Grama Santo Agostinho – Stenotaphrum Secundatum

A Grama Santo Agostinho é um dos nomes populares pelos quais é conhecida uma espécie vegetal cientificamente denominada de Stenotaphrum Secunda. Essa planta também é conhecida por Grama de Santo Agostinho e Grama Inglesa.

A Grama Santo Agostinho é uma espécie vegetal pertencente a categoria dos gramados e é nativa da América do Sul.

A Grama Santo Agostinho pertence a família das Poaceae. Ela forma, densos e belíssimos gramados e devido a isso é muito indicada para ser utilizada no paisagismo, na composição de jardins de todos os níveis (residenciais, empresariais e etc.) e para parques.

Pelo fato de formar com facilidade extensos tapetes de grama, a Grama Santo Agostinho é bastante comercializada em regiões que apresentam clima tropical e subtropical.

A Família Poaceae

A família Poaceae é popularmente conhecida como a família de espécies vegetais das gramas, dos capins e relvas. Essa família é composta por 668 (seiscentos e sessenta e oito) gêneros e 10.035 (dez mil e trinta e cinco) diferentes espécies.

No Brasil, são encontrados cerca de 180 (cento e oitenta) diferentes gêneros e 1.500 (mil e quinhentas) diferentes espécies.

A família Poaceae possui grande importância econômica e alimentar para os seres humanos, entre as suas espécies estão: a cana de açúcar, a cevada, o arroz, a aveia, o milho, o bambu, o trigo, o centeio e outras espécies.

As Características da Grama Santo Agostinho – Stenotaphrum Secundatum

A Grama Santo Agostinho é uma gramínea que apresenta folhas lisas, estreitas e que possuem cor verde escura e que as vezes tendem levemente para o azul. As folhas dessa espécie vegetal apresentam tamanho e comprimento médios.

A Grama Santo Agostinho é uma planta de pequeno porte quando se trata de altura, pois ela atinge uma altura máxima de 15 (quinze) centímetros. Conduto o crescimento lateral é grande em caso de ter um bom terreno disponível.

A Grama Santo Agostinho é uma espécie vegetal rústica, isso é, consegue se desenvolver sem a necessidade de maiores cuidados por parte de quem cultiva.

A Grama Santo Agostinho é uma planta de ciclo de vida perene, isto é, apresenta um ciclo de vida longo – no reino vegetal é considerado que uma planta possui um ciclo de vida longo quando ela consegue viver mais que 02 (dois) anos.

A Grama Santo Agostinho é uma planta rizomatosa, que é planta que emitem as raízes no solo e o caule fica abaixo do solo, com as folhas ficando na parte de cima do solo.

O Cultivo da Grama Santo Agostinho – Stenotaphrum Secundatum

A Grama Santo Agostinho é uma espécie vegetal típica de cultivo para locais quentes, sendo típica de clima subtropical e pode ser encontrada com extrema facilidade em regiões que apresentam o clima tropical, equatorial e oceânico.

A Grama Santo Agostinho é uma espécie vegetal que deve ser cultivada a sol pleno, contudo ela possui resistência para ser cultivada a meia sombra, principalmente embaixo de arvores, sem perder a sua beleza e vigor. Das espécies de gramas típicas de clima quente que existem atualmente, a Grama Santo Agostinho se caracteriza por ser a que apresenta maior resistência de cultivo em áreas que estejam sombreadas.

Apesar de possuir resistência para ser cultivada em áreas sombreadas, a Grama Santo Agostinho não pode ser cultivada em ambientes fechados ou internos.

O solo ideal para o cultivo da Grama Santo Agostinho é o fértil, e podem ser feitas adubações de 06 (seis) em 06 (seis) meses e necessita que seja regularmente irrigado.

Apesar de necessitar de irrigação frequente e regular, a Grama Santo Agostinho possui uma resistência de nível médio a períodos de seca e estiagem. Além de conseguir viver em locais úmidos, por isso encontramos essa espécie vegetal sendo cultivada em leitos de rios, nas áreas costeiras e nas bordas de lagoas e lagos.

A Grama Santo Agostinho além de resistir a ser cultivada sob meia sombra é resistente também à salinidade que possa ocorrer nos solos e não é indicada para ser cultivada em locais que possuam clima muito frio.

A Grama Santo Agostinho pode ser usada para cultivo em jardins, parques, áreas industriais, regiões litorâneas e áreas urbanas. Quando a Grama Santo Agostinho é cultivada em locais de grande extensão, ela consegue se desenvolver de forma a compor extensos e densos gramados.

A Grama Santo Agostinho precisa ser podada quando atingir uma altura de 03 (três) centímetros, contudo é necessário cuidado no momento de aparar a grama que estiver sendo cultivada em área sombreada, pois em caso dela ficar extremamente baixa pode ter a sua continuidade e desenvolvimento comprometido.

A Grama Santo Agostinho possui boa tolerância para ser pisada pelas pessoas, no entanto não é recomendado o uso dela em campos de futebol e em gramados para outros esportes.

Com relação as pragas, a insetos e as ervas daninhas a Grama Santo Agostinho apresenta uma boa tolerância e resiste a incidência dessas situações sem passar por maiores problemas.

A Multiplicação da Grama Santo Agostinho – Stenotaphrum Secundatum

A Grama Santo Agostinho se multiplica de 02 (duas) maneiras: por dispersão de suas sementes e através da divisão dos rizomas que ficam enraizados por baixo do solo.

A multiplicação por dispersão das sementes consiste em plantar em covas as sementes geradas por essa espécie vegetal. As sementes da Grama Santo Agostinho são facilmente encontradas nas lojas especializadas, próprias para serem plantadas e cultivadas.

A multiplicação por divisão dos rizomas enraizados consiste em cortar uma parte da Grama Santo Agostinho (pode ser cortado em formato de placas), que contenham raízes de forma que quando colocadas em outro local, as placas consigam se desenvolver. As placas de Grama Santo Agostinho também podem ser encontradas em lojas especializadas para cultivo.

Nas lojas também podem ser encontradas as mudas (chamadas de plugs) para o plantio da Grama Santo Agostinho.

A Utilização da Grama Santo Agostinho – Stenotaphrum Secundatum

Devido ao fato da Grama Santo Agostinho ser bastante resistente ela é indicada pelos especialistas para compor gramados de residências, de condomínios e de áreas residenciais.

Além de ser encontrada em áreas úmidas, a Grama Santa Agostinho é encontrada compondo pastagens.

Nós não encontramos a Grama Santo Agostinho em locais que sejam de clima extremamente frio ou que sofram com geadas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jardim

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *