A orquídea é uma flor muito apreciada por sua beleza rara e por sua grande variedade de espécies, existem mais de 36 mil espécies. O nome vem do grego “órkhis”, que literalmente significa “testículo”, porque a sua raiz tem uma forma semelhante. O termo foi introduzido em 1845 por John Lindley em “School Botany”. Elas também são conhecidas como a flor favorita de Winston Churchill.
As orquídeas são cosmopolitas, sendo encontradas em quase todos os habitat, com exceção das geleiras. A grande maioria é encontrada nos trópicos, principalmente na Ásia, América do Sul e América Central, mas também se encontram acima do Círculo Polar Ártico, no sul da Patagônia, e ainda duas espécies de Nematoceras e Macquarie Island, perto da Antártica. As características mais marcantes das orquídeas são:simetria bilateral, as pétalas, estames e carpelos estão fundidos e as sementes são extremamente pequenas.
Conheça as Principais Espécies de Orquídeas Brasileiras
Como mencionado no começo desse artigo existem mais de 36 mil espécies de orquídeas espalhadas pelo mundo todo. No Brasil já foram catalogadas mais de 2 mil de espécies de orquídeas sendo grande parte delas terrestres e não tão difundidas em termos de cultivo. A seguir vamos apresentar as espécies de orquídeas brasileiras que mais se destacam.
Brasilorchis schunkena: Brasileiríssima
No gênero Brasilorchis estão reunidas somente orquídeas nativas do nosso país e a schunkena se destaca por ter pétalas de um tom de marrom tão escuro que faz parecer que é negra.
Habernaria repens: Orquídea do Pântano
Há quem considere a Habernaria Repens como sendo uma orquídea aquática (a única do planeta) pelo fato de que ela se estabelecer principalmente em áreas de pântano flutuando. Vale dizer que não é reconhecido oficialmente esse caráter aquático dessa orquídea.
Cattleya walkeriana: Perfeição na Natureza
Encontrada em algumas regiões do Brasil, a Cattleya walkeriana, é considerada como uma das orquídeas mais perfeitas que existem. Presente no portfólio de muitos cultivadores pode custar mais de R$ 4 mil apenas um exemplar.
Cattleya purpurata: Beleza Epífita
Muitas orquídeas são epífitas (crescem em cima de outras plantas), contudo, não são parasitas, pois utilizam a outra planta apenas como apoio físico sem lhes tirar nutrientes. A Cattleya purpurata é um dos mais lindos exemplares de cattleya, o período de florescimento se dá durante o verão. É abundante no sul e no sudeste do país.
Isabelia Violacea: Catalogada Por John Lindley
Como mencionamos no começo desse artigo John Lindley foi um dos principais responsáveis por catalogar orquídeas e ele esteve no Brasil no ano de 1840 quando encontrou a orquídea Isabelia violacea. No ano de 2001 a planta foi reclassificada para o gênero atual em que se encontra.
Campylocentrum Aromaticum: Brasileira e Argentina
Uma espécie que se difere um pouco das demais campylocentrum por ter um ovário pubescente, foi descoberta no ano de 1907 por Barbosa Rodrigues. Trata-se de uma planta de origem brasileira e argentina cujas flores são bem pequeninas e embora não seja tão conhecida pode aparecer em abundância. Em nosso país pode ser encontrada nas regiões sul e sudeste.
Catasetum barbatum: Epífita e Terrestre
Geralmente a Catasetum barbatum é epífita, contudo, também pode ser terrestre. Uma planta que pode alcançar até 70 centímetros de altura e que é encontrada geralmente no entorno de rios. Tem flores abundantes sendo que podem aparecer mais de 12 flores em cada floração.
Centroglossa macroceras: Micro orquídea
Encontrada no sudeste do Brasil, a Centroglossa macroceras, é uma micro orquídea que gosta de regiões entre 400 e 1.200 metros. Nas últimas cinco décadas essa orquídea enfrentou a destruição do seu habitat de maneira que se tornou extinta em alguns locais como no estado de São Paulo.
Leptopes bicolor: Mata Atlântica
As flores da Leptopes bicolor surgem geralmente durante a primavera e podem durar num período médio de 15 dias. Essa espécie também é brasileira e argentina e se concentra na Mata Atlântica.
Cattleya labiata: Rainha do Sertão
Chamada de a rainha do sertão ou rainha do nordeste, a Cattleya labiata, foi a primeira cattleya a ser descoberta em nosso país. Encontrada principalmente na região nordeste, essa orquídea, floresce entre novembro e abril. Possui um agradável perfume e se destaca por ser grande.
Lembrando que essas são apenas as principais orquídeas do Brasil, existem muitas outras espécies em nosso país. A maior parte dessas plantas se concentra na Floresta Amazônica e na Mata Atlântica.
Conheça as Orquídeas Mais Raras do Mundo
Orquídeas podem ser consideradas raras por diferentes motivos, em alguns casos essa condição especial se deve ao fato de terem sido criadas em laboratório e terem poucos exemplares no mundo. Algumas plantas encontradas na natureza podem ter dificuldade de se reproduzir e por isso geram poucos exemplares.
Contudo, há casos em que a raridade é uma condição atrelada à destruição do habitat da planta pelo ser humano, algo que pode acarretar na extinção da mesma. A seguir vamos apresentar com mais detalhes algumas das orquídeas mais raras do planeta.
Cattleya walkeriana feiticeira: Variedade Muito Rara
Citamos a Cattleya walkeriana acima, dentre as principais orquídeas brasileiras, porém, agora estamos falando de uma variedade específica, a feiticeira. Essa bela cattleya foi encontrada somente uma vez na natureza e não é possível promover a sua reprodução em massa. Um exemplar dessa planta pode chegar a custar mais de R$ 1 mil.
Bulbophyllum fletcherianum pearson: Polinizada Por Besouros e Moscas
O que torna essa orquídea tão diferente é exatamente o fato de ser polinizada por moscas e besouros de maneira que tem um odor bastante desagradável que lembra lixo. Pode dar até 30 flores e é encontrada na Nova Guiné.
Plantanthera azoica: Orquídea Borboleta
Para se ter uma ideia da raridade dessa orquídea é interessante mencionar que existem apenas 250 exemplares dela no mundo, todos perto da ilha de São Jorge, pois se desenvolve apenas nesse lugar. Essa espécie é a orquídea borboleta de Hochstetter.
Shenzhen Nongke: Orquídea Mais Rara do Mundo
Essa é realmente a orquídea mais rara do planeta, sua produção é feita artificialmente por um grupo da China. Seu desenvolvimento levou 8 anos para ser concluído.
Gostou de conhecer mais sobre as orquídeas brasileiras e as mais raras do mundo?