Dinheiro-em-Penca: Características Gerais

Considerada planta rasteira de pequeno porte com tendência herbácea que alcança entre cinco e trinta centímetros de altura. Apresenta folhagem ampla e por consequência traz características ornamentais.

Características Gerais: Dinheiro em Penca

O caule comprido tem aspecto ramificado, filamentoso com coloração em roxo. As folhas são pequenas com tonalidade verde e arroxeada traz a singularidade admirada da espécie. Flores possuem cores brancas e aspecto pequeno, não trazem alto valor no mundo ornamental se comparadas com a folhagem. A forração representa o principal serviço da espécie cuja textura fina e delicada tem alto valor no paisagismo. Presente com regularidade em grande parte das revistas especializadas. Planta que não sai da moda por causa da beleza estética proporcionada ao ambiente. Tem a capacidade e facilidade de se adaptar aos diversos estilos de jardins, embora seja indicada para ambientes com ampla presença de rochas ou características úmidas no solo e clima. Ideais para cestas suspensas que deixam o jardim com caráter tropical, ramos pendentes possuem melhores chances de serem apreciados e ao mesmo tempo são menos suscetíveis aos estragos proporcionados por ataques de insetos e pragas. O folclore aponta que a espécie pode trazer sorte e dinheiro.

Características Gerais: Dinheiro em Penca

Características Gerais: Dinheiro em Penca

Em alguns países receber a planta como presente pode representar sinal de bons fluídos no campo financeiro. Em grande parte das crenças é necessário ganhar o espécime e não comprar ou cultivar a si mesmo. Especialistas no cultivo do dinheiro-em-penca apontam que se faz necessário cultivar em meia-sobra, dentro de solo fértil, levemente enriquecido com matéria orgânica a ser mantida de mofo regular. Não se pode ignorar o fato de que a espécie não desenvolve com qualidade em locas com ventos fortes e climas frios. Quem deseja sucesso na plantação deve aposta nos locais com sol pleno que podem tornar o tronco avermelhado e as folhas queimadas. Quando estabelecidas sob sombra pode perder o aspecto denso e por consequência crescem entrenós compridos e desregulares, fruto da falta do equilíbrio nutricional. Necessário aplicar adubações mensais nos meses das épocas quentes do ano. Por estaquia ou ramagem enraizada se multiplica com facilidade, desde que sejam respeitadas as regras básicas de cultivo.

Termos Científicos

A ciência classifica a espécie como Callisia repens. Conhecida no âmbito popular como tostão, mosquitinho, dinheirinho e dinheiro-em-penca. Pertence à família da Commelinaceae, da divisão Angiospermae, de origem da América Tropical com ciclo de vida perene.

Termos Científicos

Termos Científicos

Dicas de Cultivo: Dinheiro-em-Penca

  • 01-O cultivo deve acontecer sob condições de meia-sombra e com solo fértil, leve e repleto de matéria orgânica, além da irrigação regular, tida como indispensável ao cultivo da espécie;
  • 02-A planta não tolera pisoteio, ventos fortes ou mesmo frio em alta intensidade. Cultivo precisa acontece em baixo do sol pleno que queima as folhas e torna o tronco com tonalidade avermelhada;
  • 03-Quando está sob sombra intensa à espécie perde o aspecto denso e cresce parte em formato desigual por causa da nutrição desequilibrada;
  • 04-Para preparar as mudas se faz necessário cortar o ramo e colocar em substrato rico em matéria orgânica. Procure deixa úmido pelo menos até as raízes nascerem;
  • 05-Procure proteger a parte funda do vaso com pequenas pedras e areias no sentido de garantir drenagens qualitativas;
  • 06-Adicione mistura de terra preparada para plantar. A espécie precisa de nutrientes em excesso.

Usos Gerais: Dinheiro-em-Penca

Para fazer jarros de decoração natural basta colocar alguns ramos ordenados conforme a criatividade. Especialistas apontam que a espécie pode ser interessante para coberturas ou mesmo complementar canteiros estabelecidos à meia sombra, de preferência nas regiões com chuvas regulares e clima ameno. Em extensos canteiros ela cobre o solo e por consequência mantêm a umidade para as plantas do espaço, servindo como ajuda básica para filtrar as constantes poeiras geradas no ar e por consequência não permitindo crescimento aos inços e auxiliando para que aconteça a desejada forma de tapete. Quem deseja cultivar para comercializar deve retirar os ramos quando estiverem entre dez e dez centímetros e depois colocar em sacos de substrato composto por orgânicos e enterrar. Use caixotes de madeira para acomodar as unidades e facilitar o manuseio até a comercialização. Opte por cultivo protegido com 50% de sombra para manter a umidade do substrato.

Usos Gerais: Dinheiro-em-Penca

Usos Gerais: Dinheiro-em-Penca

Lenda de Planta Dinheiro-em-Penca: Espécie da Riqueza

Reza a lenda que durante a Idade Média existia uma mulher que se chamava Callisia, considerada a sétima filha. Desde a sua infância ela era distinta porque apreciava pesquisar sobre as propriedades medicinais que existiam dentro dos vegetais. No vilarejo nos momentos em que alguém ficava doente logo pedia a ajuda dela. No dia em que ela fez dezoito anos de idade surgiu na vila um padre chamado Cortez. A moça passou a ir à missa todos os dias e por consequência começou a ficar falada de modo negativo no vilarejo. A irmã mais velha descobriu que Callisia estava grávida. Para não ser queimada na fogueira a família preferiu expulsar ela à floresta. O padre se matou quando soube da notícia. Depois de alguns meses o bebe nasceu, mas foi roubado pela própria família dela.

Sem alternativas a mulher aprendeu a sobreviver nas selvas cobrando dinheiro em troca de dicas de cura para pessoas doentes ou machucas. Novos boatos surgiram na aldeia, agora de que Callisia tinha virado uma bruxa responsável por receitar feitiços. Ficou famosa e passou o resta da vida na região. Quando a mulher sentiu que estava muito doente por causa da idade avançada enterrou as moedas de ouro no quintal, mas bandidos interessados no boato das riquezas invadiram a residência e mataram a idosa. Após alguns meses passados da tragédia a filha dela resolveu morar na antiga casa. Começou então a carpir o quintal embaixo de plantas que jamais tinha visto em toda vida, quando retirou o espécime percebeu que existiam milhares de moedas de ouro. Por causa do fato as plantas que cobriram a riqueza foram batizadas de dinheiro-em-penca. A tradição da lenda aponta que o vegetal possui poder de trazer quantias financeiras para as pessoas que colocar dinheiro dentro de vaso com cor amarelo estabelecido na varanda.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • E gosto muito dessa planta, gostaria de saber fazer ela ficar redondinha as minhas ficão pernalonga??? obrigada.

    Augusta Maria Fonseca 25 de agosto de 2013 2:59 Responder
  • Gostaria se tem como me enviar dinheiro em penca ou tostao. Grata Zandra

    zandra bonates 30 de maio de 2015 20:10 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *