Como Plantar Aspargos no Jardim

Os cultivos e a plantação dos aspargos deverão ter como reflexo todo o comprometimento de quem realiza a criação deste tipo de plantação que deverá acontecer entre um médio e longo prazo, já que é um vegetal que demora bastante para crescer.

Saiba a seguir a melhor forma de se plantar aspargos nos jardins, e ainda procure adicionar um dos legumes que é considerado mais luxuosos e ainda ricos em proteínas bem como fazer toda a diferença e um bem em especial para a sua saúde e ainda lhe trazer diversos benefícios com seus nutrientes.

Existem diversos tipos de aspargos, e iremos falar um pouco deles a seguir.

Tipos de Aspargos

Se por acaso você tiver uma horta ou mesmo irá plantar um jardim de vegetais, procure ainda considerar semear aspargos, que certamente é um dos legumes mais suculentos, deliciosos e ainda sofisticados nas rodas de alimentos. Este alimento é rico em fibras, vitamina C, vitaminas B1 e B2, além de vitamina E e ácido fólico, fósforo, cálcio, magnésio, ferro, potássio, tudo isto extremamente utilizado principalmente para dietas de emagrecimento.

Com isto são bastante baixos em calorias, e ainda não possuem nenhum tipo de gordura nem mesmo colesterol. Os aspargos são considerados plantas perenes, que pertencem as famílias da Liliaceae, e apesar de podermos contar com mais de 300 variedades diferentes, apenas 20 delas são consideradas comestíveis. A sua produção é dividida normalmente em quatro variedades consideradas principais, e são elas as seguintes:

Os Aspargos Verdes

Que são uma variedade considerada mais comum no mercado, se caracterizando por sabores tenros e suculentos. Costumam ser bastante utilizados na preparação de saladas, e principalmente no verão, por ser um alimento mais refrescante, combinando muito com pepinos e ainda com tomates.

Aspargos Brancos

Estes são os tipos de aspargos que são mais delicados e adocicados, tem o seu plantio realizado embaixo da terra para que impeça o desenvolvimento de clorofila, criando uma coloração branca. De forma bastante comum os aspargos são encontrados em conservas podendo ainda ser utilizados frescos em algumas lojas gourmet específicas pois é um pouco complicado de se encontrar. Ele possui sempre um preço mais elevado do que a sua variedade verde, já que a sua produção é bastante trabalhosa e exaustiva, portando de um sabor totalmente diferente.

Aspargos Violetas / Verdes

É um tipo de aspargo que apresenta uma variação bastante interessante de misturas de cores, variando entre o violeta e o verde, tem uma distinção pela produção de rebentos mais carnudos, proporcionando um sabor sem igual, agradável e ainda exclusivo.

Aspargos Violetas

Esta é uma variedade de menor tamanho, do que as cores comuns verde ou branca, possui em torno de 2 a 3 centímetros de altura, representando um sabor muito mais doce e intenso que os demais espécimes. A sua cor violeta dos aspargos é devido a uma reação de antocianinas que costumam alterar as cores das plantas que possuem umas função para proteger contra a luz ultravioleta dos raios solares que podem penetrar no alimento e o danificar.

Além disto independente de sua variedade, os aspargos certamente são vegetais de muito simples preparação e contudo é preciso se ter muito cuidado para que se possa remover corretamente as partes lenhosas que não poderão jamais serem ingeridas.

Os Cultivos de Aspargos Como são Feitos?

O cultivo dos aspargos normalmente poderão acontecer de três formas possíveis, a primeira é realizada com a chamada sementeira direta, a segunda com a transplantação de plântulas contando um período equivalente a 10 e 12 semanas, e a terceira é a considerada plantação de coroas, contando com um conjunto de raízes que poderão ter um equivalente a 1 ano de idade.

É muito aconselhável na hora de se realizar a plantação e se deverá ter também muito mais sucesso caso plante coroas com equivalente a 1 ano de idade, este processo de plantação é considerado bastante simples, e se trata de um método específico que poderá gerar até mesmo um equivalente a três anos de cultivo.

No primeiro ano de cultivo, considerando bem o contrário do alface, este alimento não poderá ser colhido, deverá apenas se realizar determinadas operações culturais com a vista de maximizar todo o desenvolvimento da vegetação de massas foliares, assim como também os tratamentos chamados de fitossanitários que são necessários para se manter os aspargos livres de pragas e também de doenças que possam infestar o alimento.

No segundo ano de cultivo, deverá acontecer as operações culturais semelhantes as do primeiro ano, de forma que poderá ainda manter um bom desenvolvimento de cultura para que este sistema radicular possa assim se desenvolver acumulando reservas para os crescimentos de anos seguintes. E ainda em alguns casos, a partir do segundo ano de cultivo, os aspargos poderão ser colhidos, pois a sua parte comestível deverá estar pronta para ser consumida.

Para o terceiro ano de cultivo, podemos contar com os cuidados de cultura inicialmente nas colheitas de aspargos, o que poderá ir até o sétimo ou oitavo anos de cultura. E com isto apesar dos aspargos poderem alcançar um equivalente a 7 ou 8 anos de produção que seja contínua, a sua produção nos últimos anos vem cada vez mais diminuindo devido a uma série de problemas de pragas, doenças, e efeitos que as colheitas trazem para as plantas, levando ainda a uma diminuição bastante considerável de sua capacidade de reprodução.

Processos Para Plantação de Aspargos

Para que se possa realizar a plantação de aspargos nos jardins, é preciso se seguir de forma bastante criteriosa alguns passos diferenciados para os seguintes fatores.

Escolher um local para plantação, este que deverá ser selecionado em um local onde nunca se realizou alguma plantação de algum tipo de vegetal, reduzindo assim as possibilidades de houver contaminação do solo por fungos. O terreno ainda deverá estar limpo das possíveis ervas daninhas já que a existência delas poderá sufocar bastante o crescimento dos aspargos.

A fertilização do local com antecedência também é bastante importante para o cultivo, por este motivo é preciso se adubar até 30 centímetros de profundidade a terra.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jardim

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *