O Que Significa A Planta Suculenta?

Plantas Suculentas

As suculentas definitivamente fazem parte das tendências para plantas de decoração, até porque elas são perfeitas para essa função, são pequenas, são charmosas e não requerem tantos cuidados como outras plantas e flores, isso faz dela perfeitas para se ter em casa enfeitando os mais diversos cantinhos do seu lar. Muitas pessoas pensam que as suculentas são iguais, mas a verdade é que existem vários tipos delas e você escolhe a que mais tiver a ver com você, algumas são pequenos cactos, algumas tem formato de pequenas flores ou em formato de plantas em miniatura, mas a verdade é que todas elas são belíssimas e charmosas

Muitas pessoas podem agora estar se perguntando se a suculenta não é uma coisa só e se sim, como poderiam elas serem tão diferentes entre si e a resposta para essa questão é que elas na verdade não são uma coisa só, o nome suculentas é uma nomenclatura genérica que damos à elas, mas na realidade elas se tratam de diversos tipos de plantas de diferentes famílias e de diferentes espécies, mas que possuem características parecidas e semelhantes entre si, elas são um tipo de planta, uma generalização em comum, mas não uma espécie, talvez essa seja a melhor definição.

Sendo assim podemos então definir o tipo, o padrão das suculentas através da definição de que elas são plantas que por via de regra tem o alguma parte da sua estrutura corporal em formato mais grosso (seja a raiz, o talo, as folhas ou as flores) e o motivo de serem assim é que dessa forma elas são capazes de armazenar mais água em seu corpo, o que por sua vez as torna menos dependentes de regas ou de cuidados em geral, já que o seu armazenamento de água ou de nutrientes é bem maior do que o normal para uma planta comum. Alguns exemplos de suculentas são as babosas (ou aloe vera como é chamada em alguns lugares) e também os cactos, que provavelmente é o mais conhecido e o mais comum tipo de suculenta.

Uma outra adaptação corporal das suculentas é que elas em alguns casos tem alguns pelos ou protuberâncias que lembram os pelos, essa é uma forma de acumular pequenas gotas de água captadas a partir da umidade dos ambientes, como o orvalho que pode acontecer de manhã, dessa forma as suculentas de todos os tipos se adaptam bem aos mais diversos ambientes, até mesmo aqueles que podem ser considerados inóspitos, como é o caso dos desertos, os quais possuem longos períodos de seca, tanto que o cacto é um dos maiores símbolos de vegetação desértica.

Apesar das suculentas que se tornaram tendência de decoração serem em sua maioria bem pequenas, serem plantas em seu formato miniaturas, elas podem ser bem grandes também, sendo que em certos casos as suculentas pequenas passaram por modificações genéticas para ficarem nesse tamanho. Algumas suculentas adaptam as partes onde teriam folhas em forma de espinhos, como uma forma de proteção adaptativa também contra predadores animais, sendo que a parte principal das plantas é o seu talo, a parte onde geralmente há o acumulo de líquido. A sua fotossíntese acontece justamente na superfície deste talo de armazenamento.

Suculentas

Suculentas

Algo muito interessante também sobre elas é que a sua reprodução, que não tem tantas fases como as de outras plantas, já que basta cair uma folha da suculenta que elas se propagam e reproduzem vegetativamente, pelo simples contato da folha no solo, mas é claro que não acontece no mesmo dia, pode demorar alguns dias ou semanas, mas é apenas uma questão de tempo até acontecer. Isso acontece justamente pelo nível de água que elas retêm, já que quando uma parte da planta cai, seja uma folha ou seu próprio talo modificado, pela umidade natural que já contém, esse líquido faz o trabalho de transformar aquela parte em uma nova muda, que estará pronta para geminar de novo.

Significado Do Uso E Da Presença Das Suculentas Nos Ambientes

As plantas em geral são conhecidas por renovar, limpar, modificar e até por purificar a energia dos ambientes, é claro que algumas em maior proporção do que outras, mas todas são conhecidas justamente por alguma dessas funções, afinal as plantas são seres vivos naturais, que tem sua origem no meio ambiente terrestre desde muito antes de n[os seres humanos existirmos por aqui. O que muitos dizem é que mesmo que a planta seja criada em casa e relativamente longe da natureza e do seu habitat natural, ela nunca deixa de carregar consigo uma sabedoria milenar que vem desde as suas ancestrais e que ela carrega em sua genética, tal como os animais, tal como os humanos, afinal como espécie acaba que sempre se repete o que foi passado geneticamente, tal como uma flor rosa, vai passar aos seus descendentes a característica de produzir flores dessa cor, enquanto uma flor amarela produzirá descendentes amarelos.

O ponto é que toda essa sabedoria milenar que existe em cada uma dessas plantas pode ser sentida por nós e pode ser absorvida quando inserimos elas em nosso ambiente. Como já dito cada planta terá um maior impacto sobre alguma coisa em especifico, portanto, falando das suculentas é bem difícil generalizar todas elas, afinal são centenas de tipos diferentes, de famílias e espécies diferentes, sendo assim cada uma terá um afloramento maior de uma ou outra característica energética e em relação aos seus significados, mas aqui vamos tentar falar um pouco mais sobre isso, ainda que não seja possível abordar todas elas, vamos citar alguns significados energéticos mais relevantes e suas implicações.

Uma das maiores associações das suculentas em geral está ligada ao sentimento de amor eterno e incondicional, isso se deve principalmente por causa da sua habilidade em prosperar apesar das circunstâncias e de sua resiliência em situações controversas. Um dos maiores ensinamentos também que nos trazem essas plantas é sobre a sua capacidade de adaptação e de desenvolvimento, já que enquanto outras plantas necessitam de situações especificas de nutrientes, água e insolação, elas ao longo do tempo se acostumaram e melhoraram as suas próprias características devido as dificuldades que passaram, esse é um grande exemplo de resiliência, determinação e perseverança. Quando olhar para uma suculenta lembre-se que não importa as circunstâncias, você é capaz de passar por aqui e o mais importante, você é capaz de superar. Outra coisa que nos trazem as suculentas são o seu crescimento tranquilo e em paz, se adaptando ao que lhes foi dado e melhorando o que lhe é possível melhorar.

Suculentas na Cozinha

Suculentas na Cozinha

Definitivamente apenas de olhar para uma suculenta e admirar as suas características já é possível aprender muito, se precisar refletir sobre isso apenas silencie e observe, pense nas privações que essa planta precisou passar para se adaptar dessa forma, chegando ao ponto de hoje ser um dos mais fortes e resistentes conjuntos de plantas do planeta, que são capazes de tudo e que fazem tudo apenas existindo, essas plantas realmente fazem jus aos termos seleção natural e adaptação natural. Por todos esses motivos citados acima é uma excelente ideia usar essas plantas em casamentos, afinal eles passam uma mensagem de amor eterno, de resiliência, de tranquilidade, paciência, perseverança, entre outras mensagens e por isso pode ser a planta perfeita para trazer bons fluidos a sua festa de casamento, onde esses sentimentos são justamente alguns dos mais importantes em relação a nova vida que está começando para as duas pessoas que estão a se casar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *