Paineira Rosa: Espécie de Árvore

A natureza possui árvores de todos os tamanhos e características. Estamos acostumados a plantas dessas espécies que oferecem muitos frutos e muitas vezes elas recebem destaque mais pelas suas folhas e/ou pelas suas flores. É sempre bom conhecer um pouco sobre as milhares de espécies de árvores que existe na natureza para termos uma noção de como funciona a natureza e com toda certeza, quanto mais conhecemos, mais nos apaixonamos pelas plantas. Se você gosta de cultivar espécies de plantas diferentes, vamos te apresentar agora uma planta linda e super favorável para o cultivo, pois ela é nativa do Brasil e, portanto, vai ser bem mais fácil para você ter um exemplar em casa. A paineira rosa apresenta exemplares em toda a América do Sul, mas o nosso país e a Argentina é onde ela floresce melhor e naturalmente, devido as condições de solo, umidade e temperatura da nossa região que é bem favorável a isso. A paineira rosa já foi destaque algumas vezes, como por exemplo, em março de 2012 quando um empresário de Curitiba, um dos estados onde essa planta floresce mais facilmente e de forma natural, acorrentou uma árvore dessa espécie com mais de 70 anos de idade e que estava ameaçada de ser cortada. O caso repercutiu porque o corte da árvore foi interrompido através desse protesto tanto pela idade da árvore quanto pela sua carência na região. O pedido de corte veio de uma moradora da área que alegava que a planta já tinha causado alguns danos para toda a vizinhança como quebra de fios e arranhões de carros particulares. Então vamos conhecer um pouco mais sobre essa árvore que causou tanta repercussão por alguns dias em Curitiba e está entre as mais belas árvores naturais do nosso país. Saiba mais então sobre a Paineira Rosa.

http://www.youtube.com/watch?v=_QOzL_V8CP4

Ficha Técnica

Cientificamente, a paineira rosa recebe o nome de Chorisia speciosa ou Ceiba Speciosa. A planta é uma espécie de árvore que pertente a família das plantas do tipo Bombacaceae e tem sua origem da América do Sul, mais precisamente da Argentina e do Brasil. Popularmente, nessas regiões a paineira rosa também recebe outros nomes populares como, por exemplo, Árvore de lã, Árvore de paina, Paina de seda, Barriguda, Paineira, Paineira de espinho ou Paineira fêmea. Esses nomes vão variando de acordo com a região onde ela é cultivada. A paineira rosa é uma árvore de porte médio alto podendo chegar até 12 metros de altura se cultivada de acordo com as condições ideais de solo, luminosidade e umidade. Sobre o clima, a árvore prefere as regiões de clima equatorial, subtropical e tropical, climas típicos das suas regiões de origem. Quanto à sua folhagem, a paineira rosa apresenta folhas de vida perene de 10 a 15 centímetros de comprimento e 4 a 5 centímetros de largura. As flores são brancas e um pouco arroxeada ou branca um pouco vermelha de tamanho grande e são muito bonitas. Mais abaixo vamos explicar mais detalhadamente sobre como você pode cultivar a paineira rosa para manter essas folhas e essas flores muito mais bonitas e saudáveis.

Como Cultivar

Aqui no Brasil, a paineira rosa ocorre nos estados do Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal, São Paulo, Paraíba, Paraná e Santa Catarina. Nesses locais, as condições de solo, luminosidade e umidade faz com que a árvore ocorra naturalmente, sem exigir condições especiais. Em outras localidades além dessas, você terá que atentar-se bastante na hora de plantar a paineira rosa para não perder a sua árvore. Esse tipo de planta prefere os solos mais férteis de preferência os de planícies aluviais ou fundos de vales. Esses solos devem ser irrigados não frequentemente, mas com intervalos irregulares, pois a planta não suporta muita falta de água. A exposição ao sol pleno é indispensável, pois ela precisa da ação dos raios do sol para desenvolver-se perfeitamente. Quanto a sua multiplicação, esta é feita através de sementes produzidas em grande quantidade durante todo o ano. A disseminação dessas sementes é feita pelo vento e dessa forma fixam-se no solo e germinam com facilidade e naturalmente se esse possuir as condições ideais para sua germinação. A reprodução através de estacas também pode ser feita apesar dessa ser bem rara devido a facilidade de reprodução da paineira rosa. Nesse caso, as estacas são utilizadas na reprodução da árvore quando as regiões são muito frias e não favorecem o crescimento da paineira rosa.

Como Cultivar

Como Cultivar

Madeira

Sabemos que as madeiras de árvores são bem úteis para a produção de diversos produtos. No caso da paineira roa, ela tem muita utilidade também. A árvore possui uma madeira mais branca ou amarelada e a sua textura é bem grossa, o que facilita a produção de alguns produtos. A madeira da paineira rosa não é muito resistente e se não receber os cuidados certos na hora do armazenamento e até mesmo na produção, ela pode apodrecer com um pouco mais de facilidade. Para a produção, a madeira da paineira rosa é usada para aeromodelismo, flutuadores, enchimento de portas, material isolante, embalagens mais leves, cochos, gamelas, caixas de fósforos, canoas, tamanco, divisórias, pasta para cartão, papel entre outros produtos de utilidade habitual, mas sem exigir grande resistência.

Flores

Talvez seja as flores, o que mais caracteriza a paineira rosa. Como praticamente essa árvore não possui folhas, as flores acabam recebendo um destaque bem maior e podemos até comparar a paineira rosa, com a árvore de inverno japonesa, com suas lindas flores rosadas ou totalmente brancas que preenchem todos os galhos de um jeito bem especial.

Como citamos no início da nossa conversa, as flores da paineira rosa são grandes e muito bonitas. Elas possuem uma textura bem aveludada o que dá um aspecto visual muito interessante para essa parte da planta. Cada uma dessas flores possui  5 pétalas rosas com alguns traços na cor vermelha e com as bordas bem brancas. As cores sempre serão essas mas alguns florescimentos uma das três cores vai se destacar mais o que ao longe vai dar uma visão toda especial a paineira rosa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *