que várias partículas explodam e sofram uma transformação virando os chamados flocos sanfonados. Cada um dos flocos expandidos podem aprisionar consigo algumas células de ar inertes, o que deverá conferir ao material uma grande capacidade de isolação para ser aplicado inclusive em locais elétricos.

Este produto também é obtido através de compostos inífugos e inidoros, não irritam a pele nem mesmo os pulmões, apresentando assim uma baixa condutividade elétrica, sendo isolante térmico, além de absorvente acústico. O composto não se deteriora, possui baixa condutividade elétrica, é isolante térmico e serve também frequentemente como absorvente acústico. Ele apenas é atacado por ácido Fluorídrico a quente podendo absorver até cinco vezes o seu peso em água, é lubrificante e possui características semelhantes a todos os materiais filtrantes. 

Aplicação da Vermiculita Expandida

A vermiculita é utilizada frequentemente na construção civil, como isolante térmico para lajes e paredes, levando em conta um fator de ser um agregado leve para concretos estruturais. Progete as lajes de cobertura de impermeabilização bem como os miolos de divisórias de portas corta fogo.

Oferece câmaras a prova de fogo, servindo também de forro decorativo e acústico a prova de fogo. O mineral ainda oferece uma proteção interna de recuperadores de calor a lenha e isolamento quando necessário nestes tipos de hottes de lareiras e também recuperadores. 

Aplicação na Indústria

O mineral expandido é utilizado na indústria em materiais como tijolos e argamassas isolantes, isolantes térmicos e anti corrosivos, é grande isolante térmico para frio e calor em construções navais, embalagens á prova de choques e também fogo, elementos filtrantes.

Utilização na Agricultura

É utilizada para condicionador de solos, veículos e contentores de nutrientes, bem como inseticidas, herbicidas, fungicidas e fumigantes, o que evita o arrasto pela chuva ou mesmo a irrigação, retentor de solos com água para que fiquem permeáveis e isolamentos de superfícies do solo preparado através de sementeiras.

O mineral é largamente utilizado nesta escala, e ainda existem diversas pesquisas pois estima-se que o mineral também possua outros tipos de propriedades para outras funções, é um mineral novo que foi descoberto há apenas 30 anos. 

A Perlita e sua Utilização no Mercado

A formação da Perlita vem a acontecer através da nucleação e do crescimento bem como a expansão do material que é rochoso, onde se formam microestruturas grosseiras em temperaturas altas para este tipo de transformação, por exemplo, em uma temperatura relativamente baixa é possível se produzir camadas espessas tanto em fase ferrita como também fase cementita.

Este tipo de micro estrutura é chamada de perlita grosseira. Esta formação da lamelas grossas poderá ocorrer pois em temperaturas altas, ocorrem taxas de difusão do material, e o átomos do carbono se difundem com outras substâncias, e com a redução desta temperatura a taxa de difusão tende a diminuir e as camadas do material se tornarem mais finas. A estrutura é considerável com camada sfinas produzidas em uma temperatura superior a 540°C é denominada perlita fina. 

O Que São as Perlitas?

São minerais de origem vulcânica inerte, que quando estão expandidos através do calor, resultam em um produto leve e branco, com a forma de grãos. Este tipo de material quando moído e aquecido há mais de 900ºC se expande (de 4 a 20 vezes seu volume original), a água se evapora durante este processo de aquecimento o que poderá formar uma infinidade de pequenas bolhas de ar seladas e também conectadas entre si.

Estas bolhas são responsáveis diretamente pelo baixo peso e também as excelentes propriedades físicas da perlita. Um outro diferencial interessante é o auto controle durante o processo de expansão e trituração, o que poderá conferir ao material características bastante interessantes  e essenciais para alguns tipos de processos específicos.

Como propriedades deste material ocorre a aplicação em várias áreas como por exemplo auxiliar de filtração, isolantes térmicos e acústicos bem como cargas funcionais, absorventes funcionais entre diversas outras aplicações. 

A Perlita é um produto que pode ser encontrada em apenas alguns lugares do mundo. A grande característica que a difere dos outros materiais e minerais vulcânicos é a sua capacidade de se expandir, quando aquecida em temperaturas altas de quatro a vinte vezes do seu volume original. O material é inorgânico e não deteriora e ainda resiste aos insetos, preenchendo os vazios e cavidades existentes das paredes e também blocos.

A utilização da Perlita em misturas de substratos para vados, floreiras, permite que o usuário possua uma germinação muito mais rápida, e também um perfeito desenvolvimento da planta, pois possui capacidades de manter ótimos níveis de temperatura e também umidade, enquanto oferece uma adequada drenagem. A capacidade de aderência das raízes poderá reduzir consideravelmente o impacto da troca de lugares das plantas por exemplo.

Devido a sua capacidade de isolamento térmico a Perlita é excelente para cobrir sementes, principalmente em zonas que são expostas ao sol e altas temperaturas durante o dia, oferece também proteção as germinações resistindo bastante ao musgo superficial e também ao crescimento de algas que possam interferir no crescimento das plantas.

O baixo peso do material é excelente para vasos e sacadas e no paisagismo é utilizada para substituir um total de areias misturadas a substratos. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jardim

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *