O Ciclame é uma espécie vegetal que é cientificamente chamada de Cyclamen Persicum. Essa planta é popularmente conhecida por Ciclame, mas também é chamada de: Ciclame da Pérsia, Ciclame de Alepo e Ciclamen. O Ciclame é uma espécie vegetal nativa da Europa, sendo oriunda da região mediterrânea, mais precisamente da Grécia. O Ciclame é uma planta que pertence a família botânica Primulaceae.
Família Primulaceae
A familia Primulaceae é composta por 09 (nove) gêneros e cerca de 900 espécies diferentes. Esse gênero botânico que se destaca pela presença de flores muito vistosas. Se caracteriza por ser ervas rizomatosas (possuem uma espécie de caule subterrâneo – rizomas). As espécies vegetais que compõem essa família são típicas de cultivo em climas mais amenos e frios, sendo predominante o seu cultivo no hemisfério norte. No Brasil, não existe nenhuma espécie nativa dessa família. Algumas espécies desta família, são cultivadas com fins ornamentais, principalmente as plantas pertencentes ao gênero Primula.
As Características do Ciclame – Cyclamen Persicum
O Ciclame é uma espécie vegetal herbácea, que são plantas que apresentam caule maleável, sem a presença de lignina – substancia que concede teor lenhoso ao caule. O Ciclame se caracteriza por ser uma planta envasada, isto é, que preenche qualquer recipiente. O Ciclame é uma das espécies vegetais mais comercializadas que existem desse tipo de planta. O Ciclame é uma espécie vegetal perene, isto é, que possui ciclo de vida longo, que no reino vegetal se caracteriza por ser maior que 02 (dois) anos. Apesar de ser uma plan ta perene, o Ciclame vem sendo cultivado como planta anual – devido a planta murchar após a floração, no entanto o bulbo continua vivo e se regado de forma correta, ele irá florir novamente. O Ciclame é uma planta de pequeno porte, e atinge uma altura média que varia de 10 (dez) a 30 (trinta) centímetros. O Ciclame é uma planta acaule apresentando um tubérculo, por isso ela é uma planta bulbosa, isto é, possui bulbos que são um dos tipos de caule subterrâneos. O Ciclame tem como característica apresentar uma folhagem muito bonita que se destaca para uso ornamental. As folhas apresentam uma coloração verde escura e algumas manchas de cor mais clara. As folhas possuem formato reniforme e apresentam as suas bordas serrilhada e onduladas. As folhas geralmente surgem do tubérculo, e aparecem em disposição espiralada em cima de pecíolos longos. As flores é um dos diferenciais desta espécie vegetal, pois as suas pétalas são invertidas e possuem varias cores, como: branco, vermelho, rosa, salmão e algumas diferentes combinações, elas geralmente aparecem no fim do outono e vivem até a primavera. As flores do Ciclame apresentam 05 (cinco) pétalas que ficam solitárias em penduculos, possuindo um aspecto característico e bastante chamativo. As flores variam bastante com relação ao tamanho, pois existem espécies que apresentam flores grandes, enquanto outras apresentam flores de tamanho pequeno. As bordas das flores geralmente são crespas. As flores do Ciclame se destacam pela beleza e trazem aos ambientes onde estão presentes um clima romântico e sofisticado, servindo como ornamentação. Alem disso, em algumas variedades as flores do Ciclame são perfumadas.
O Cultivo do Ciclame – Cyclamen Persicum
O Ciclame é uma planta típica de clima mediterrâneo, no entanto é possível encontrarmos essa espécie vegetal sendo cultivada em regiões que apresentam os climas: oceânico, subtropical, temperado e tropical. O Ciclame é uma espécie vegetal quer aprecia o clima frio, principalmente a temperatura do inverno. O Ciclame se caracteriza por ser uma espécie vegetal extremamente delicada e devido ao clima brasileiro, ela tende a morrer após ocorrer a primeira floração. O Ciclame deve ser cultivado sob luz difusa ou sob meia sombra, no para melhor desenvolvimento da planta ela precisa receber incidência do sol de pelo menos 04 (quatro) horas por dia, contudo necessita ser protegida dos ventos. O Ciclame pode ser cultivada em vasos, até devido o seu porte. Podem ser utilizados substratos preparados e que sejam ricos em material orgânico. É importante que o vaso e o substrato possuam boas condições de drenagem e que fiquem localizados em ambientes protegidos (exemplo: uma estufa). A irrigação precisa ser feita de maneira regular, no entanto não precisa deixar o solo ou o substrato encharcado. É recomendado que o Ciclame seja regado pelo menos 02 (duas) vezes por semana nos períodos de temperatura mais fria e amena e em torno de 03 (três) vezes por semana nos momentos mais quentes, pois a planta tem capacidade de absorver a armazenar água nas suas raízes e em seu caule subterrâneo. Em caso de existir excesso de água e encharcamento, as raízes irão apodrecer e o Ciclame irá morrer. Por isso, nunca permita que fique acumulada água no prato do seu vaso. A irrigação só deve ser realizada quando o substrato se encontrar seco, por isso verifique colocando o dedo no substrato, assim você irá sentir se a planta está precisando ser irrigada ou não. Normalmente, a parte de cima da Ciclame morre após a planta passar pela floração, porém, o bulbo continua vivo e consegue ter forças para rebrotar na época da primavera.
A Propagação do Ciclame – Cyclamen Persicum
O Ciclame é uma espécie vegetal que se multiplica através da dispersão das sementes geradas pelas flores da planta. O processo consiste em espalhar as sementes que foram geradas pela planta, em locais próprios para o cultivo e tomar os cuidados necessários para que a nova planta consiga se desenvolver. As sementes são colocadas para germinar na época do outono, para que a nova planta comece a florescer na próxima primavera. O Ciclame também pode se propagar através da divisão dos tubérculos da planta. Nessa situação é necessário observar o momento em que planta começar a emitir suas folhas, para que seja separado uma parte do tubérculo para ser colocado em outro vaso com areia para se desenvolver e gerar uma nova espécie vegetal.
A Utilização do Ciclame – Cyclamen Persicum
O Ciclame é uma espécie vegetal utilizada no paisagismo e decoração de ambientes. Ela é uma excelente opção de presente, podendo ser colocada em um belo vaso. Pode ser cultivada em canteiros, no entanto exigem muitos cuidados para isso. Por seu porte reduzido, geralmente é cultivada em nosso país, como uma planta própria para ambientes interiores, pois é uma planta anual que apresenta aspecto muito interessante e bonito. Contudo, quando o Ciclame é cultivado em ambientes internos, estes devem ser bem iluminados, pois essa espécie vegetal adora uma boa luminosidade.