Quando se fala em jardim, nós sabemos muito bem que é um dos motivos para deixar o seres humanos mais próximos do meio ambiente, que é uma coisa que está cada vez mais difícil para todos, por conta da urbanização das cidades e que está, cada vez mais, dando menos espaço para a natureza.
Muitas pessoas, por falta de espaço, prefere não ter animais de estimação, já que, para poderem manter a sua saúde, precisam de um mínimo de espaço para poderem brincar e também fazer as suas necessidades. Por conta disso, preferem optar pelas plantas, já que elas precisam apenas de um espaço com luz solar para poderem se desenvolver, além de pouca atenção por parte dos seus donos.
Mas, e quando temos um belo espaço em nossa casa, podendo caprichar no nosso jardim? Aí se abre um leque de possibilidades. Hoje, no nosso artigo, iremos mostrar um pouco mais sobre uma tendência nos jardins que é o “Jardim Pergolado”. Além disso, iremos dar dicas de como montar o seu próprio jardim. Vamos lá?
O Jardim Pergolado: O Que É?
Quando falamos de jardim pergolado, nada mais estamos falando do que um jardim que tem alguns itens a mais do que apenas flores: estamos falando de uma estrutura que pode ser feita de bambu ou de madeira de eucalipto que tem como função primordial proteger as plantas que, por ventura, estejam alocadas no seu jardim. Essa decisão geralmente é tomada quando as intempéries da natureza passam a ser constantes, tais como chuva, vento, sol forte, entre muitas outras.
Não se sabe, ao certo, quem inventou primeiramente o conceito do jardim pergolado. Mas, segundo fontes, foi a paisagista Paula Galbi quem introduziu o conceito em alguns de seus trabalhos, o que fez com que a moda pegasse nos novos conceitos.
Um dos motivos pelos quais as pessoas decidem fazer jardins pergolados em suas casas repousam muito no sentido de aproveitar melhor um espaço que, em um primeiro momento, fora considerado “muito pequeno” para a instalação de um jardim robusto. Com a instalação de pérgolas laterais, em caso de casas com pouco espaço para lazer, o resultado final ficou muito melhor do que o esperado, pois o toque dos paisagistas veio bem a calhar no que se refere ao uso de diversos tons de madeira para poder influir no que se refere ao caso da construção de tais estruturas.
Muitos, inclusive, aproveitam tais pérgolas para poderem pendurar diversos tipos de vasos, como os da orquídea, planta conhecida por não ser muito exigente no que se refere a meios para poder germinar e se conservar.
Caso você queira conferir um pouco mais sobre os jardins pergolados, veja o link a seguir:
https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Paisagismo/noticia/2018/04/pergolados.html
Como Posso Montar Meu Próprio Jardim?
Como já dito anteriormente, muitas pessoas não sabem ao certo como ter um próprio jardim em casa, mesmo com tantas possibilidades de poder construir um jardim bem bacana. Primeiramente, é preciso que você entre em consenso sobre quais plantas e flores você deseja que entrem para o seu jardim: essas plantas precisam de mais luz ou de água no seu jardim? Se elas precisarem de luz, o local onde você planeja colocar os jardins recebe bastante luz? Você terá disponibilidade para poder aguar as plantas quando for necessário?
E Agora?
Se você assentiu a todas essas questões, significa que está preparado para poder construir um jardim só seu. Para poder fazer isso, certifique-se que é possível abrir um buraco no solo. Ou seja, veja se o solo não é ladrilhado ou asfaltado. Se não for, com o uso de uma enxada ou de uma pá, demarque as dimensões do seu jardim, incluindo aí a profundidade dela. É necessário que ela tenha uma profundidade de, até, quarenta centímetros, para que as raízes possam ter espaço suficiente para poderem se desenvolver em busca de nutrientes.
Mas, antes de fazer todo esse trabalho, é importante que você tenha selecionado as sementes anteriormente, e as plantado em vasos menores para que pudessem germinar e, ao menos, crescerem um pouco para poderem chegar até o local definitivo com algum tipo de resistência contra os problemas envolvendo uma possível fraqueza da planta, bem como, também, não ter uma resistência mínima contra insetos e outros tipos de fungos.
Depois Do Desenvolvimento
Depois de eles se desenvolverem, retire as plantas dos vasos com cuidado e, assim, coloque no buraco que fora aberto no solo, sempre tomando cuidado para que a planta fique para fora e não seja engolida por completo pela terra. Para poder fazer com que a terra fique mais saudável, é bastante importante que você procure vitaminar a terra utilizando vitaminas e outros tipos de fertilizantes, bem como, também, o uso de adubo ou de esterco, para que a terra fique ainda mais propensa a ter nutrientes.
Uma dica que sempre é dada é que a presença de minhocas na terra é muito interessante, haja vista que ela consegue criar diversos caminhos dentro da terra, propiciando a refrigeração da planta, bem como, também, para a terra em si. Se você tiver alguma floresta perto de sua casa, experimente utilizar a enxada em busca de minhocas. É bem provável que você encontre, ainda mais se a terra estiver com um aspecto saudável. Além do mais, você pode usar essa terra para poder colocar em seu jardim, já que a presença de minhocas na terra indica que ela é bastante nutritiva e está livre de problemas relacionados com pragas.
Assim, você consegue ter um jardim bem saudável e pronto para receber os seus cuidados. Fora que é um hobby que ajuda você a tirar o estresse do cotidiano corrido a que estamos submetidos.
lindo… gostaria de saber as medidas deste pergolado porfavor se possivel