As Orquídeas estão entre as flores mais bonitas e vistosas que existem e por isso acabam despertando o interesse de cultivo por parte das pessoas.
As orquídeas são flores muito usadas para presentear e são muito coloridas e resistentes, alegrando e trazendo vida aos ambientes em que estão presentes.
O Cultivo de Orquídeas
O cultivo de orquídeas é uma atividade relativamente simples. De uma forma geral, não existe uma regra especifica para cultivar essas plantas, mas é necessário cuidado com a iluminação e com a irrigação que devem ser moderadas.
O grande segredo do cultivo da orquídea é saber qual a espécie de orquídea que está sendo cultivada, para que você tome o devido conhecimento das informações sobre a planta que você está cuidando (necessidades naturais da planta irrigação, luminosidade, adubação e etc.).
Quando cultivadas e tratadas de forma correta, as orquídeas florescem uma vez por ano. Uma orquídea florida pode ser cultivada até mesmo dentro de casa.
As orquídeas são cultivadas por todo o Brasil, que é um dos grandes produtores dessa espécie vegetal.
Podemos encontrar orquídeas sendo plantadas em vasos, placas de xaxim, placas de fibra de coco, madeira, terra, pedriscos e até mesmo em arvores.
O Cultivo de Orquídeas em Árvores
As orquídeas são espécies vegetais que podem ser cultivadas das mais diversas formas, até em árvores. Contudo, o cultivo dessas belíssimas plantas nessas condições aumentam os cuidados a serem adotados para o êxito e desenvolvimento de sua orquídea na arvore.
Segue abaixo algumas dicas e cuidados a serem tomados para o cultivo das orquídeas em arvores:
1) Materiais Necessários
- 06 (seis) pregos – podem ser do tamanho 17×21;
- 01 (um) Martelo;
- 01 (uma) tesoura;
- 01 (um) par de luvas;
- 01 (uma) placa de fibra de coco;
- 01 (uma) espécie de orquidea conforme preferência (pode ser a orquídea phalaenopsis);
2) A Escolha da Árvore
Na hora de escolher a arvore para cultivar a sua orquídea, de preferência para arvores que apresentem cascas com fissuras e rugosas. As arvores rugosas facilitam o processo de fixação da orquídea na arvore.
Quando a arvore for mais antiga procure arvores que tenham maior espessura e exista umidade.
Nessas condições acima citadas, os coqueiros e os arbustos estão entre as melhores espécies para que se realize o cultivo das orquídeas.
É necessário cuidado para não optar por arvores que na época do verão perdem as folhas, pois essa situação faz com que as orquídeas sofram com o excesso de sol e calor (incidência direta do sol), o que pode queimar as orquídeas que você cultiva em arvores, pois a copa da arvore acaba tendo uma função protetora da incidência do sol.
Evite colocar as orquídeas em arvores que liberem algum tipo de resina e em espécies vegetais que possuam alguma semelhança com o xaxim. É importante frisar que as orquídeas não se adaptam a meios que tenham a existência de produtos químicos.
Não pode esquecer que a orquídea é uma espécie vegetal que aprecia ambientes úmidos, então é interessante que consigamos manter o ambiente nessas condições.
Entre as arvores indicadas para realizar o processo de plantio de orquídeas em arvores, estao: os coqueiros, arbustos, arvores frutíferas, chorão (salix babylonica), flamboyant (delonix regia), paineira (chorisia speciosa) e seringueiras ou falsas seringueiras (ficcus spp).
3) O Processo de Plantio das Orquídeas em Árvores
Quando optar pelo cultivo de orquídeas em arvores é importante que seja garantida a existência de nutrientes no suporte (placa de fibra de coco), pois a orquídea leva um certo tempo (algo em torno de 02 (dois) meses) para conseguir fixar suas raízes nos troncos das arvores escolhidas.
Nesse período que a orquídea leva para conseguir fixar suas raízes em uma arvore, verifique se estas não estão ficando expostas, pois estas ficam sem receber nutrientes e podem perecer. Essa condição também faz com que a orquídea leve mais tempo para conseguir se fixar no tronco da arvore.
São necessários cuidados com as regas de sua orquídea, pois a irrigação das orquídeas vai variar de acordo com as características peculiares da orquídea cultivada e do próprio clima do local onde você vive.
Outra questão a ser observada é a questão da luminosidade do ambiente em que se encontra a arvore onde será cultivada as orquídeas. Uma forma de verificar e regular como incide a luz solar no local é observar detalhadamente o tamanho da copa da arvore.
As arvores que possuem copa pequena e que não apresentem muitas folhas, são apropriadas para a opção de espécies de orquídea que possuem a necessidade de muita luz solar. Entre as orquídeas que se enquadram nessas condições estão: a cattleya, a dendrobium, a laelia, a Vanda, a catasetum e a cyrtopodium.
As arvores que são mais frondosas, que apresentam copa grande e uma boa quantidade de folhas é ideal para a opção de orquídeas que devem ser cultivadas sob a meia sombra, como as seguintes espécies: a miltônia, a oncidium e a phalaenopsis.
Com relação a adubação, esta pode ser dispensada, pois como a orquídea é uma planta epífita (que consegue viver sobre outra planta), ela consegue se alimentar e nutrir através dos materiais que estão em processo de decomposição e estão presentes nos troncos das arvores.
A orquídea ficará presa a arvore através do suporte (placa de fibra de coco), ou caso você opte, o cultivo da orquídea pode ser feita nas bifurcações existentes nos troncos das arvores.
Quando você observar que a orquídea se encontra fixada na arvore, isto é, com as raízes estando presas a casca da arvore e os musgos estejam cobrindo a superfície, o suporte pode ser retirado.
Para prender a planta, evite o uso de barbantes finos, pois a medida que a orquídea cresce, esse material tende a machucar a planta.
Observe periodicamente a orquídea, pois ela pode sofrer com ataque de formigas, e para evitar esse problema, faça uso de um bom formicida ao redor da árvore.
Considerações Finais
O cultivo de orquídeas é uma atividade relativamente simples e mesmo o cultivo em arvores não é algo tão complicado, basta que sejam seguidas as orientações para realizar o cultivo adequado e criar um ambiente mais alegre, bonito e colorido com a presença das orquídeas em arvores.
Para obter êxito nessa empreitada, é importante assegurar que a orquídea consiga obter os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento, e para isso deve se manter substrato junto as raízes da orquídea no suporte que prenderá a planta inicialmente na arvore.
O cultivo de orquídeas em arvores colabora com a preservação do meio ambiente.
ESSA PAGINA É FANTÁSTICA. MUITO E SUPER A ARRUMADA. ADORO ORQUÍDEAS E ESSA PAGINA É UM DÁDIVA …!