Como Plantar Courgettes no Jardim

Quando decidimos cultivar uma determinada planta em nosso jardim, temos que antes de tudo, saber exatamente do que essa planta mais precisa. Não adianta você gostar de girassóis, por exemplo, achá-los lindos e resolver cultivá-los em seu jardim, mas não saber absolutamente nada sobre essas flores. A sua plantação não somente se perderá como você terá algum prejuízo pelo que investiu em tal. Então sempre que decidir fazer esse tipo de cultivo, é bom pesquisar o máximo de fontes possíveis para que tenha certeza que está fazendo tudo certo e que suas plantas crescerão bonitas e saudáveis.

Então se tratando de saber um pouco sobre cada tipo de planta que você irá cultivar que vamos conversar e conhecer um pouco mais sobre a Courgette. Se você tem interesse em cultivar esse delicioso fruto muito consumido por nós brasileiros, atente-se a todas as nossas dicas para que sua plantação floresça perfeitamente.

http://www.youtube.com/watch?v=n3fnLU2Zvzk

O Que São Courgettes?

Os courgettes são as famosas abobrinhas que consumimos muito, principalmente cozidas ao molho e em pratos orientais. Conhecida também como jerimum mirim esse fruto pertence à família das cucurbitáceas, a mesma família da melancia, do melão, do pepino e da abóbora e se você analisar bem, todas essas frutas têm aspectos bem semelhantes como a casca e o excesso de água em sua composição, o que torna as mesmas bastante indicadas para consumo, pois por ter a maior parte de sua composição feita de água, o fruto apresenta baixíssima caloria.

Além da água, ainda podemos encontrar na courgette niacina e vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, potássio, fósforo, vitamina A e C.

Tipos de Courgette

Para ajudar no cultivo, você precisa também conhecer os tipos de courgettes que podem ser plantados no seu jardim. Existem duas categorias de courgettes: as rasteiras e as trepadeiras. Dentro de cada uma dessas categorias, você encontrará alguns tipos diferentes da fruta, que vamos conhecer separadamente cada uma delas.

Rasteiras:

  • Courgette Cocozelle
  • Courgette Tondo Chiaro di Nizza
  • Courgette Di Faenza
  • Courgette Striato D’italia
  • Courgette Aristocrat
  • Courgette Greyzini

Trepadeiras:

  • Courgette Spineless
  • Courgette Tromboncino
  • Courgette gold Rush
  • Courgette Condor
  • Courgette Séneca Milano
  • Courgette Roly Poly

As propriedades vitamínicas e toda a composição da fruta permanecem a mesma, a diferença em cada uma dessas categorias e tipos é em relação a cores e formatos.

Como Escolher e Semear a Melhor Courgette

Essa é a grande jogada para você que quer cultivar essa fruta no seu jardim. Você poderá comprar a semente ou a planta envasada, depende do tipo de cultivo. No primeiro caso você precisará tomar todos os cuidados desde a plantação até o crescimento da sua courgette e no último caso, você já terá uma semente plantada e a fruta já em fase de crescimento, precisando apenas que você cuide e trate para que possa colher vários frutos. Nessa segunda opção, é indicado verificar se a sua planta está saudável e sem nenhum tipo de machucado, pois como essas plantas são muito sensíveis, uma pequena pancada pode apodrecer facilmente o local afetado.

Para semear, o mais indicado é o período logo após a segunda ou a terceira semana da estação. Nesse período, você pode plantar as courgettes e deixá-la resguardada em um local com pouca luz. Quando já estiver no final da primavera, onde os dias estarão mais quentes devido a chegada do verão, você poderá transplantar aquelas mudas em um jardim ou até mesmo levar os vasinhos para um local arejado onde as pequenas courgettes recebam um pouco a luz do sol. Acrescente também um pouco de fertilizante e matéria orgânica da terra para ajudar no cultivo.

Se a sua courgette for do tipo rasteira, elas vão precisar de muito espaço, uma largura aproximada de 60 centímetros em espaço aberto para que elas cresçam livremente.

Mantendo as Courgettes

Esse não é aquele tipo de planta que requer uma atenção muito especial ou cuidados mais delicados, você precisa na verdade atentar mais para a questão do espaço, pois não oferecendo isso para sua plantação, com certeza as suas courgettes não irão se desenvolver corretamente. Cada planta produz cerca de 20 frutos e não tento espaço para estes, eles podem se machucarem e consequentemente apodrecerem, pois como comentamos mais acima, estes são frutos bem delicados e a casca bem sensível.

Temporariamente faça o desbaste do seu canteiro para possam florescer mais frutos. Para quem não conhece o termo, desbaste na jardinagem é o ato de escolher as melhores plantas de um canteiro. Nesse caso, retire as partes mortas, mas frutas machucadas ou podres e claro aquelas que já estão em época de colher.

Quanto a rega, você não precisa umedecer muito o solo, pois pode prejudicar o crescimento da sua planta, porém a planta em si precisa de muita água para crescer bem e se desenvolverem mais rapidamente. Então regue todos os dias a planta mas evite despejar muita água diretamente no solo.

Colher e Consumir

Essa talvez seja a parte mais prazerosa de todo o processo, pois você enfim terá o resultado de todo o seu esforço e se tiver seguido todos os passos corretamente, com certeza terá em mãos lindos courgettes.

O tamanho indicado para colher as frutas é de 5 centímetros de largura e de 15 a 20 centímetros de comprimento.  Corte sempre a haste da planta com uma distância média de 3 centímetros da sua fruta. Retire cada fruto separadamente e jamais jogue suas courgettes amontoadas em uma vasilha sem espaço suficiente para todas elas. De preferência coloque-as lado a lado para que nenhuma se machuque.

Para guardar, você pode deixá-las dentro de um saco plástico dentro da geladeira ou do freezer por no máximo uma semana. Se quiser congelar, lave-as bem e corte em fatias não muito grossas e deixe escaldando por cerca de 2 minutos e só após esse processo, que você pode congelar.

O consumo vai variar muito do seu gosto pessoal. Existem inúmeras receitas de saladas, molhos e pratos deliciosos que podem ser preparados com courgettes e também com a sua flor, pois esta também é comestível, principalmente frita.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jardim

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *