Dentre os arbustos que se tem disponíveis pelo mundo afora, o mais impressionante é o conhecido como Mussaenda. A espécie não é daquelas que contém apenas folhas verdes, brilhantes, atraentes e ornamentais. O arbusto contém as flores mais belas que qualquer jardineiro poderia querer em seu quintal, especialmente quando assunto é enfeita-lo. É por isso que ela é bastante conhecida como Mussaenda-Rosa e é delas que este artigo vai tratar. Uma planta bastante ornamental, cujas flores chamam mais a atenção do que o seu próprio design. Confira aqui como cultiva-la, quais são as suas principais características e da onde ela veio.
Informações Gerais
A Mussaenda possui um nome científico bastante peculiar, dado a ela há alguns anos atrás, no momento de sua descoberta. Conhecida no meio científico como Mussaenda alicia, a planta é um verdadeiro arbusto, considerado como semi-lenhoso e visto pelos populares com diferentes títulos. São eles: Mussaenda-rosa, Mussaenda-arbustiva e Mussaenda-rosa-arbustiva. Está incluída na família Rubiaceae, onde as flores de todas as espécie presentes nela impressionam o mais veterano dos profissionais da área. Com o tempo, a planta foi colocada em algumas categorias. São elas: Arbustos e Arbustos Tropicais. Por estar dentro da categoria de arbusto tropical, a espécie tolera climas de cultivo que variam do equatorial até o tropical e subtropical, tudo por causa das suas primeiras origens. Até hoje, a Mussaenda pode ser encontrada na ásia e na África onde os primeiros vestígios da planta foram encontrados. Se cultivada da forma correta para atingir a altura máxima de 3 metros, obedecendo ao esquema de podas que a transformam em algo totalmente geométrico, avolumando as suas belas flores e folhas transversais. Para tal, deve ser cultivada em condições de sol pleno e possui ciclo de vida perene.
Descrição
O arbusto conhecido como Mussaenda-rosa é bastante vigoroso, com flores e folhas chamativas e considerado semi-lenhoso pelos botânicos. Não tolera muito o frio e é própria de regiões tropicais, já que para o seu desenvolvimento sadio, a área deve estar coberta por muito sol e calor. Produz muitas flores ao longo do ano, mesmo que as mesmas tenha tamanhos muito variados. Geralmente estas flores são extremamente pequenas, mas com grande perfume e coloração exuberante que mescla tons de branco com rosa claro. As sépalas podem ser muitas das vezes amareladas, com colorações em salmão por todas as pétalas das flores em determinadas variações da espécie. Mesmo a cor da flor sendo extremamente atraente, as inflorescências são bastante discretas quando desabrocham e vão se tornando maiores conforme o bom cultivo de cada uma.
Ornamentação e Ambientes Externos
A Mussaenda é muita recomendada para ambientes externos, sendo plantada em grandes vasos ou formando pequenos renques e usando como suportes muros e cercas. Além disso, a espécie é amplamente recomendada como ornamental, criada para enfeitar asfaltos, praças, quintais pequenos ou grandes e uma grande variedade de locais públicos como praças e parques. Na Europa, a espécie foi adotada como uma boa forma de atrair alguns animais polinizadores como borboletas que se sentem atraída pelo perfume da espécie. No continente, o arbusto é muito usado em alguns canteiros e varandas grandes, sendo vistas em muitos locais públicos pelos países afora.
Como Cultivar?
Pode ser colocada em vasos, sendo cultivada de forma isolada com mesclada com outras espécies da mesma família, incluindo arbustos grande sou pequenos. Pode servir para formar pequenos renques e marcar caminhos. No jardim, seu porte mínimo pode ser de até 2 metros de altura, o que os profissionais já consideram como grande. Em determinadas variações, a espécie pode atingir um pouco mais do que a sua altura máxima de três metros. Em cativeiros fertilizados e com muita adubação periódica, o arbusto pode se desenvolver bem e crescer até um pouco mais do que o normal. Suas flores podem aparecer da primavera até o verão, deixando o jardim bastante florido durante muito tempo. Porém, quando colocada em locais muito frios, a espécie morre e não produz mais inflorescências. Isso caracteriza a espécie como uma verdadeira intolerante a baixas temperaturas, sendo o seu cultivo recomendado para regiões de trópico.
Formas de Plantio
A Mussaenda possui baixa manutenção e não exige muito das suas etapas de plantio. A condição básica para começar a plantar a espécie é ter sol pleno sob toda a área de cultivo.
- 1. Para começar a plantar a espécie, preste bem atenção na variação da muda. Dependendo da variação, ela poderá receber mais ou menos matéria orgânica por parte do jardineiro. Algumas mudas do arbustos não toleram tanto ao sol assim e nem ao calor exacerbado. Porém, é muito importante que o sol esteja incidindo praticamente o dia inteiro sobre os primeiros meses de cultivo da espécie.
- 2. Irrigue bem o solo antes de plantar e abra uma cova no chão para colocar a muda. Depois de colocar, verifique se a terra está bem drenada para depois colocar o adubo ideal sobre as raízes da muda.
- 3. Mantenha o solo sempre úmido, mas evite os encharcamento, especialmente no verão. As ergas no inverno deverão ser mais espaçadas entre si. Lembre-se de prestar bastante atenção ao clima de cultivo para usar as regas periodicamente sem maiores problemas.
Multiplicação
A espécie pode se multiplicar sem se tornar invasiva em jardins e quintais. A forma mais comum da sua propagação é feita através de estacas e postas enraizadas, sendo feita em locais pequenos e bem protegidos como estufas. Multiplica-la por meio de ramos também é possível, porém não é uma tarefa fácil.
Por isso, é preciso deixar a espécie enraizar sob a proteção das estufas ou em qualquer outro local fechado dentro do seu jardim ou quintal. Assim, a espécie poderá se multiplicar de uma maneira bem mais eficaz. Além disso, sua ramagem é muito volumosa, facilitando ainda mais o trabalho de cultivo e propagação das suas raízes.
Escrito por Jéssica Monteiro da Silva
Fiquei apaixonada pela flor deste arbusto, e gostaria de cultivá-la. Como conseguir no Rio Grande do Sul?