Como Criar Boa Terra Para Jardim e Plantas?

No jardim, a sujeira se transforma em solo, uma mistura complexa e bonita (pelo menos para jardineiros experientes) do material animal, vegetal e mineral. Boa terra é o primeiro passo para um grande jardim. A terra solta não acontece por acaso. Ela é criada pelos jardineiros para melhorar os solos nativos, que podem ser alterados com areia solto e secos.

Confira As Dicas

Confira As Dicas

Com argila a composição fica úmida e firme.  Se recomenda doses abundantes de material orgânico – folhas velhas, galhos, estrume de gado e velhos recortes. Matéria orgânica melhora e nutre qualquer tipo de terra e estimula o crescimento melhor das plantas. Provavelmente a melhor maneira de tirar o máximo proveito é selecionar as plantas que se desenvolvem conforme o tipo de solo e ambiente.

Plantas e Desenvolvimento no Solo

Use plantas adaptadas às condições. Quando espécies estão com terra e clima natal, não importa a dificuldade das condições, tendem a crescer com pouco esforço.

Para identificar plantas adequadas comece por procurar condições do jardim. Tenha o solo testado ou faça os próprios testes para determinar se está leve, arenoso, moderado e produtivo. Veja se o local é ensolarado e selecione plantas que necessitam também da sombra.

Tome nota dos níveis de luz, condições do solo e informação da zona climática. Verifique através de catálogos infantis e livros de jardinagem para encontrar plantas que se desenvolvem em cada um dos elementos específicos do quintal.

Ervas-Daninhas e Desenvolvimento do Solo

As ervas daninhas são oportunistas porque aproveitam qualquer tipo de solo para fazer a sua casa. Embora cresçam em todos os lugares, preferem solo fértil, muitas vezes pesados e com ácido para incentivar o crescimento do capim-colchão, plátanos, alazão e cavalinhas. Solo alcalino (também chamado de solo doce ou básico) é favorecido pela camomila.

Solos férteis quase neutros podem fornecer ambiente acolhedor para dentes de leão e mostarda selvagem. Na terra recém-preparada as ervas daninhas brotam em certas zonas de forma mais lenta. As áreas com ervas são suscetíveis de serem hidratadas e melhores para a germinação de sementes.

Solo

Solo

Adicionar Nutrientes Para o Solo

Basicamente, todos os tipos de solo se beneficiam com a adição de matéria orgânica.  Minerais, como a palha, são degradados em sopa de nutrientes, mergulham para dentro da terra e fertilizam as plantas existentes. Ácidos húmicos aglomerados com pequenas partículas de argila tornam a terra macia.

Aplique nitrogênio extra para evitar que o processo de decomposição de nitrogênio da terra consuma as plantas que precisam para crescer. Não aplique textura fina nas coberturas, como recortes de grama em camadas espessas que sufocam o solo.

Se solos são ricos em matéria orgânica suspensa para expor o topo de plantas recém-plantadas, adicione maior matéria orgânica para manter as raízes sob a tampa.

Caso o jardim esteja ao lado de uma casa ou muro, mantenha o nível do solo baixo o suficiente para entrar em contato com o tapume de madeira. Ao plantar ao redor de árvores, evite cobrir a coroa com material orgânico. Isso ajuda a evitar doenças.

Dicas: Testes do Solo Para Jardim e Plantas

Antes de começar a adicionar fertilizantes e alterar à terra de jardim é preciso determinar tipo de solo no jardim. Isto segue o velho conselho: “Se não está quebrado, não conserte”. Às vezes desnecessárias adulterações de nutrientes ou acidez podem criar mais problemas do que benefícios. Testes podem trazer os níveis de nutrientes do solo,

Na atualidade existem séries de kits que podem fazer o trabalhado de maneira rápida e eficaz. Siga as instruções com precisão para resultados precisos que podem vir como gráficos cheios de números que esclarece as condições. Se a porcentagem de matéria orgânica for inferior a cinco por cento, o jardim precisa de compostagem extra.

Nutrientes serão listados separadamente, possivelmente em partes por milhão. Às vezes, eles também estão classificados como disponíveis nos níveis alto, médio ou baixo.  Adicione fertilizante conforme os resultados as necessidades naturais de desenvolvimento das plantas.

O PH se refere à acidez da terra. Pontuações abaixo de sete são solos ácidos. De seis a sete são ligeiramente ácidos, gama considerada fértil. Acima de sete é alcalina básica. Pode se tornar infértil com taxa superior a PH8. Tipos excessivamente ácidos ou com alcalinas podem ser tratados no sentido de se tornarem moderados e produtivos.

Não se sinta obrigado a adicionar um pouco mais de um fertilizante que promete grandes resultados. O excesso de qualquer nutriente pode produzir resultados tóxicos, semelhantes a doenças ou pior. Compre apenas o que é necessário, poupe o resto de seu dinheiro para melhor utilização como mais plantas.

Dicas Para Verificar a Textura do Solo

Verifique a textura do solo em um frasco cheio de água. Este teste é simples de fazer dentro de casa e fornece informações importantes. Reúna um pouco de terra do jardim, escolha amostra a partir de perto da superfície e para baixo de profundidade de oito centímetros. Deixe secar, pulverize em grânulos finos e misture bem.

Coloque camada de uma polegada (pouco mais de um copo) em frasco de vidro com ¼ de chá de pó de detergente.  Adicione água suficiente para encher o frasco em dois terços. Agite o frasco por um minuto, virando de cabeça para baixo quando necessário para o fundo do solo. Em seguida, coloque o frasco em balcão.

Um minuto depois, marque o nível de partículas liquidadas no frasco com lápis de cera. Defina alarme para 4h. Depois do tempo, marque o próximo nível, que é a quantidade de lodo que se estabeleceu para fora.

Durante o dia seguinte o barro vai permitir melhor medição final. Estas medidas mostram as percentagens relativas de areia, argila ou textura do solo. Terra tem uma elevada percentagem de areia (setenta por cento ou mais) tende a ser bem ventilada, pronta para plantar no início da primavera. Mas isso também tende a necessidade mais frequente de rega e adubação do que ação proporcionada por solos pesados.

Solos que tem quarenta por cento ou mais de argila retém mais umidade, por isso leva maior tempo para secar na primavera e pode precisar de menos água no verão.

Artigo Escrito Por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *