A quantidade de plantas que você pode ter em um jardim é praticamente incontável. Você pode ter um espaço somente com flores, árvores frutíferas, de tudo um pouco, não importa. Jardim bonito é aquele jardim bem cuidado e que você percebe um certo conceito nas plantas que estão naquele espaço.
Se você gosta de erva vai adorar a nossa dica, pois vamos ensinar como você pode cultivar um jardim somente com ervas. Claro que a forma de cultivo vai variar muito de uma planta para outra, mas as dicas que passaremos servirá de uma forma geral para que você tenha sempre um jardim de ervas bonito, saudável e bem cultivado.
Como Escolher As Ervas
Quando falamos em ervas para serem cultivadas, logo nos lembramos das ervas aromáticas que utilizamos como tempero ou para chá. Estas são extremamente aromáticas e quem escolher esse tipo de erva com certeza vai ter um ambiente muito mais cheiroso do que o habitual. O primeiro cuidado que você deve tomar é exatamente sobre isso, pois a mistura aromas muito diferentes pode causar uma sensação desagradável em quem circula no ambiente.
Sobre o aroma, você pode organizar as ervas de acordo com a família ou então o aroma parecido justamente para evitar essa confusão de cheiros e também para você identificar melhor cada planta.
Vaso ou Terra?
Na natureza existem aquelas plantas que se desenvolvem melhor em vasos e outras que já são mais indicadas para serem cultivadas diretamente ao solo. Como estamos falando de ervas, essa opção vai depender muito do seu jardim, de onde ele está localizado e também do seu gosto pessoal.
Claro que cultivar uma planta diretamente no solo, vai deixar a sua casa com uma aparência muito mais bonita, mas para isso você precisa preparar o ambiente para aquelas plantas que não podem ficar muito expostas ao sol por serem mais delicadas. As que precisam e podem ficar diretamente ao sol não terá problema, mas conheça bem a espécie da sua erva para não acabar com uma planta seca e sem florescer nada.
Sobre Solo
O solo é importante para o desenvolvimento de qualquer espécie de planta. No caso das ervas a terra precisa ser bem cuidada, pois sem nutrientes elas perdem a sua maior funcionalidade. O melhor tipo de solo para se cultiva as ervas é o mais leve, fofo, poroso e com boa capacidade de drenagem porque as ervas não gostam de solos muito encharcados.
Para melhorar a terra onde você vai cultivar as suas ervas, seja em vaso ou diretamente no solo, você pode acrescentar um pouco de areia misturada com matéria orgânica para garantir que todas as condições de germinação e floração da planta seja feita.
Em vasos ou então em jardineiras você pode colocar uma mistura com:
- – 1/3 de terra comum
- – 1/3 de adubo orgânico bem curtido e
- – 1/3 de areia grossa lavada
Você precisará fazer essa mistura em um recipiente a parte e antes de mover para o vaso ou para a jardineira, coloque no fundo de um desses um pouco de cascalho. Esse artifício vai fazer com que a drenagem da terra seja garantida quando você realizar as podas. Após acrescentar essa camada, você pode cobrir com a mistura acima normalmente. Todos os itens são encontrados facilmente em qualquer loja de jardinagem.
Sobre O Plantio de Ervas
É importante atentar para um detalhe muito importante sobre o cultivo de ervas. Algumas delas precisam passar por um processo de germinação em sementeiras para somente depois serem transplantadas ao seu local definitivo. Então sempre que for cultivar uma erva a partir de sua semente, pesquise um pouco para saber se esta não precisa ser semeada de forma diferenciada.
Isso se dá porque algumas espécies de ervas exigem um cuidado maior com solo, tempo de exposição ao sol e regas enquanto não chegam á fase de mudas.
Sobre A Multiplicação de Ervas
A maioria das ervas podem ser encontradas como mudas me supermercados ou lojas de jardinagens, mas algumas podem ser plantadas a partir de sementes também. O processo de estacas feito a partir do caule é uma forma de multiplicação muito comum nas ervas e é bem eficiente, já que elas germinam com facilidade. Atente-se para que a parte da planta transplantada não tenha nenhum tipo de praga ou doença.
Sobre As Regas das Ervas
A quantidade de regas muda muito de uma planta para outra. Geralmente as plantinhas mais novas, que precisam passar pelo processo da sementeira, que citamos, mas acima, exigem um pouco mais de regas do que aquelas que já estão em vasos ou plantadas diretamente ao solo.
Como de uma forma geral as ervas são plantas naturalmente delicadas, regas em excesso ou escassas demais, com certeza danificarão a estrutura da sua planta ou farão com que ela morra. O ideal é que você regue todos os dias com pouca água ou faça regas fartas, mas com um pouco mais de tempo entre elas. Isso também deve ser feito preferencialmente no período da manhã ou o final da tarde.
Lembrando que NUNCA deixe a sua terra encharcada porque as ervas não resistem à muita umidade.
Sobre A Adubação de Ervas
A adubação é um processo de total importância para qualquer planta porque é quando você vai renovar os nutrientes que a espécie precisa para continuar florescendo. De uma forma geral, o adubo orgânico é o mais indicado para as ervas porque ele é mais natural e delicado. No mercado você encontra o adubo orgânico, que é feito de matéria prima decomposta e totalmente natural e o adubo químico que possui dosagens de nutrientes de forma mais controlada. Como as ervas são mais sensíveis, a adubação orgânica é a mais indicada.
O adubo orgânico do tipo bem curtido vai oferecer todos os nutrientes que a sua planta precisará para manter-se totalmente sadia e gerando novas folhas e flores. O ideal é que você incorpore o composto orgânico à terra com pelo menos um mês antes do plantio.
Caso ainda assim prefira a adubação química, observe qual componente a sua erva mais precisa e escolha a dosagem de acordo com cada um. Para lembrar, os adubos orgânicos possuem sua formulação à base de nitrogênio, fósforo e potássio, o famoso “NPK”.
Pingback: Conheça os principais tipos e modelos de jardim e escolha o ideal para você - Pensamento Verde