Decorar uma casa ou ambiente nunca foi tarefa fácil. É preciso ter uma grande noção de espaço, iluminação, cores, mobiliário e muita criatividade aliada a bom gosto. Muitas vezes o uso de uma planta no ambiente, deixa tudo mais interessante e bonito.
No caso uma opção bem interessante é criar um jardim tropical. Principalmente para casas com varandas, esse tipo de jardim favorece para que a casa fique com um ambiente muito mais harmônico, feliz e com uma presença maior da natureza.
Como a maioria das pessoas vive em grandes cidades que parecem mais uma grande selva de pedra, ter a chance de trazer um pouco mais de verde para o dia a dia, é uma chance única.
Vídeo:
Principais Dicas Para Montar Um Jardim Tropical
A criação de um jardim tropical exige um pouco de conhecimento dos conceitos básicos da jardinagem e logicamente uma dose de criatividade pessoal. Eis algumas dicas:
- Pessoas que moram em locais com pouco espaço disponível como apartamentos devem optar em jardins que cresçam em sentido vertical, onde uma opção para favorecer o crescimento é o uso de suportes com fibras tropicais.
- Outro detalhe é que as plantas fiquem em uma posição onde consigam receber a luz do sol e também espaço para facilitar a sua respiração.
- Também é bem importante utilizar diversos tipos de vasos diferentes, com cores, tamanhos e design que combine com a casa.
- Uma opção é usar ripas de madeira para pendurar os vasos na criação do jardim tropical.
Vídeo:
Plantas Que Podem Ser Usadas Para Montagem De Um Jardim Tropical
Na hora de começar a criar um jardim tropical é preciso usar as plantas mais adequadas para aproveitar o máximo do ambiente. Algumas sugestões são:
- Helicônias: São plantas com um porte bem robusto, que oferece diversas flores com cores bem exóticas e bastante variação, podendo predominar o verde, rosa, amarelo, laranja e vermelho. Chega a atingir até 2 metros de altura e se desenvolve muito em vasos e canteiros.
- Gengibre Azul: Esse é um arbusto belíssimo com ampla distribuição em áreas tropicais e também subtropicais, com flores azuis que florescem quase todo o ano. Sua coloração é impressionante.
- Acácia: Pertencente a família das leguminosas com mais de 1200 espécies essa espécie arbórea era tida pelos antigos egípcios e hebreus como árvores extremamente sagradas, onde eram consideradas um símbolo do sol, pelo fato de suas folhas se abrirem aos primeiros sinais dos raios solares e se fecharem ao por do sol com o surgimento da escuridão.
- Bromélia: São plantas bem adaptáveis e com ótima resistência para sobreviver e o mais interessante em sua espécie é a grande variedade de formatos e combinações de cores diferentes. Sua principal forma de reprodução se dá pelas sementes e brotos que crescem em sentido lateral.
Além de algumas das plantas citadas acima outras espécies também são muito recomendadas para quem tem interesse em criar o seu jardim tropical. A saber:
- Pândalos
- Calatéias
- Estrelitzas
- Cheflera
- Palmeiras diversas
- Samambaias
- Filodendros
- Dracenas
- Árvores
- Costela de Adão
- Orquídeas
- Boungavilias
- Bananeira Ornamental
- Agaves
- Pequenas Flores
Dicas Essenciais Para Melhorar Ainda Mais o Seu Jardim Tropical
Localização: Colocar tudo no local certo é primordial para o sucesso do jardim. Se possível tente sempre observar o horário em que o sol e a sombra estão presentes no local. Esse detalhe é importante para saber qual a melhor espécie a ser usada, pois alguns tipos precisam receber sol durante muito tempo. Algumas plantas se dão bem com a sombra, mas dependendo do caso, se for uma planta de sol pode acabar morrendo.
Quantidade: Nem sempre um jardim bonito precisa necessariamente ser grande. Uma dica para quem quer um jardim menor é utilizar menos plantas com apenas duas ou três variações de espécies, para que o jardim não fique com uma grande poluição visual.
Estilo: É de extrema importância procurar certo padrão no estilo do jardim tropical. Definir quais são seus objetivos para a criação do jardim torna tudo mais bonito e interessante e também mais fácil na hora da criação. Criar uma imagem mental antes de começar a plantar, definindo se a meta é plantar legumes, ervas ou ainda flores.
Ajuda de um profissional: Em alguns casos procurar a ajuda de um profissional é de grande utilidade. Muitas ocasiões acabam trazendo muitas dúvidas sobre o que é melhor para o jardim que pode ser esclarecido com quem entende do assunto. Vale muito à pena investir em uma consultoria profissional.
Alguns cuidados na hora da compra: Mais uma vez é necessário ser prudente para comprar a planta ideal. Antes de decidir levar a planta, procure sempre ver na etiqueta que contem suas informações detalhadas, qual a quantidade de exposição solar a mesma suporta, a água, temperatura, etc.
Quem procura dedicar-se ao cultivo de legumes, o ideal é investir em pepinos, pimentas, tomates e alface. Mas quem pensa mesmo nas flores que crescem anualmente, os girassóis, calêndulas, zínias, cosmos e gerânios são uma ótima opção. Para as espécies mais perenes, é indicado as salvas, hemerocalis, ericáceas e até “amor-perfeito”.
A Sensibilidade Das Plantas
Muitos não acreditam, mas as plantas são dotadas de certa sensibilidade. O mais importante é sempre procurar cultivar as plantas com muito amor e transmitir isso da melhor forma possível.
Em alguns casos sempre é melhor que a planta seja cuidada apenas pelo dono e não por diversas pessoas. Pesquisadores têm realizado diversas pesquisas ao longo do tempo procurando tentar medir uma possível reação de emoção das plantas. O que tem resultado em algumas respostas intrigantes.
Sabe-se que as plantas exibem algum tipo de emoção bem sutil. Em certas situações principalmente ao som de uma melodia. O homem precisa aprender a entender as plantas. Sim elas são dotadas de intensa sensibilidade e sentimento e se assim não fosse como se explica quando uma planta murcha diante de uma ambiente negativo?
Na verdade elas conhecem muito mais do que nós seres humanos pensamos…