A Importância de Plantar Árvores

Atualmente, o planeta Terra é o único em todo  o Universo que, supostamente, consegue suportar vida, ou seja, suportar a vida humana, a animal, a vegetal, enfim. Tudo o que temos à nossa disposição no planeta parece não ser encontrado em nenhum outro lugar no nosso infinito universo.

Porém, não podemos desanimar quanto ao encontro de outras vidas inteligentes tais quais a nossa:  alguns pesquisadores dizem que podemos estar falhando no processo de encontrar, realmente, tais vidas. Por uma questão bem simples: apesar de os estudos indicarem que existem parâmetros específicos para a existência de vida em algum planeta, tais parâmetros são válidos para a nossa realidade.

Ou seja, quando se procurar vidas pelo espaço, os parâmetros terrestres é que acabam sendo utilizados para tal. Pode ser que, em um outro planeta, os parâmetros de vida são outros. Eles falam ainda que as diversas sondas que são enviadas para o espaço podem acabar passando “por cima” de espécies alienígenas mas não podem ser detectadas por não atenderem aos parâmetros terrestres para a identificação de vida.

Voltando ao nosso planeta, ele é um local muito especial, não é verdade? E também muito variado, com diferenças climáticas, geográficas, econômicas, e por aí vai. Só que, infelizmente, uma coisa é igual: a exploração desenfreada de nossos recursos naturais. Desde que o homem se fundou como civilização, nós vamos, constantemente, alterando o meio ambiente e explorando- o a nosso próprio favor e não medindo as consequências de nossas ações. O problema é que, com essa exploração sem medida, os recursos, um dia, irão esgotar, o que pode condenar não somente a nossa vida, bem como a de tudo o que existe por aqui.

Felizmente, a humanidade vem tomando, nos últimos tempos, medidas para fazer com que o meio ambiente sofra cada vez menos com as ações humanas: diminuição nas emissões de gás carbônico, um dos maiores vilões e que fazem com que o aquecimento global tenha chance no planeta, proibição de caça de animais silvestres, programas para despoluição de rios, mares, oceanos e lençóis freáticos, entre muitos outros.

Só que não podemos nos esquecer das nossas incríveis florestas: um verdadeiro “mundo” dentro do nosso planeta, onde ele consegue se regular e se estabilizar com o propósito de manter o equilíbrio entre as espécies. Basicamente, as florestas são caracterizadas como locais repletos de árvores de diferentes espécies. Mas, espera: você já pensou no importante papel que uma árvore cumpre na natureza? Não? Então, venha com a gente nesse artigo,

As Árvores

As árvores nada mais são do que formações naturais de vegetação que podem ter diversas espécies, bem como, também, diferentes formatos e intuitos. Numa forma bastante geral, uma árvore é representada como uma raiz, um tronco, uma copa cheia de folhas ou flores e, também, com vários galhos. Basicamente, o formato de uma árvore é assim mesmo.

Basicamente, a árvore é encontrada de forma selvagem em várias composições, estando uma geralmente perto da outra. Mas isso não significa que não seja possível que uma árvore se desenvolva sozinha em um campo, por exemplo. Elas, como já dito anteriormente, podem apresentar uma grande variabilidade de características, sendo que uma delas é, justamente, a de apresentar diversos tipos de tamanhos: enquanto podemos ter árvores do tamanho de um muro baixo, por exemplo, pode-se encontrar na natureza árvores com mais de 120 metros de altura, que é o caso das gigantescas sequoias do Parque Nacional da Sequoia, que está localizado na Califórnia, nos Estados Unidos.

Por Quê Plantar Árvores?

Tamanha é a importância das árvores para um equilíbrio mais sustentável do meio ambiente que ela é utilizada para vários tipos de propaganda com o intuito de educar as pessoas para manter e preservar as nossas matas, animais e os nossos rios. Porém, você conhece a fundo o porque de plantar árvores é bom para nós e bom para o planeta em Geral?

Diminuição Da Temperatura

É fato que as árvores ajudam a regular o clima da região onde ela está plantada. Quem não gosta de sentar-se embaixo de uma árvore naquele dia ensolarado? Pois é: ela ajuda a conferir um clima mais agradável ao seu entorno, o que pode ser muito atrativo para quem não gosta de “derreter” em dias mais quentes.

Dá Frutos

As árvores frutíferas costumam sempre ser as mais procuradas. E não é por nada: já imaginou ter maçãs no quintal de sua casa de maneira simples e rápida? Pois é! Você pode fazer isso caso tenha uma árvore frutífera em seu quintal. Além de propiciar um clima mais confortável caso seja um local quente, ajuda ainda em sua alimentação.

Visualmente Agradável

Se você sempre teve vontade de ter uma árvore que pudesse enfeitar o seu ambiente, a hora e agora! Se você gosta de flores, procure árvores que sempre costumam ter flores nas épocas de primavera, que você verá uma grande pintura em sua frente, que é a florescência das árvores. Pode ter certeza que o visual ficará muito mais agradável aos seus olhos.

Morada De Vários Animais

Não é preciso dizer que ás árvores são o refúgio de vários tipos de animais e, até mesmo, de alguns vegetais: elas servem como locais de reprodução para diversos tipos de aves, de roedores, de pequenos insetos e também servem como local de proteção para uma série de plantas que utilizam a árvore como meio de sustento, como é o caso das orquídeas, que usam o substrato da árvore para poderem se manter em relação aos nutrientes, à luz solar, enfim.

Diferente do que muitas pessoas pensam, as florestas mundiais não são as grandes responsáveis por manter os níveis de oxigênio em nosso planeta. Na verdade, essa tarefa está relegada somente às algas marinhas, que são responsáveis por manter mais de 85% dos níveis de oxigênio de nossa atmosfera. Mas, isso não significa que elas não ajudam: elas reciclam o ar da região, devolvendo ao ar o oxigênio, o que pode ser uma mão na roda para cidades que sofrem com a poluição provinda da indústria e dos veículos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *