O nome pimenta é dado a uma grande variedade de substancias que são acrescidas aos alimentos – antes, durante ou depois – na sua preparação para conceder sabor e aroma.
A popular Pimenta é o fruto picante de uma planta pertencente a família das espécies vegetais Solanaceae. Essa família é composta de 10 gêneros e 3.000 espécies distintas. As plantas que compõem essa família são encontradas com bastante facilidade na América do Sul. As espécies vegetais da família das Solanaceae se caracterizam por se adaptarem a vários tipos de climas, devido a sua rusticidade, e por isso podem se tornar plantas invasoras.
As plantas que compõem a família das Solanaceae podem ser achadas sob a forma de arvores, ervas e trepadeiras. Essas espécies vegetais possuem grande importância tanto no quesito econômico, quanto no aspecto alimentar. Através do cultivo das especies pertencentes as Solanaceae, podem ser obtidos as seguintes iguarias: batata, pepino, tomate, tabaco, lírios, berinjela e a pimenta.
A pimenta é uma espécie que pertence ao gênero Capsicum, que se caracteriza por abrigar frutos doces (pimentões) e picantes (pimentas).
A Pimenta possui o nome cientifico de Capsicum Spp e é uma planta nativa das Américas (América do Sul, América Central e América do Norte).
As Características Da Pimenta – Capsicum Spp
A Capsicum Spp é popularmente conhecida por: Pimenta, Pimenteira, Piri Piri e Malagueta.
As Pimentas que fazem parte do gênero Capsicum, não possuem nenhuma relação com outros tipos de pimenta conhecidas e utilizadas como tempero, copo por exemplo a pimenta do reino (piper nigrum) e pimenta rosa ou pimenta da jamaica (schinus sp).
A Pimenta ou Capsicum Spp é uma planta arbustiva (plantas de porte pequeno quando comparada com as arvores e que ramificam junto ao solo) e perene (apresentam ciclo de vida longo – maior que dois anos). As pimentas dessa espécie são normalmente cultivadas com fins alimentares, condimentares, ornamentais e medicinais.
O porte da Pimenta é variável (de pequeno a médio porte), sendo que algumas espécies (cultivares) chegam a ser anãs, enquanto outras podem atingir uma altura em torno de 1,80 metros.
A Pimenta possui um caule de estrutura lenhosa ou semi lenhosa (com presença de lignina). O caule também é ramificado e pode ser ereto ou curvado.
As folhas da Pimenta são lanceoladas (em formato de lança), de coloração verde e são brilhantes, e possuem nervuras bem marcadas e definidas.
As flores da Pimenta geralmente possuem a cor n=branca, contudo existem algumas espécies que possuem flores roxas.
O fruto da Pimenta é do tipo Baga (fruto carnudo simples), que apresenta tamanho variado e que pode possuir formato de esfera, de cone, de sino, entre outros formatos. Os frutos da Pimenta podem se apresentar nas cores verde, branco, amarelo, vermelho, preto, marrom, laranja e violeta.
A substancia capsaicina é responsável pelo sabor picante que possuem as pimentas. Devido a essa ardência e picância, a pimenta é usada na culinária, como conservas, molhos, saladas e outros usos.
O Cultivo Da Pimenta – Capsicum Spp
A Pimenta é uma espécie vegetal cultivada em todo o território brasileiro. Ela é uma planta que se adapta ao cultivo em vários tipos de clima como por exemplo: continental, equatorial, mediterrâneo, tropical, subtropical e temperado.
A Pimenta é uma planta que aprecia o tempo quente e que deve ser cultivada sob pleno sol ou no máximo a meia sombra, quando for cultivar a espécie a meia sombra é necessário cuidado com a quantidade de luz solar que será recebida pela planta. A espécie não tolera temperaturas frias, e por consequência não se desenvolve em locais que tenham frio intenso ou mesmo geadas.
O solo ideal para o cultivo da pimenta é o fértil, podendo ser profundo e leve. É interessante que seja realizado o enriquecimento do solo com a utilização de material orgânico, através desse processo o solo irá gerar os nutrientes necessários para o desenvolvimento pleno da planta. A adubação irá variar de acordo com o momento vivido pela espécie, pois quando a Pimenta estiver no período de crescimento é interessante que se faça a adubação semanalmente, enquanto que, no período de frutificação da planta, a adubação pode ser feita de forma quinzenal.
A irrigação deve ser feita de maneira regular, podendo deixar o solo úmido. No entanto, é necessário cuidado para que o solo não fique encharcado, pois a Pimenta não tolera essa condição de solo, além de que, o excesso de água pode provocar o sufocamento das raízes, o que poderia ocasionar a morte da planta.
Outra condição que o solo não fique extremamente seco, pois a Pimenta não tolera a estiagem.
A Pimenta é uma espécie vegetal perene, contudo, atualmente elas são plantas cultivadas para frutificarem de forma intensa e em período de tempo bastante curto. Por isso, a Pimenta acaba perdendo o vigor e a beleza, ficando fracas após o primeiro ano de cultivo, o que faz com que a planta produza frutos em menor quantidade e ficando mais suscetíveis a pragas e doenças.
A Pimenta são espécies vegetais que podem ser cultivados em vasos e canteiros, e estes devem ser reformulados no máximo a cada dois anos.
Quando a Pimenta é cultivada com objetivos ornamentais e se tenha um período de vida mais longo, é importante que seja feita a colheita dos frutos maduros de maneira permanente e a realização do raleio das flores.
A Multiplicação Da Pimenta – Capsicum Spp
A Pimenta é uma espécie vegetal que se multiplica de 02 (duas) maneiras: por estaquia e por dispersão das sementes.
A multiplicação por estaquia consiste na formação de estacas nas pontas dos ramos da planta. Essas estacas precisam possuir folhas, raízes e ramos para que possam ter condições de se desenvolver plenamente quando forem cultivadas em outro local.
A multiplicação por dispersão das sementes consiste em espalhar as sementes geradas pelas flores da espécie vegetal.
Após o processo de multiplicação, seja por estaquia e por dispersão das sementes, a colheita das pimentas será feita por volta de 120 dias após o plantio da espécie vegetal.
O Uso Medicinal Da Pimenta – Capsicum Spp
A Pimenta é um fruto que possui inúmeras propriedades medicinais (Anti-inflamatória, rica em vitamina C, antioxidante, carminativo, diaforético, expectorante, Tonico, tem poder de dissolução sobre coágulos, eleva o metabolismo, é cicatrizante, aumenta a resistência do organismo, aumenta a secreção de saliva e outras propriedades) que são utilizadas principalmente pela medicina popular para o tratamento de uma serie de doenças como: alterações na coagulação do sangue, arteriosclerose, inflamações, colesterol alto, resfriado, dor de garganta, enxaqueca, depressão, fraqueza, dores musculares, dores articulares, hemorragia, dor de cabeça, má digestão, problemas circulatórios e escorbuto.