Cichorium Intybus: Tipos de Chicória

A Cichorium Intybus

A planta Cichorium intybus uma espécie silvestre, perene e que floresce no período de junho e setembro. Bastante comum nas bermas das estradas e nos campos principalmente nos solos calcários. Uma curiosidade é que essa planta cresce embaixo de uma pedra ou de qualquer outro obstáculo que lhe forneça calor e abrigo para a sua raiz.

Essa espécie é nativa da Europa e foi levada para a América do Norte e a Austrália, onde acabou se naturalizando. Essa planta pertence ao gênero botânico Cichorium que está incluso na família das Asteracerae/Compositae (a maior família de plantas de flor).

As espécies que fazem parte dessa família vivem nos mais variados habitats desde as regiões tropicais e subtropicais até mesmo às temperadas. São espécies com um grande valor biológico e comercial.

Características da Cichorium Intybus

A principal característica da Cichorium intybus e comum a todas as plantas que fazem parte da família Asteracerae/Compositae é a presença de inflorescências do tipo capítulo. Esse tipo de inflorescência parecem em forma e função uma única flor, porém, são compostas de um agregado de diversos pequenas flores.

A Cichorium intybus pode ser reconhecida facilmente pelas suas pequenas, mas lindas flores. Essas flores tem um azul intenso, os seus caules são angulosos. Uma planta que forma um arbusto muito ramoso, de caules eretos, rijos, mas flexíveis os quais acabam apresentando sulcos e alguns pelos. Podem chegar a atingir de 30 a 90 cm de altura.

Os caules dessa planta podem apresentar colorações variadas, indo do verde ao castanho avermelhado. Além disso, esses caules são praticamente desprovidos de folhas, a curiosidade é que as folhas se encontram maioritariamente ao nível do solo e formam uma roseta basal além de serem profundamente denteadas.

As Folhas Caulinares

As folhas caulinares são pequenas, esparsas, menos recortadas e frequentemente são providas de pequenos pelos com a base envolvendo o caule.  Ao longo do caule, na região das axilas das folhas, nascem as inflorescências de cor azul intenso que algumas vezes pode ser um azul pálido. Forma capítulos com cerca de 2 a 4 cm de diâmetro.

Esses capítulos são constituídos por um conjunto de lígulas de um número variável, protegidas por duas filas de pequenas brácteas de forma triangular. Essas brácteas interiores são maiores e aderentes, já as exteriores se curvam para fora. Para cada lígula existe um estame na cor azul que termina numa antera que também é azul.

As lígulas são denteadas na extremidade em geral com 5 dentes. Os capítulos tem a particularidade de fechar antes do por do sol assim como fazem outras folhas do mesmo gênero. De manhã os capítulos reabrem.

Polinização

O néctar e o pólen dessas flores são capazes de atrair diversos tipos de insetos em especial às moscas, vespas, besouros, abelhas e ocasionalmente algumas borboletas. A Cichorium intybus produz frutos que são secos e com uma única semente. Esses frutos são sulcados sem tufo de pelos, porém, com escamas denteadas no topo.

A dispersão é realizada através do vento ou mesmo pelos animais que passam por perto. É interessante lembrar que a raiz da Cichorium intybus é um tubérculo de cor castanha e de formato cônico e alongado, robusto e volumoso.

Outras Espécies

A Cichorium intybus deu origem a outras espécies cultivadas, todas vulgarmente, e chamadas de chicórias e com o mesmo nome científico. Isso pode trazer alguma confusão.

As espécies de Cichorium são cultivadas devido as suas folhas terem um sabor ligeiramente amargo e áspero, porém, com muitos nutrientes e baixas calorias. Essas folhas podem ser consumidas em saladas ou mesmo cozidas. Uma coisa importante é que essas folhas apenas devem ser consumidas enquanto as plantas são jovens.

Quando essas plantas entram em floração deixam de ser comestíveis. As variedades que são cultivadas pelas suas folhas são:

Almeirão ou Chicória-Amarga

O chamado almeirão ou chicória-amarga ter por nome científico Cichorium intybus var. intybus e tem um aspecto semelhante ao da alface, porém, com as folhas mais rijas e com um sabor bem mais acentuado.

Endívia

A endívia é conhecida pelos seus tons de verde pálido e branco, ela ganha essas cores depois de ser colocado ao abrigo da luz durante algum tempo antes da colheita. Isso é feito para que a endívia fique mais clara e perca o seu sabor amargo.

Radicchio

Na Itália o radicchio, com seus tons verdes ou vermelhos, é bastante consumido.

A endívia de folha lisa assim como o radicchio são conhecidas pelo nome de Cichorium intybus var. foliosum.

Cichorium intybus var. sativum

Ainda existe a variedade que é cultivada pelos seus tubérculos, a Cichorium intybus var. sativum. Bastante utilizada na produção de substitutos do café e depois da raiz ter sido moída e torrada.

Estão sendo atribuídas à raiz dessa planta propriedades terapêuticas, em especial no que se refere ao bom funcionamento do fígado e vesícula biliar. Num primeiro momento observa-se que essas folhas têm propriedades diuréticas e por isso mesmo tem sido utilizadas no tratamento do reumatismo, gota e artrite.

Mais Detalhes Sobre o Almeirão

O Almeirão (Cichorium intybus) é uma planta herbácea que possui seiva leitosa e é cultivada como hortaliça, comumente é chamada de chicória. Uma espécie que passou por uma intensa melhoria genética que atualmente disponibiliza plantas com folhas abertas, de cabeça (as folhas justapostas e fechadas) e ainda plantas de raiz mais grossa.

As principais variedades são a “Catalonha”, “Pão-de-açúcar”, “Madnesburgo (de raiz)”, “Radiche (Folha larga)” e “Palla Rossa”. O Almeirão apresenta folhas alongadas, que podem ser longas ou estreitas, mais ou menos pubescentes e de coloração verde ou arroxeada, depende da variedade.

A sua raiz é tuberosa, pivotante e consegue armazenar grandes quantidades de carboidrato inulina. Esse carboidrato tem importantes aplicações na indústria farmacêutica e de alimentos diuréticos. Em relação as suas inflorescências são em capítulo, azuis ou arroxeadas e surgem numa longa haste ramificada com folhas reduzidas.

As folhas do almeirão podem ser preparadas na forma de saladas cruas e em saborosos refogados que sejam acompanhados de legumes, cereais ou carnes. O seu sabor é amargo e o seu valor nutricional é superior ao da alface, é mais rico em vitaminas, minerais e fibras.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jardim

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *