Desde a antiguidade o homem sempre tem procurado encontrar sua forma de subsistência com o que a natureza oferece. Mesmo com toda a tecnologia atual e com tantos recursos a disposição, algumas plantas ou árvores oferecem muitos benefícios ao homem.
Buscar alimentar-se da forma mais natural possível com tudo que a natureza proporciona acaba sendo muito mais saudável, além de econômico. Como o corpo humano necessita sempre de vitaminas e proteínas, algumas plantas e árvores acabam sendo bem úteis, oferecendo alto teor nutricional. Uma delas é a fruta pão! Para quem não conhece vale a pena conferir!
O Que é a Fruta Pão?
A Fruta Pão é também conhecida como Árvore do Pão e possui certo parentesco com a Jaca. Sua principal característica é devido a ser muito frutífera com alto índice nutritivo. Na região da Polinésia é uma das principais fontes de alimentação, até pela facilidade que oferece em seu preparo.
Essa espécie é dividida em duas principais variedades, onde a apyrena é muito conhecida como fruta pão de massa, por não possuir nenhuma semente. A outra é a seminífera, ou fruta pão de caroço, já possuindo muitas sementes que podem ser comestíveis, mas com sua polpa não comestível.
Seus frutos são bem grandes, parecendo muito com melões e podendo chegar a pesar até 3 kg. Sua região externa (casca) é de uma cor verde amarelada e seu interior possui uma polpa já com cor amarelo escura em todas as frutas de massa e algumas sementes com coloração mais amarronzada.
As principais vitaminas presentes no tipo frutas de massa é a grande quantidade de amido e proteínas, podendo serem cozidas, fritas, ou até mesmo assadas. Algumas pessoas conseguem transformar tudo em farinha utilizando na fabricação de pães e também outros itens da confeitaria. Já as sementes podem ser consumidas sendo preparadas como as castanhas que podem ser cozidas ou assadas.
Vídeo:
Uma Planta Ornamental
O mais interessante na fruta pão é que além de fazer muito bem a saúde como dito anteriormente, também é uma árvore com grande porte e crescimento tão rápido que pode chegar até 20 metros de altura. Também possui uma longevidade impressionante vivendo aproximadamente até os 80 anos.
Possui uma folhagem bela e grande. Emite uma espécie de látex meio leitoso que é muito usada para finalidades artesanais. Porém esse líquido só poder ser adquirido quando a árvore é machucada em algum ponto específico. Outra de suas características é o fato de possuir os dois sexos juntos, com flores masculinas e femininas de forma separada.
A melhor forma de cultivo é sobre um solo que seja bem fértil, com grande irrigação e com ótima drenagem. Por ser uma árvore de clima mais úmido e tropical a fruta pão não tem muitas dificuldades em locais assim. Porém, em ambientes bem secos o seu desenvolvimento já não é tão efetivo.
Vídeo:
Mais Utilidades Que a Planta Oferece
Além de ser bem eficaz por possuir sua massa rica em vitaminas B1, B2, Ferro, Fósforo, Cálcio, Carboidratos, Água e Calorias, a fruta pão também pode ser utilizada em alguns casos:
- Flores: São muito usadas como emolientes e também servem de grande base de conservas de alimentos.
- Raiz: Suas raízes têm função antidiarreica e quando cozidas tornam-se muito úteis contra casos de reumatismo, adormecimento das pernas e berribéri.
- Polpas dos frutos: Em formato pastoso, é muito usado como ungüento para furúnculos e tumores.
- Látex: Muito utilizado contra feridas e com grande função cicatrizante.
- Sementes: Tonificante renal e estomacal.
Receitas Com Fruta Pão
Sopa Com Fruta-pão
Ingredientes
- 2 litros de água
- 1/2 xícara (chá) de cheiro-verde e coentro picadinhos
- 2 colheres (sopa) azeite
1/2 kg de carne-seca picada sem sal - 1 colher (sopa) de manteiga
- pimenta malagueta a gosto
- 1 kg de fruta-pão cozida em sal e água
- 2 tomates sem sementes picadinhos
- 1 cebola ralada grossamente
- sal a gosto
Modo De Preparo
Cozinhe a fruta-pão no liquidificador e bata com algumas conchas da água do cozimento. Reserve.
Frite na manteiga a cebola até ficar dourada. Junte a carne-seca e refogue bastante, juntando a pimenta e o azeite. Mexa. Junte o tomate e a metade das ervas. Deixe cozinhando por aproximadamente 10 minutos em fogo médio. Junte a água e deixe tudo cozinhando. Junte o purê e misture bastante deixando ferver por mais 10 minutos. Retire do fogo e junte as ervas que sobraram. Sirva quente com torradas.
Bolinho Com Queijo
Ingredientes
- 50 gramas de presunto picadinho
- 1 fruta-pão sem casca
- 2 colheres (sopa) de queijo parmesão raladinho
- óleo para fritar
- 1 colher (sopa) de margarina
- 1 colher (sopa) de sal
- farinha de rosca
Modo De Preparo
Em uma panela em fogo forte com água, coloque os pedaços da fruta-pão e cozinhe tudo até que fiquem macios. Passe a fruta-pão para um prato e, com a ajuda de um garfo, amasse bastante. Junte o presunto picadinho, o queijo parmesão, a margarina e o sal. Amasse bastante até que os ingredientes estejam incorporados. Retire pequenos pedaços e faça bolinhas. Passe as bolinhas na farinha de rosca e frite em óleo quente. Escorra sobre papel e sirva.
Purê Cremoso
Ingredientes
- 1 fruta-pão
- 1/2 xícara (chá) de leite
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 colher de chá de queijo ralado
Modo De Preparo
Descasque a fruta-pão e coloque na panela de pressão por cerca de 3 minutos. Retire, amasse e coloque o restante dos ingredientes. Cozinhe. Sirva logo em seguida.
Bolo Especial
Ingredientes
- 500 gramas de fruta-pão cozida e passada na peneira
- 250 gramas de açúcar
- 250 gramas de manteiga
- leite de coco
- 6 colheres (sopa) de farinha de trigo
Modo De Preparo
Bata a manteiga junto com o açúcar até conseguir um creme, depois vá colocando os ovos um por um, sempre batendo. Bata bastante. Coloque a fruta-pão, a farinha e finalmente o leite de coco. Asse em forma untada com manteiga em forno quente, por aproximadamente 40 minutos.
Bobó Com Fruta-pão e Camarão
Ingredientes
- 1/2 kg de camarão rosa
- 1/2 kg de aipim
- 1/2 kg de inhame
- 200 gramas de fruta-pão
- 1 litro de leite
- 1 xícara de azeite-de-dendê
- 200 gramas de camarão seco limpo
- 2 xícaras de leite de coco
- 1 cebola picadinha
- 2 colheres (sopa) de vinagre
- 1 colher (chá) de gengibre raladinho
- 1 maço de coentro
- sal, pimenta, noz-moscada a gosto
- 1 xícara de azeite
- 1 colher (sopa) de manteiga
Modo De Preparo
Lave bem os camarões e reserve. Numa panela, refogue no azeite-de-dendê a cebola. Adicione os camarões secos. Numa outra panela, cozinhe na água com sal o aipim, inhame e fruta-pão. Escorra a água e prepare um purê com leite e sal a gosto com uma pitadinha de noz-moscada. Junte o azeite-de-dendê, os camarões secos com cebola (que está refogando), mexa e deixe depois até ferver. Acerte o sal.
Numa outra panela, coloque o azeite e a manteiga. Tempere o camarão fresco com gengibre, sal e pimenta. Misture tudo e refogue rapidamente. Junte a este o creme que está fervendo, misture e sirva com coentro picadinho em cima.