O conceito de preservação do meio ambiente e de gerarmos um local sustentável para que as próximas gerações consigam desfrutar dos recursos naturais do planeta terra estão infundidos nas mentes das pessoas.
E para conseguirmos preserva o planeta e desfrutar dos recursos naturais de forma limpa e sustentável, depende exclusivamente das nossas atitudes e da nossa vontade em colaborar com o planeta e com o meio ambiente.
Para conseguirmos ajudar o planeta, basta adotarmos uma vida com hábitos mais saudáveis. Uma das formas mais simples que existem para ajudarmos na sustentabilidade do planeta e para a nossa própria saúde é cultivarmos uma horta, e de preferência que esta horta seja ecológica, que estará trazendo mais benefícios ainda para todo o meio ambiente.
A Implantação de uma Horta
Para cultivar uma horta em casa não é necessário muita coisa, basta que você tenha um espaço apropriado para tal fim. E não pense que pelo fato de você morar em apartamento, não pode ter uma horta em sua residência, pode sim, basta adaptar o espaço da varanda, podendo ter até mesmo uma horta suspensa. Quanto maior o espaço disponível para sua horta é melhor, pois assim você conseguirá cultivar um maior numero de espécies vegetais.
Ter uma horta em casa, além de funcionar como uma terapia relaxante – pois é comprovado cientificamente que cuidar de plantas acalma e faz com que as pessoas relaxem – pode trazer benefícios a alimentação e por consequência a saúde das pessoas, pois você poderá fazer uso de verduras e frutas frescas e que você sabe como estão sendo produzidas e qual os recursos que estão sendo usados.
Para Cultivar Uma Horta em Casa, Basta Tomar os Seguintes Cuidados:
- O local da horta precisa receber incidência de luz solar por algumas horas diariamente;
- Caso você tenha espaço, deixe um pequeno espaço entre os canteiros para facilitar a circulação do ar, as regas e etc.;
- Pode ser usado pedrisco nos corredores da horta para que não crie lama em dias que tenha chuva;
- Para manter a horta bonita procure regar pelo menos duas vezes por semana. No entanto, não precisa deixar que a terra fique muito molhada e forme lama;
- Pode ser usado material orgânico para manter o solo rico (cascas, folhas, frutas que amadurecerem demais, pó de café, etc.);
E para gerar frutas e verduras mais saudáveis é interessante que você procure manter a sua horta de maneira ecológica para que as frutas e vegetais gerados sejam mais saudáveis ainda.
Dicas para Manter uma Horta Ecológica
Segue abaixo algumas dicas para as pessoas que tem interesse em cultivar hortas de uma maneira ecológica, buscando a sustentabilidade e preservação do meio ambiente:
1) Uso de Sementes Orgânicas e Ecológicas
Em vez de usar as sementes tradicionais procure fazer uso de sementes orgânicas e ecológicas, pois estas foram fabricadas sem o uso de substancias que possam vir a prejudicar a saúde humana. As sementes orgânicas e ecológicas não são oriundas de alimentos que sofreram alterações genéticas na produção, com o plantio de sementes ecológicas a horta irá produzir alimentos mais saudáveis, alem de respeitar o meio ambiente e a própria saúde do ser humano que vai consumir a espécie vegetal cultivada;
2) Procure Economizar Água
A água é um dos recursos naturais que mais preocupam os seres humanos para o futuro da humanidade, pois apesar de compor a maior parte do planeta, a maioria dessa água é inadequada para o consumo.
Por isso, é interessante criar mecanismos para recolher a água da chuva e guardar em depósitos, para uso dessa água para regar a sua horta. Essa atitude irá ajudar ao meio ambiente pelo fato de economizar água, pelo aproveitamento da água da chuva;
3) Trate as Doenças das Plantas sem Substâncias Químicas
Quando as espécies vegetais de sua horta estiverem sofrendo com alguma praga ou doença, procure tratar de forma natural. Podem ser usados diversos produtos que não agridem nem as plantas e nem as espécies animais como extrato de urtiga, sabão de potássio e etc. esses materiais são sustentáveis e ajudam as plantas a se fortalecerem novamente;
4) Faça Uso de Fertilizantes e Adubos Ecológicos
Para manter a terra de sua horta sempre fértil procure fazer uso de adubos e fertilizantes de origem natural como o estrume, palha, sobras de frutas, farinha de casca de ovo, cinza em pó de fogão e etc.
O uso de materiais orgânicos para nutrir a terra com substâncias férteis é uma atitude sustentável e de preservação do meio ambiente, alem de não fazer uso de substancia que podem causar danos a saúde.
5) Intercale Espécies Vegetais
Para manter o solo fértil e melhorar o seu uso, faça uma mistura de espécies vegetais em um único canteiro. O cultivo de espécies vegetais com características diferentes, ajudam a evitar o esgotamento do solo, pois cada planta terá uma exigência diferente de nutrientes para se desenvolver bem;
6) Cultive Espécies Vegetais Companheiras
Existem espécies vegetais que apreciam serem cultivadas junto a outras espécies diferentes. Esse processo faz com que uma espécie ajuda a outra a se desenvolver através de suas reações. Exemplos: tomate e alface, pimentão e alface, berinjela e chicória, berinjela e feijão, cenoura e alface, cenoura e salsão, beterraba e couve, cenoura e tomate e outras espécies;
7) Faça Rotação de Culturas na sua Horta
É interessante a realização de rotação de culturas nas hortas, isto é, deve ser evitado o plantio seguido de plantas da mesma família para evitar o surgimento de doenças e pragas, pois geralmente as plantas da mesma família são suscetíveis a ocorrência das mesmas pragas e doenças.
8) Controle o Surgimento de Formigas e Lesmas
Para evitar o surgimento desses animais que podem se tornar pragas em suas hortas, podem ser adotadas soluções naturais.
Para afastar as formigas é recomendado plantar hortelã ou gergelim nos canteiros. Outra solução é espalhar carvão moído, farinha de ossos e casa ovo moído nas áreas que estiverem sendo atacadas pelas formigas.
Para afastar as lesmas, pode ser usado um pano molhado com água e leite ao redor das plantas que tiverem esses animais. O pano é colocado a noite e no dia seguinte basta remover as lesmas atraídas pela mistura.
Considerações Finais
Montar uma horta sustentável é bastante fácil, por isso não existe desculpas para tomar as atitudes corretas de forma que a sua horta seja ecológica e gere espécies vegetais saudáveis.
Faça esse esforço, pois é o mínimo que podemos fazer para a preservação do planeta, dos recursos naturais e da própria espécie humana.
Seja criativo, pois cada horta é diferente e única, com suas características próprias, de acordo com o interesse da pessoa que a cultiva para ter uma boa colheita de frutas e verduras com sua horta.